Kefir, o que é, como usar e seus benefícios para a saúde

Assim como as tendencias, o Kefir as vezes vai e volta, fazendo parte daqueles chamados “alimentos do momento”. Veja os benefícios do Kefir.

Todos os benefícios da Kefir segundo a ciência

Existe uma pequena chance de você nunca ter ouvido falar sobre kefir. Talvez o nome não seja completamente desconhecido, porém, talvez você realmente não sabe sobre o que se trata. Ainda assim, ele é um alimento que está em alta nos últimos tempos. Apesar disso, não se engane, a tendencia é muito mais antiga do que você pode imaginar.

Conhecidos por muitos como o “alimento do momento”, o kefir remonta a milhares de anos atrás. Podemos dizer que tudo começou quando os nômades nas montanhas do Cáucaso, fronteira entre Europa e Ásia, encontraram crostas na parede dos recipientes em que transportavam leite.

Provavelmente você ainda está se perguntando: o que é esse tal de kefir? Basicamente ele é um leite fermentado na presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras. Inicialmente, quando os nômades a descobriram, a batizaram com esse nome. Consequentemente, os fragmentos grudados no jarro foram batizados de grãos de kefir.

“Ela ganhou o nome de kefir, termo que se origina do eslavo keif e significa bem-estar ou bem viver”, afirmou a farmacêutica Elisabeth Neumann, professora do departamento de microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em uma entrevista ao site Saúde, da editora Abril.

Continua após a publicidade

Benefícios do kefir

Todos os benefícios do Kefir, o "alimento do momento", segundo a ciência

Certamente você ainda está se perguntando o que existe de tão especial na bebida. Devido a sua fama, muita gente chega até o alimento sem nem ao menos saber as suas vantagens. Primeiramente, segundo a ciência, seu mais popular benefício é o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso por que a bebida conta com micro-organismos probióticos. Consequentemente ela reduz a ocorrência de diarreia e de prisão de ventre.

Continua após a publicidade

Além disso, o kefir também diminui a pressão arterial. Uma pesquisa do farmacêutico Tadeu Uggere de Andrade, professor da Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo Existe mostra que o alimento causa uma melhoria no desequilíbrio intestinal característico da hipertensão e também do combate ao processo inflamatório do sistema nervoso central, que acaba elevando a pressão.

Além disso, estudos apontam que o alimento também ajuda na diminuição da taxa glicêmica. Consequentemente, ele pode ser um grande aliado nos estudos sobre a diabetes.

Continua após a publicidade

Kefir ajuda a emagrecer?

Todos os benefícios do Kefir, o "alimento do momento", segundo a ciência

Finalmente, a perguntar que não quer calar: kefir emagrece? Inicialmente pode-se dizer que o alimento faz bem para a saúde, e tudo indica que ele realmente pode secar a barriga. Ainda assim, não existem pesquisas que consigam comprovar a ligação do alimento com a perda de peso, tornando tudo muito especulativo. Consequentemente, não existe uma resposta certa para essa pergunta.

Além disso, apesar do alimento fermentado ser rico em micro organismos vivos, ele não é a mesma coisa que leite fermentado e iogurte, mesmo que esse alimento industrializado seja oferecido como kefir no mercado. Enquanto o kefir oferta uma rede complexa de bactérias e leveduras, apenas um ou poucos tipos residem nos lácteos que vemos nas prateleiras hoje.

Como fazer kefir de leite

Todos os benefícios do Kefir, o "alimento do momento", segundo a ciência

Continua após a publicidade
  • Primeiramente peneire os grãos e, em seguida, coloque-os em uma jarra que tenha sido lavada com água fervente.
  • Em seguida adicione 1 litro de leite sobre 2 colheres de sopa dos grãos. O ideal é que a bebida seja previamente fervida e resfriada em temperatura ambiente.
  • Logo depois tampe a jarra com papel-toalha (nunca tampe impedindo entrada no ar, pode ocasionar explosão devido ao processo) e prenda com elástico. É que o processo de fermentação gera gás carbônico.
  • Deixe a jarra em local com temperatura ambiente para fermentar por umas 20 horas. Durante a fermentação, as bactérias se alimentam da lactose.
  • Após as 20 horas, passe o leite fermentado por uma peneira para separar os grãos. Eles podem ser utilizados em um novo leite, para mais uma rodada de preparo.
  • A bebida fermentada vai para a geladeira por 24 a 48 horas. É aí que as leveduras deixam o produto mais refrescante. Depois, é só usá-lo com frutas, sucos e afins. Dura uns 28 dias em refrigeração.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quanto tempo seu corpo leva para digerir os alimentos?

Fonte: Saúde

Imagens: Manual dos Curiosos Beba Mais Leite Gazeta Online Ativo

Continua após a publicidade

Outras postagens