Por que as janelas dos aviões são sempre ovais?

Parece até uma coincidência boba, para deixar os aviões mais bonitos, mas sabia que existe um motivo muito mais forte para as janelas dos aviões serem sempre ovais? Aliás, para dizer a verdade, o formato usual das janelas dos aviões é uma questão de vida ou morte e pode determinar se a aeronave vai continuar inteira e voando. Dá para acreditar nisso?

O problema é que demorou um tempo até que os engenheiros e outros especialistas na construção de aviões perceberem esse “detalhe sutil”. E, para dizer a verdade, só se chegou a esse entendimento depois de uma série de acidentes aéreos ocorridos logo após os jatos começarem a aparecer.

Isso porque, no início, as aeronaves eram muito mais simples, não atingiam a mesma altitude de hoje em dia e, por mais estranho que possa soar, as janelas dos aviões eram retangulares. Agora, você deve estar se perguntando quando tudo isso mudou, não é mesmo? A resposta é um tanto trágica, só para adiantar.

1

Pressão x janelas dos aviões

Muitas pessoas tiveram que morrer em aviões que se desintegravam no ar antes de começarem a perceber que o problema estava, entre outras coisas, no formato das janelas dos aviões.

Conforme apontaram várias análises realizadas na década de 50, os acidentes aparecia relacionados às lascas na fuselagem das aeronaves, que acabavam não resistindo às pressões constantes pela altura e pela pressurização das cabines. Segundo descobriram depois disso, na velocidade de cruzeiro a diferença de pressão dentro e fora do avião fica cada vez maior e, como resultado, a fuselagem do avião, nos modelos antigos, começava a expandir.

2

Em um dos acidentes mais dramáticos dos anos 50, por exemplo, toda tragédia começou com uma rachadura pequena, no canto de uma janela do avião, onde haviam acoplado as antenas de rádio. Depois de suportar vários ciclos de pressurização, a fuselagem do avião não conseguiu conter mais a expansão causada pela pressão e acabou explodindo. Ou seja, as pontas das janelas dos aviões retangulares, na ocasião, acabaram facilitando as rachaduras na aeronave.

Formato cilíndrico

Com base nisso, as janelas dos aviões passaram a ser ovais, bem como a estrutura das aeronaves passaram a ser totalmente cilíndrica. Assim, em superfícies arredondadas permitem que a pressão se distribua de forma menos brusca.

3

Você não sabia disso, não é mesmo? Mas, essa não é a única coisa sobre esse mundo que você não sabe. Descubra também: Onde as aeromoças dormem nos aviões?

Fonte: Uol