Descubra como apagar TUDO o que a Microsoft espionou sobre você

Se você acompanha o site Segredos do Mundo, já percebeu que você nunca está realmente sozinho. O Facebook espiona você, o Google sabe TUDO sobre sua vida e grava suas pesquisas de voz, seu celular escuta o que você diz por meio dos fones de ouvidos e grava suas conversas, mesmo sem autorização; e isso tudo, sem contar no perigo que é deixar a câmera do seu computador descoberta!

Agora, se tudo isso monitora seus passos no dia a dia, por que seria diferente com relação ao sistema operacional de seu desktop ou notebook? Pois sim, se você está usando Windows neste instante, fique sabendo que a Microsoft sabe muita, mas muita coisa mesmo sobre você, especialmente se você usa o navegador Edge e a assistente Cortana.

Mas, calma, nem tudo está perdido e eles também não pretendem chantagear você com seus “podres” online. Recentemente, a empresa chegou até mesmo a lançar uma ferramenta online de privacidade que facilita o controle dos próprios usuários sobre esses dados “espionados” pela Microsoft.

Como chegar até as informações coletas pela Microsoft

Conforme sites especializados em tecnologia, essa tal ferramenta se trata de um site em que você, como usuário, pode se conectar à sua conta na Microsoft. Ao fazer isso, a empresa permite que você tenha acesso às informações que ela coletou sobre você por meio do histórico de navegação no Edge, do histórico de buscas do Bing, as localizações com dispositivos com GPS (e isso inclui tudo mesmo que você utiliza com o sitema Windows, como notebooks, tablets e celulares) e, claro, o histórico da Cortana.

Aliás, é neste último ambiente que estão as informações mais pessoais sobre os usuários, como as preferências, dados de agenda, contatos, interesses, locais visitados com frequência e muito mais. Fofoqueira essa tal de Cortana, né?

Este site ainda conta com links para configurações de privacidade de outras contas da Microsoft, como as contas do Skype, do Office e do Xbox. O ambiente, inclusive, é bem parecido com o portal Minha Conta, do Google, sabe?

Como apagar os dados espionados

Agora, se você cansou de ser bonzinho e não quer mais saber da Microsoft armazenando dados sobre sua vida, é possível “limpar” os dados coletados. Isso porque cada categoria espionada possui um botão separado que permite ver as informações e outro, que permite apagar as informações. É possível ainda acessar links para mudar as configurações de coleta de dados pela empresa, a fim de que você não tenha que fazer outra faxina dessas.

No entanto, antes de aceitar a alteração, a empresa avisa que isso só apaga os dados armazenados na nuvem da Microsoft. Se você quiser apagar os dados gravados no computador ou no smartphone com Windows 10, o certo é acessar as configurações do próprio dispositivo e fazer a limpeza.

E aí, aprendeu? Agora, se você cansou de bancar o bonzinho e também quer se tornar um espião de primeira, não deixe de aprender também: Como escutar a conversa alheia com um saco de batata chips.

Fonte: Olhar Digital