Ciência & Tecnologia

League of Legends – Origem do jogo e como tornou-se referência online

Desenvolvido pela Riot Games, League of Legends se tornou um dos principais nomes do cenário de jogos online em dez anos de existência.

Atualizado em 17/08/2020

O jogo League of Legends (LoL) foi publicado em 2009, pela Riot Games e, de lá pra cá, passou por muitas transformações. Entretanto, nem mesmo várias mudanças foram suficientes para diminuir o sucesso do jogo entre usuários.

Na verdade, LoL faz cada vez mais sucesso e chega a acumular até oito milhões de jogadores simultâneos por dia. Além disso, o jogo é fenômeno dos eSports, com campeonatos que reúnem centenas de milhares de espectadores.

A história do jogo, no entanto, começa alguns anos antes da publicação, quando a Riot decidiu investir no multiplayer online battle arena (MOBA).

Início de League of Legends

League of Legends - como o jogo surgiu e se tornou referência online
League of Legends

A princípio, os fundadores da Riot (Marc Merrill e Brandon Beck) chamavam o projeto de Onslaught. Ainda que o jogo estivesse uma “porcaria”, segundo o próprio Merrill, já trazia um modelo de negócios chamativo.

Os dois pensavam em lançar uma experiência focada no multiplayer online, sem planos para cópias físicas, sequências ou conteúdo extra em downloads (DLCs). Além disso, já queriam oferecer um jogo gratuito, com transações financeiras apenas como recurso opcional.

Sendo assim, a dupla teve dificuldade para encontrar uma publisher interessada em trabalhar com o jogo. Em 2008, então, o projeto foi renomeado para League of Legends: Clash of Fates e entrou em Alpha, dando início a um acordo com a empresa chinesa Tencent.

Ascensão da Riot

League of Legends - como o jogo surgiu e se tornou referência online
ESPN

O contrato com a Tencent deu à Riot um novo desafio. Isso porque a empresa passou anos desenvolvendo uma plataforma de tecnologia back-end que precisou ser descartada. Por causa disso, o lançamento de LoL acabou sendo adiado.

Em 2009, a nova plataforma foi concluída e o jogo foi lançado, no dia 27 de outubro. O subtítulo Clash of Fates, entretanto, foi removido e o nome ficou apenas League of Legends. O jogo foi lançado conforme o desejo inicial dos desenvolvedores: gratuito e online. Além disso, haviam 40 campeões disponíveis para os jogadores.

No início, o pico de jogadores chegava a 100 mil pessoas simultâneas, o que foi considerado um sucesso estrondoso. A empresa, então, abriu mais um rodada de investimentos e acumulou mais fundos para aplicar no jogo. Segundo Merrill, a experiência de desenvolver um jogo enquanto as pessoas já o conheciam era similar a de “construir um avião durante o voo”.

Legue of Legends nos eSports

League of Legends - como o jogo surgiu e se tornou referência online
eSports Observer

Com o sucesso, a Riot decidiu que era hora de um novo passo para LoL: dar mais opções para os jogadores. Foi assim que o LoL ganhou novas atualizações com a inclusão de novos idiotas e novos campeões, além de mais mapas e uma história mais desenvolvida.

Por dois anos, o jogo recebeu novas melhorias focadas em melhorar a experiência de jogo até que a Riot decidiu investir no mercado de eSports. A transmissão de jogos competitivos na época se baseava em dois jogos principais: Counter Strike e StarCraft II.

Em 2011 o LoL teve seu primeiro evento competitivo, com mais de 100 mil espectadores simultâneos. Apesar do sucesso, os organizadores tinham uma estrutura simples com alguns computadores e cadeiras e não sabiam se a transmissão realmente atrairia a atenção do público.

Referência

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Mobile Gamer

O sucesso de LoL entre o público jogador e espectador dos campeonatos foi tamanho que o formato free to play do jogo passou a se tornar referência. É verdade que ele não foi o primeiro a apostar na ideia, mas ajudou a consolidar por conta da boa recepção.

Além disso, a Riot conseguiu eliminar boa parte dos investidores e focar na parceria com a Tencent. Por causa disso, a empresa pôde ter mais liberdade e independência para trabalhar no jogo.

Foram quase dez anos de atuação exclusivamente em LoL, até que a Riot decidiu que era hora de investir em novos produtos. Em 2020, por exemplo, foi lançado Valorant, jogo de tiro em primeira pessoa.

Melhores Campeões

Renekton

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League of Legends

O campeão tetem combos simples que permitem incapacitar adversários, curar e escapar. Além disso, é capaz de provocar muito dano. Seu ataque ultimate é ótimo para as partidas mais longas de LoL.

Vladimir

League of Legends - como o jogo surgiu e se tornou referência online

Vladimir é um mago de batalha capaz de dar muio dano em área, além de conseguir curar. A princípio, pode ser um desafio dominar algumas de suas habilidades, mas com o domínio delas o jogador se torna uma ameaça no fim do jogo.

Shyvana

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Shyvana é uma boa opção para jogadores que querem apostar na velocidade para garantir a sobrevivência. Com a habilidade Dragon Descent ainda pode se transformar num dragão, aumentando suas possibilidades.

Lee Sin

League of Legends - como o jogo surgiu e se tornou referência online

O Monge Cego é um campeão difícil de dominar em LoL. Por outro lado, suas habilidades secundárias são eficientes para abrir mapas e contra-atacar personagens em sua área.

Annie

League of Legends - como o jogo surgiu e se tornou referência online

Uma maga fácil de dominar para iniciantes. Sua força está em atordoar inimigos antes de lançar suas magias de fogo. Além disso, quase não precisa se preocupar com o custo de mana.

Akali

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League of Legends

Akali é uma ótima assassina para atuação mid lane. Capaz de se mover por todo o mapa com certa liberdade, também consegue causar uma boa quantidade de dano físico e mágico.

Caitlyn

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League of Legends

A campeão tem um dos maiores alcances entre todos os personagens do jogo, o que permite que ela fique distante da maioria das ameaças. Além de conseguir destruir inimigos e minions a distância, consegue aprisionar inimigos em zonas que aplicam dano extra.

Xayah

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Xayah é uma opção popular para partidas competitivas, muito em razão de seu ultimate. Isso porque ele a torna impossível de ser atingida e oferece um tempo de fuga.

Janna

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Como encantadora, Janna caracteriza-se por habilidades de cura, escudo e controle de multidão. Com a combinação, ela consegue proteger e oferecer bônus à equipe, além de destruir times adversários inteiros.

Galio

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O tanque de defesa é utilizado par manter inimigos distantes. Com suas habilidades, Galio é um pouco mais agressivo do que os outros membros de sua classe e conta com uma boa cobertura em batalhas de grupo.

Fontes: TecMundo, The Enemy, Saraiva, VS

Imagens: PC Gamer, Mobile Gamer, eSports Observer, ESPN, ESTNN, LoL