Khonshu ou Khonsu é uma antiga divindade egípcia. Ele é o deus da lua, filho de Amon e Mut. Khonshu serviu a muitas funções nos tempos antigos, e sua relação com a lua crescente era considerada fundamental para a fertilidade das pessoas e do gado.
Acredita-se que as divindades egípcias baniram Khonshu de seu reino porque ele se intrometeu em eventos humanos. As divindades da mitologia egípcia não devem interferir nos desafios que a humanidade deve sofrer, mas Khonshu quebrou esse antigo pacto.
Saiba mais sobre esse deus egípcio a seguir.
Quem é Khonshu?
Como o deus da lua, Khonshu era a personificação da luz da lua crescente. Durante a lua nova, ele era considerado um touro poderoso, mas durante a lua cheia, ele era considerado um touro castrado. Assim, Khonshu era supostamente poderoso contra os espíritos malignos do mundo.
Durante o Novo Reino do Egito, Khonshu era adorado não apenas como o deus da lua, mas também como um deus do amor e da fertilidade. Não era incomum que as civilizações ligassem a lua e a fertilidade, pois acreditava-se que a lua estava associada aos ciclos menstruais.
Com efeito, o deus da lua era supostamente responsável pela fertilidade não apenas dos humanos, mas também do gado e das colheitas. Ele também foi associado ao tempo, como a lua, e um de seus nomes significava o “decisor da vida”.
Origem
De acordo com as crenças egípcias, Khonshu, o deus da lua, era filho de Amon e Mut. Como seus pais, ele foi adorado principalmente em Tebas, e parte do grande Templo de Karnak foi construído para ele, que estava centrado principalmente em Amon.
Durante o Novo Reino, Khonshu foi adorado, principalmente em Tebas, como um deus benevolente e recebeu um templo no Templo de Karnak construído para seu pai. No entanto, como vemos nos Textos da Pirâmide, ele era um deus violento e canibal do Reino Antigo que comia os corações de outros deuses.
Aparência
Khonshu é tipicamente descrito como um jovem parecido com uma múmia, usando um cadeado para simbolizar sua juventude. É claro que ele está associado à lua, que é um símbolo comum usado ao lado dele.
Além disso, ele é retratado com um cajado e um mangual para indicar seu poder de governo. Seu nome, “Kh-n-sw-oo” significa literalmente algo como “viagem”, referindo-se ao seu papel como a lua que viaja pelo céu.
Mito de Khonshu
De acordo com a mitologia da Civilização do Rio Nilo, Khonshu recebeu o título de ‘Defensor’ daqueles que viajam à noite. Ele também tinha a ordem de proteger seus fiéis de animais selvagens, ajudar a curar suas feridas e fazer brilhar a lua crescente, uma noite de graça para os egípcios, pois acreditava-se que as mulheres podiam conceber, o gado tornava-se fértil e o pasto crescia.
O deus da Lua no Universo Marvel
A divindade egípcia também faz parte do Universo Marvel. Após sua estreia em Cavaleiro da Lua, publicado em 1980, Khonshu permaneceu próximo ao Cavaleiro da Lua, salvando-o da morte e dotando-o de poderes que poderiam torná-lo seu representante na Terra: seu ‘punho’ .
Ao longo de sua história, Khonshu também enfrentou alguns dos personagens mais populares da Marvel, incluindo Doutor Estranho, Punho de Ferro, Motoqueiro Fantasma e Thor, cujo Mjolnir ele até arrancou dele.
Além disso, uma trama icônica colocou os heróis mais poderosos do mundo para defender o universo do reinado do Deus Lunar.
Fontes: Guariento Portal, Legião dos Heróis
Leia também:
12 principais deuses do Egito, nomes e funções
Hatshepsut: quem é? Origem e história da rainha faraó do Egito Antigo
Luxor, a “cidade perdida” do Egito Antigo de 3.000 anos
Símbolos egípcios, quais são? 11 elementos presentes no Egito Antigo
Deus Osíris, quem é? História do deus do julgamento no Egito Antigo