Se você já viajou de avião ou vai viajar, essa matéria será interessante para você. Primeiramente, você já ouviu falar na palavra jet lag? Já sentiu isso em alguma viagem internacional? Se você não tem nem noção do se trata, pode vir com a gente que lhe explicaremos tudo.
Basicamente, jet lag é algo comum de acontecer entre os tripulantes de uma viagem internacional. Em vista disso, se você já viajou para o estrangeiro, já ter passado por isso, mesmo sem saber o verdade significado.
Como por exemplo, por acaso você já sentiu aquele enjoo, um desconforto, e uma falta de identificação com o fuso horário inverso do seu país? Se sim, continue lendo a matéria para que você entenda melhor sobre o que se trata o assunto.
O que significa jet lag?
Primeiramente, a palavra jet lag, é uma palavra inglesa, que no português não possui exatamente um significado. No entanto, o sentido mais próximo em português é “descompensação horária” ou “dissincronose”. Sobretudo, é uma palavra que representa aquele mal estar causado pela troca de fuso horário, ou melhor, fadiga de viagem.
Basicamente, isso ocorre, pois o nosso relógio biológico não é avisado sobre quando ocorre uma mudança de fuso horário, em uma viagem para outro país. Ou seja, o nosso corpo já é habituado com um fuso horário do dia a dia, e por isso quando as coisas mudam de repente, nosso organismo também reage diferente, ocorrendo então o jet lag.
Quais os sintomas mais comuns?
No entanto, de acordo com alguns especialistas, o jet lag ocorre mais entre os jovens. Basicamente, cerca de 40% de homens e mulheres com até 40 anos afirmam já ter sofrido esses efeitos após viagens de longa duração.
Logo, o jet lag ocorre por diferentes tipos de sintomas. Dentre os mais comuns estão enjoo, irritação, fadiga, insônia ou sonolência, variações de humor entre outros problemas fisiológicos. Isso tudo, aliás, surge em consequência de alterações no ritmo circadiano, ou seja, de nossa noção de quanto tempo dura um dia.
Podem ocorre também complicações no sistema imunológico. Porém, nesse caso é mais comum em pessoas que estão sempre expostas aos efeitos do jet lag, como pilotos e aeromoças.
No entanto, a “má notícia” não para por aí. Em longo prazo, a melatonina desregulada pode trazer problemas também ao sistema circulatório e até mesmo levar ao surgimento de tumores.
Como evitar o Jet Lag?
1. Viaje descansado
Primeiramente, ter uma boa noite de sono, é essencial todos os dias, não é mesmo? Porém, um dia antes da viagem é ainda mais essencial, pois você precisa estar ainda mais tranquilo e descansado para ter uma boa viagem.
Portanto, o indicado é deixar tudo organizado antes, não deixar nada para a última hora, para evitar o stress, e evitar perder o sono. Ou seja, organize malas e providencie seus documentos com antecedência.
2. Tente se adaptar a um horário diferente
Essa é só uma dica mesmo, ou seja, se você pular ela não necessariamente, terá o jet lag. Porém, a dica é para você acordar no meio da madrugada, durante uma semana, maio ou menos para mexer no computador, ou qualquer outra coisa e depois voltar a dormir.
O intuito é você acostumar seu corpo com essa rotina de ficar acordado em outro tipo de fuso horário, para que assim os riscos de você sofrer com o jet lag sejam mínimos.
3. Programe-se para chegar durante o dia
Essa é uma boa dica. Basicamente, é você se programar para chegar no período da manhã ou da tarde em seu destino, para que então você consiga adaptar, familiarizar melhor com o fuso horário de lá.
4. Evite ingerir bebidas alcoólicas no voo
O mais indicado é ingerir somente água, nem cafeína e muito menos energético. Primeiramente, a cafeína e o energético, pode alterar os seus padrões de sono. Enquanto a bebida alcoólica pode te causar desidratações, ou até mesmo outros problemas relacionados com a bebida. Além de, te causar mais cansaço
por mais tentador que seja, ingerir álcool em altitudes muito grandes aumenta o cansaço, podendo ainda causar desidratação e problemas maiores para a sua chegada. O mesmo vale para cafeína e energéticos, que podem alterar seus padrões de sono. A dica, portanto, é recorrer apenas à água;
5. Não tome remédios para dormir
Da mesma forma que é recomendável evitar os energéticos e as cafeínas, também recomenda-se que não tome remédios para dormir. Primeiro, que eles podem também desregular seu padrão de sono, como também podem acentuar os efeitos de jet lag.
6. Ajuste seu relógio
Além dessas dicas é aconselhável também você ajustar o seu relógio assim que entrar no avião, para o horário local de seu destino. Para que assim você já fique atento ao horário quando chegar.
7. Não fique parado
É aconselhável também você exercitar durante o voo, não estamos falando para você praticar exercícios físicos durante o voo. Nos referimos em você se levantar de vez enquanto, esticar suas pernas e caminhar com frequência. Pois, assim você manterá uma boa circulação no seu sangue.
8. Alimente-se de acordo com o horário local
Mesmo você achando que é a hora do almoço, sendo que na verdade o horário do seu destino é o contrário, o indicado mesmo é você seguir o novo fuso horário. Ou seja, se é hora de tomar café, tome o café em vez do almoço, como você estava acostumado.
9. Exercite-se
Agora sim, estamos nos referindo a execícios físicos. a dica é você manter a sua rotina de exercícios físicos, mesmo estando de férias. Pois, manter essa rotina te deixará mais ativo.
10. Durma bem
O ideal é você respeitar os horários de sono e corrigir sua rotina, até regular novamente o seu ciclo do sono.
Enfim, agora que você sabe o que significa o jet lag, você pode então tomar os devidos cuidados e buscar evitar certas atitudes.
Mas, olha não vá embora, não. Pois, ainda temos muitos conteúdos interessantes para você: Coisas estranhas que acontecem com o corpo em uma viagem de avião
Fontes: Skyscanner, Saúde.abril, Melhores destinos
Imagens: Skyscanner, GQ, Voe psicologia, Naturodoc, Info diário, Histórias pontos múltiplos, Be bang, Veja.abril, Biosom, Vem voar