Curiosidades

Jogos de RPG, o que são? Origem e lista de jogos imperdíveis

Cada partida dos jogos de RPG são únicas, uma vez que cada escolha do jogador muda o trajeto. RPG é uma sigla para "Role Playing Game".

Atualizado em 09/09/2020

A priori, RPG é uma sigla para “Role Playing Game”. Ou seja, um tipo de jogo em que as pessoas precisam interpretar papéis durante a partida. Além disso, durante esses jogos, a história a ser desenvolvida pelos jogadores pode vir pronta ou ser criada pelo grupo. Desse modo, nos jogos de RPG as escolhas dos jogadores mudam o rumo do personagem e garantem uma experiência personalizada.

Os jogos de RPG não são tão simples quanto jogos de tabuleiro simples. Isso porque, os personagens precisam ser criados pelos jogadores antes da partida. Desse modo, cada um dos jogadores atribuiu características como raça, classe, aparência, idade e virtudes a seu “avatar”. Por isso, ao longo do jogo, os personagens podem ter vantagem ou desvantagem, conforme a construção que lhe foi atribuída e as escolhas que toma.

Assim que os jogadores preenchem a ficha (normalmente há um modelo pronto) com as características de seus personagens, começa a narrativa. Desse modo, o mestre(quem comanda o jogo) começa a narrar a história que vai ser vivida e tenta descrever em detalhes o cenário, o clima e outros elementos. Por isso, os jogos de RPG possibilitam a criatividade e a elaboração de incontáveis histórias diferentes.

Origem dos jogos de RPG

Miniaturas de Dangeons and Dragons

Inicialmente, o RPG surgiu com a criação de um jogo específico e que faz sucesso até hoje: Dungeons & Dragons (D&D). A priori, o D&D era apenas um suplemento para um outro jogo, Chainmail (“cota-de-malha”), que utilizava bonecos em miniatura. Contudo, desde seu lançamento em 1974, acabou originando um gênero de entretenimento completamente novo.

Apesar de pioneiro, o D&D tinha uma configuração bem simples em relação aos jogos atuais. No entanto, na mesma época em que esse jogo de RPG surgiu, um outro cuja abordagem era bem diferente. Tratava-se do Empire of Petal Thron, lançado pela mesma empresa do outro game, TSR, mas em 1975.

Enquanto D&D possuía uma atmosfera mais medieval, Empire of Petal Thron criou um outro universo. Isso porque, o jogo abordava um mundo habitado pelos Ahoggya, Pe Choi e dezenas de outras raças diferentes e exóticas que se inspiravam em lendas astecas, egípcias e de outros povos da antiguidade.

As regras não eram muito diferentes do D&D, contudo a abordagem de “roleplaying” era bem diferente. Desde a década de 80, D&D se consolidou e tornou-se um grande sucesso entre a comunidade nerd e geek. Apesar de ser um dos mais famosos, ele está longe de ser o único tipo de jogo de RPG.

Confira gêneros e sistemas alternativos de jogos de RPG que surgiram com o tempo:

  • Super Heróis
  • Terror/Misticismo
  • CyberPunk
  • Ficção científica;
  • Sistemas genéricos

Já no Brasil, além dos jogos que chegaram com traduções, há também jogos de RPG criados no nosso país. Desse modo, acredita-se que o primeiro RPG verde amarelo tenha sido O Desafio do Bandeirante, cuja dinâmica lembrava D&D. No entanto, ao invés dos seres fantásticos do jogo clássico, havia criaturas típicas do folclore nacional como saci e curupira.

Os 20 melhores jogos de RPG

Há diversos tipos e formatos de jogos de RPG disponíveis. Na lista abaixo você confere alguns imperdíveis e com histórias bem variadas para agradar todo mundo!

1 – The Witcher 3: The Wild Hunt (2015)

Fonte: Techtudo

Primeiramente, um dos mais populares da história dos jogos de RPG. De modo geral, a franquia foi baseada na obra do escritor Andrzej Sapkowski e acompanha o bruxo Geralt de Rivia. Desse modo, o jogador incorpora esse personagem e parte em aventuras mágicas e fantásticas, guiadas pelas escolhas de quem está atrás da tela. Por fim, o game da CD Projekt RED elevou o nível dos demais da categoria.

2 – Final Fantasy VII (2013)

Fonte: Nuuvem

Apesar de ser uma franquia, optamos por falar sobre Final Fantasy VII. Resumidamente, o jogo acompanha o personagem Cloud Strife, que está se preparando para uma batalha épica. Se você ama jogos, mas está procurando nostalgia, essa dica é para você.

3  – Chrono Trigger (1995)

Fonte: Nuuvem

Já este jogo, já foi eleito por diversos críticos como um dos melhores de todos os tempos. Inicialmente, ele foi lançado para Super Nintendo, com o nome de Akira Toriyama. Além disso, toda narrativa do game gira em torno de viagens no tempo, por meio das aventuras do personagem Chrono e seus amigos, com muita imersão e complexidade.

4 – The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)

Fonte: Techtudo

Este game integra a premiada franquia de RPGs The Elder Scrolls, sendo seu quinto lançamento. Skyrim encanta todos que jogam. Isso porque, conta com ambientes vivos e uma incrível capacidade de imersão que já te entreter por horas a fio. Excelente opção para quem quer um bom RPG offline.

5 – World of Warcraft (2004)

Fonte: CanalTech

Certamente, mesmo sem jogar RPG, você já ouviu o nome World of Warcraft. Isso porque, esse game é um grande sucesso, inclusive entre jogadores iniciantes. De modo geral, a história se desenrola no mundo de Azeroth e conta com diversas raças e classes. Além disso, os personagens estão divididos em dois grandes grupos: defensores implacáveis da Aliança ou guardiões da Horda.

Resumidamente, as classes se dividem nas duas categorias acima e entram em guerra. Saibda de que lado cada classe está:

  • Aliança: Humanos, Anões, Elfos Noturnos, Gnomos, Draeneis, Worgens e Pandarens
  • Horda: Orcs, Mortos-Vivos, Taurens, Trolls, Elfos Sangrentos e Goblins

6 – Diablo II

Fonte: Nuuvem

Este RPG de ação gira em torno de Diablo, o Senhor do Medo, que foi derrotado por um herói lendário. No entanto, esse bravo guerreiro se foi e é o jogador que vai assumir a missão de enfrentar os lacaios dos irmãos malignos de Diablo e deter o Errante Sombrio, um ser que espalha escuridão e morte.

Apesar da história bem ambientada, o jogo conta com comandos simples e uma ambientação ótima que faz com que seja sucesso há anos.

7 – Mass Efect 3

Fonte: Techtudo

Já este jogo foi lançado pela Eletronic Arts, o RPG da Bioware, foi o fim de uma trilogia premiada. No geral, o game acompanha o comandante Sheppard  e sua equipe. Além do enredo interessante, há possibilidade de alterar o rumo da narrativa conforme as decisões de cada jogador, o que torna a experiência ainda mais interessantes.

8 – Assassin’s Creed Odyssey (2018)

Fonte: CanalTech

Além de um jogo muito querido, representa também um passo enorme para a franquia Assassins Creed. Isso porque, o game promove uma imersão do jogador na Grécia Antiga. Sendo assim, é preciso tomar decisões que vão mudar os rumos deste grande império da história. Além de personagens históricos, o enredo guarda uma série de segredos envolventes.

9 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Fonte: Techtudo

Inicialmente lançada como uma franquia da Nintendo, The Legend of Zelda ganha uma nova roupagem neste game. Além de um mapa maior, este jogo conta com muitas atividades paralelas, o que agrada aqueles que gostam de explorar. No mais, há muito mais liberdade para explorar os ambientes e realizar missões da campanha na ordem que preferir. Sendo assim, o progresso fica bem mais dinâmico e divertido.

10 – Baldur’s Gate 2: Shadows of Amn (1998)

Fonte: CanalTech

Primeiramente, esse jogo de RPG possui um enredo bem parecido com o livro de D&D, o que pode ser atrativo para os fãs do clássico. Resumidamente, o jogo acompanha o personagem principal por diversos reinos, onde é possível usar magias e itens que o jogador consegue ao longo de suas aventuras pelos diferentes cenários.

Além do enredo, o cenário também é muito imersivo, o que reforça o game como um clássico.

11 – Ni no Kuni 2: Revenant Kingdom (2018)

Fonte: Nuuvem

A priori, esse jogo trata da saga do rei Evan, cujo reino foi derrubado. Desse modo, o jogador deve se unir a ele a fim de fundar um novo reino, unir seu mundo e proteger os habitantes das forças sombrias que os ameaçam. No geral, esse game chama muita atenção pela excelente animação que, muitas vezes, pode se assemelhar a um filme de animação.

Além disso, o jogo apresenta um sistema de RPG de mundo aberto, o que permite inúmeras interações, bem como combates dinâmicos e um gerenciador de recursos para seu reino. Impossível se cansar dessa aventura!

12 – Titan Quest (2006)

Jogos de RPG- O que são, origem e lista de jogos imperdíveis
Fonte: Techtudo

Inicialmente, esse jogo de RPG foi olançado para computadores. Contudo, o sucesso de público fez com que o game fosse adaptado para uma versão para celulares. Além disso, o jogador conta com 150 habilidades e mais de mil itens a serem coletados nos mapas. A praticidade e facilidade o tornam uma ótima opção para passar o tempo.

13 – Wild Arms (1996/2007)

Fonte: CanalTech

Em um dos jogos de RPG mais famosos, os os Caçadores de Sonhos vagam pelo mundo buscando felicidade, e cabe a você, jogador, escolher o caminho que eles vão seguir. De modo geral, o jogador assume o papel do personagem Rudy e pode manusear diversas armas. Além disso, ele conta com a ajuda de  Jack, um ótimo espadachim e de Hanpan, um ratinho.

Ao longo do jogo, os amigos passam por ruínas, calabouços e outros cenários. Apesar de ter sido lançado em 1996, apenas em 2007 o jogo ganhou uma versão para PlayStation.

14 – Fable

Fonte: Nuuvem

Esse é um dos jogos de RPG mais famosos da Microsoft Studios. Além de encorporar a personalidade de um herói, suas escolhas no jogo permitem definir como sua história vai ser contada para as futuras gerações. No geral, o game tem gráficos simples, é dinâmico e o enredo é envolvente.

15 – Fallout 3

Fonte: Techtudo

Além de ser um dos jogos de RPG mais famosos, este também é o número mais popular da franquia. A priori, trata-se de um cenário pós-apocalíptico, repleto de monstros e armas poderosíssimas. Além disso, é famoso por ter uma campanha longa, ou seja, demandar muito tempo de jogo. Para os pacientes, é uma ótima opção!

16 – NIeR: Automata

Fonte: Nuuvem

Este é outro jogo que oferece uma experiência distópica. Além disso, o enredo acompanha um grupo de robôs buscando a paz em seu mundo. De modo geral, o ambiente é muito bem construído e a jogabilidade é ótima.

17 – Breath of Fire

Imagem: USG

Já neste jogo, Ruy é um garoto com superpoderes, mais especificamente se transformar em dragão. Além do enredo envolvente, há muitas raças e culturas fictícias, que enriquecem a experiência.

18 – Dark Souls 3

Fonte: Techtudo

Além de exigir uma mecânica engenhosa, esse game é conhecido por ser difícil. O jogo faz parte da franquia da empresa From Software e exige muita paciência e precisão para enfrentar as batalhas propostas.

19 – Persona 5

Fonte: Techtudo

O charme deste jogo está na mistura entre situações cotidianas em uma escola e ação e exploração em dungeons e batalhas por turnos. Além disso, a experiência de jogo é bem longa e possui muito conteúdo explorável. Mas, se resolver encarar, esteja preparado, pois o jogo pode exigir até 100 horas para ser concluído.

20 – Horizon: Zero Dawn

Fonte: Techtudo

Nesta franquia exclusiva do PlayStation4, o jogador acompanha a protagonista Alloy e pode usufruir de todas as suas habilidades. Além disso, esse game bebe da fonte de The Witcher e oferece um RPG de ação com ótimo ritmo e história cativante.

Expanda seus conhecimentos sobre RPG lendo também essa matéria: RPG de mesa, o que é? Dicas para iniciantes, como jogar e opções online

Fonte: Nuuvem, Canaltech, Techtudo, Ziprpg

Imagens: Nuuvem, Canaltech, Techtudo

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada