Khonshu: o deus da Lua na mitologia egípcia

Khonshu é uma divindade egípcia pertencente à religião do antigo Egito, Deus da Lua, do tempo e do conhecimento.

Khonshu: o deus da Lua na mitologia egípcia

Khonshu ou Khonsu é uma antiga divindade egípcia. Ele é o deus da lua, filho de Amon e Mut. Khonshu serviu a muitas funções nos tempos antigos, e sua relação com a lua crescente era considerada fundamental para a fertilidade das pessoas e do gado.

Acredita-se que as divindades egípcias baniram Khonshu de seu reino porque ele se intrometeu em eventos humanos. As divindades da mitologia egípcia não devem interferir nos desafios que a humanidade deve sofrer, mas Khonshu quebrou esse antigo pacto.

Saiba mais sobre esse deus egípcio a seguir.

Quem é Khonshu?

Como o deus da lua, Khonshu era a personificação da luz da lua crescente. Durante a lua nova, ele era considerado um touro poderoso, mas durante a lua cheia, ele era considerado um touro castrado. Assim, Khonshu era supostamente poderoso contra os espíritos malignos do mundo.

Durante o Novo Reino do Egito, Khonshu era adorado não apenas como o deus da lua, mas também como um deus do amor e da fertilidade. Não era incomum que as civilizações ligassem a lua e a fertilidade, pois acreditava-se que a lua estava associada aos ciclos menstruais.

Com efeito, o deus da lua era supostamente responsável pela fertilidade não apenas dos humanos, mas também do gado e das colheitas. Ele também foi associado ao tempo, como a lua, e um de seus nomes significava o “decisor da vida”.

Origem

De acordo com as crenças egípcias, Khonshu, o deus da lua, era filho de Amon e Mut. Como seus pais, ele foi adorado principalmente em Tebas, e parte do grande Templo de Karnak foi construído para ele, que estava centrado principalmente em Amon.

Durante o Novo Reino, Khonshu foi adorado, principalmente em Tebas, como um deus benevolente e recebeu um templo no Templo de Karnak construído para seu pai. No entanto, como vemos nos Textos da Pirâmide, ele era um deus violento e canibal do Reino Antigo que comia os corações de outros deuses.

Aparência

Khonshu é tipicamente descrito como um jovem parecido com uma múmia, usando um cadeado para simbolizar sua juventude. É claro que ele está associado à lua, que é um símbolo comum usado ao lado dele.

Além disso, ele é retratado com um cajado e um mangual para indicar seu poder de governo. Seu nome, “Kh-n-sw-oo” significa literalmente algo como “viagem”, referindo-se ao seu papel como a lua que viaja pelo céu.

Mito de Khonshu

De acordo com a mitologia da Civilização do Rio Nilo, Khonshu recebeu o título de ‘Defensor’ daqueles que viajam à noite. Ele também tinha a ordem de proteger seus fiéis de animais selvagens, ajudar a curar suas feridas e fazer brilhar a lua crescente, uma noite de graça para os egípcios, pois acreditava-se que as mulheres podiam conceber, o gado tornava-se fértil e o pasto crescia.

O deus da Lua no Universo Marvel

A divindade egípcia também faz parte do Universo Marvel. Após sua estreia em Cavaleiro da Lua, publicado em 1980, Khonshu permaneceu próximo ao Cavaleiro da Lua, salvando-o da morte e dotando-o de poderes que poderiam torná-lo seu representante na Terra: seu ‘punho’ .

Ao longo de sua história, Khonshu também enfrentou alguns dos personagens mais populares da Marvel, incluindo Doutor Estranho, Punho de Ferro, Motoqueiro Fantasma e Thor, cujo Mjolnir ele até arrancou dele.

Além disso, uma trama icônica colocou os heróis mais poderosos do mundo para defender o universo do reinado do Deus Lunar.

Fontes: Guariento Portal, Legião dos Heróis

Leia também: 

12 principais deuses do Egito, nomes e funções

Hatshepsut: quem é? Origem e história da rainha faraó do Egito Antigo

Luxor, a “cidade perdida” do Egito Antigo de 3.000 anos

Símbolos egípcios, quais são? 11 elementos presentes no Egito Antigo

Deus Osíris, quem é? História do deus do julgamento no Egito Antigo

Deus Rá, quem é? História do deus do Sol no Egito Antigo

Outras postagens