Curiosidades

Jogo da Velha – Origem e como jogar o jogo de estratégia secular

O Jogo da Velha tem origem na Inglaterra do século XIX, com idosas costureiras que buscavam lazer e entretenimento nas horas vagas

Por P.H Mota

O jogo da velha é um jogo de estratégia secular que se popularizou no século XIX e é praticada ainda hoje. Com regras extremamente simples e acessíveis, ele é popular no mundo inteiro e pode-se usar diferentes tabuleiros improvisados.

Além de velha, também é famoso em outras regiões como Jogo do Galo. Nos Estados Unidos, foi chamado de Tic Tac Toe, nome que também acabou se popularizando ao redor de todo o mundo.

O objetivo da partida é fazer uma sequência de três símbolos iguais dentro de uma grade. Desse modo, é possível traçar uma linha tanto na horizontal, como na vertical ou na diagonal.

História

Jogo da Velha - como surgiu e como jogar o jogo de estratégia secular
Real Homes

O jogo se tornou popular na Inglaterra, durante o século XIX, quando mulheres se reuniam com amigas para conversar e fazer bordados. No entanto, assim que ficavam mais velhas, alguma delas tinham dificuldade de costurar por causa do problema nas vistas.

Continua após a publicidade

Sendo assim, passaram a utilizar botões não utilizados, ou tabuleiros improvisados, para disputar a partida de “noughts and crosses” ( ou “nós e cruzes”, em português). O nome fazia uma referência direta a termos comuns na prática do bordado.

Ademais, como as adeptas ao jogo eram principalmente senhoras idosas, quando chegou ao Brasil o passatempo ganhou o nome de “jogo da velha”.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a história escavações arqueológicas indicam que já no século XIV a.C., o jogo já existia em áreas do Antigo Egito. Além disso, passatempos similares também existiam em regiões da China Antiga, América pré-colombiana e Império Romano.

Regras do jogo

Jogo da Velha - como surgiu e como jogar o jogo de estratégia secular
sporcle

Para jogar, é preciso organizar um tabuleiro simples, com três linhas e colunas determinadas em uma grade. Elas podem estar previamente apresentadas num tabuleiro, mas também marcadas em quaisquer superfícies preparadas de improviso para a disputa da partida.

Continua após a publicidade

Cada um dos jogadores escolhe um símbolo – geralmente divididos em X e O – e devem, alternadamente, preencher um dos espaços vazios da grande. Para vencer, um dos jogadores deve conseguir formar uma linha de três símbolos iguais consecutivos, seja numa linha vertical, horizontal o diagonal.

O primeiro jogador a conseguir formar a linha de três é o vencedor. Por outro lado, se o jogo acabar sem ninguém alcançar seu objetivo, diz-se que o jogo “deu velha”, ou seja, terminou com empate.

Como jogar o jogo da velha no WhatsApp

Jogo da Velha - como surgiu e como jogar o jogo de estratégia secular
connect

Apesar de não estar incluído como um recurso nativo do aplicativo, é possível criar uma partida de jogo da velha em qualquer conversa do WhatsApp. Para isso, você deve utilizar o teclado de emojis na criação do tabuleiro e colocação de cada um dos símbolos.

Para começar, é só localizar o emoji de quadrado branco e inserir três deles lado a lado. Em seguida, volte ao teclado normal e pressione Enter para pular de linha e repita a inserção dos quadrados, a fim de criar os nove espaços do tabuleiro do jogo.

Continua após a publicidade

A partida, então, segue as mesmas regras de uma outra comum. No entanto, na sua vez, ao invés de apenas inserir um símbolo de X ou O, é preciso remover um dos quadrados para indicar a sua localização.

Os jogadores também podem inovar, substituindo os tradicionais símbolos de X e O por quaisquer outros emojis a escolha.

Fontes: MindLab, Cultura Pop na Web, Terra, TechTudo

Imagens: sporcle, Aurosi, Real Homes, connect

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você