Certamente você sabe algumas coisas sobre o lobisomem. Inclusive, talvez você conheça as principais informações sobre a mitologia dessa lenda. Basicamente é um homem que se transforma em parte lobo, todas as noites de lua cheia de um mês e mata tudo o que vê pela frente. Ainda assim, isso não é tudo sobre uma das principais lendas do mundo.
O lobisomem, aliás, é uma criatura folclórica conhecida mundialmente. Também conhecido por Licantropo, ele é, sobretudo, um homem comum durante o dia, transformando em uma criatura metade lobo apenas nas noites de lua cheia.
Basicamente esse ser tem sede por carne humana, agindo irracionalmente. Além disso, a lenda pode passar por variações dependendo do lugar do mundo aonde você está.
Origem do lobisomem
A lenda do lobisomem começou a se disseminar pela Europa no século 16, porém, ele foi citado muito tempo anteriormente, em alguns mitos gregos, como em Licaão e Damarco.
A lenda, inicialmente, conta que um homem foi mordido por um lobo e ficou enfeitiçado. Nas noites de lua cheia ele se transforma, adquirindo garras de lobo e um corpo coberto de pelos, e sai uivando em busca de carne humana para se alimentar.
Pode não parecer, mas até os dias de hoje muitos lugares possuem medo real do lobisomem. Isso acontece principalmente em área rurais, distantes dos centros urbanos.
Lobisomem no folclore brasileiro
O lobisomem foi absorvido pelo folclore brasileiro, assim como em quase todas as culturas latino americanas. É uma aberração, uma criatura feroz que é homem de dia e lobo nas noites de lua cheia.
Dentro do território brasileiro, existem variações da lenda. Em alguns locais, acredita-se que o lobisomem se transforma numa encruzilhada nas noites de sexta-feira e, ao amanhecer, retorna à encruzilhada para se transformar em homem novamente.
Em outras regiões, acredita-se que o oitavo filho, com aparência pálida, orelhas grandes e nariz avantajado, provavelmente se transformará em lobisomem. Há culturas que acreditam que o lobisomem corresponde ao sétimo filho de um casal em que os anteriores sejam todos mulheres. Quando o sétimo é menino, tornar-se lobisomem a partir da puberdade.
Há versões da lenda em que o lobisomem prefere raptar bebês não batizados e, por isso, muitas famílias batizam suas crianças rapidamente.
Como se mata um lobisomem
Basicamente existem três formas de se matar um lobisomem. A primeira é também a mais conhecida: balas de prata. A bala precisa acertar o coração do monstro.
A segunda forma é a decapitação. Um lobisomem pode se recuperar de ferimentos, não importa a gravidade. Para derrota-los, é necessário lhes arrancar a cabeça.
A terceira e última forma é um envenenamento por acônito. Quando o monstro é atingido pelo veneno, tirado de uma planta perigosa, ele morre imediatamente.
Mulher lobo
Existe a versão de um “lobisomem” vivido por uma mulher. Claudia Gaillard foi torturada depois que uma testemunha afirmou ter visto ela assumir a forma de um lobo sem cauda em meio ao mato. Ela foi julgada por Henry Boguet e condenada. Um registro feito sobre o caso afirma que ela não chegou a chorar enquanto era torturada. Ela foi queimada na fogueira depois disso.
Pacto com o demônio
Em 1521, três homens foram acusados de fazer um pacto com o demônio e então adquirirem a habilidade da metamorfose. Depois de ser atacado por um lobo, um viajante conseguiu revidar o ataque e ferir o animal. O homem seguiu os rastros da criatura até uma cabana onde Michel Verdun estava sendo tratado por sua esposa. Ele foi até as autoridades local para contar a história e afirmou que os ferimentos no homem eram similares ao que ele havia feito no lobo.
Depois de ser torturado Michel assumiu ter a habilidade de mudar a sua forma, assim como assassinato, canibalismo e satanismo. Ele também revelou dois outros nomes, Philibert Montot e Pierre Bourgot. Todos os três foram sentenciados e queimados em praça pública.
Por que lobisomem?
Certamente você está se perguntando o por que os homens do passado criarem os lobisomens. Basicamente, quase todas as culturas antigas misturavam homem e fera. Por que? Simplesmente para explicar surtos violentos e ataques de fúria.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 6 monstros lendários que já assustaram (e ainda assustam) o mundo
Fonte: Toda Matéria Listverse
Imagem: Bloody Disgusting Dreadcentral Boca do Inferno Dreadcentral A Empreendedora
4 comentários em “Lobisomem – Origem da lenda e curiosidades sobre o lobisomem”