Curiosidades

Folclore brasileiro – 31 personagens folclóricos do como você nunca viu

Iara, Curupira, Saci, Cuca, Boto Cor-de-rosa, Lobisomen e muitos outros personagens do folclore brasileiro retratados como você nunca viu antes.

Você pode até não ter consciência, mas aqueles personagens que normalmente metem medo nas histórias infantis, fazem parte do folclore brasileiro. Por exemplo, a Iara, Saci peperê, mula sem cabeça e o Curupira estão entre os mais famosos. Eles, aliás, aparecem em enredos como o do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Contudo, se você não sabe sobre o que estamos falando, “Folclore” se trata de um conjunto de costumes, lendas, provérbios e assim por diante. Ou seja, são manifestações artísticas preservados por um povo, por meio da tradição oral. Basicamente, se trata da ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um determinado território.

Portanto, todas as histórias e personagens que você conheceu quando criança, como aquelas passadas entre gerações, fazem parte do folclore brasileiro.

Por isso, mesmo que pareçam lendas bobas quando a gente cresce, é preciso garantir que elas continuem sendo passadas para frente. Afinal, o folclore representa boa parte da cultura de um povo.

Continua após a publicidade

A internet, aliás, é uma excelente aliada nisso. Por exemplo, nós conseguimos reunir 31 ilustrações nada convencionais dos personagens das lendas populares brasileiras.

Sobretudo, o mais interessante é que os desenhos, criados pelos administradores da página no Facebook chamada HET the Pumpking, estão bem longe dos convencionais. Ou seja, diferentes pelo menos do que imaginamos ser os personagens do folclore brasileiro.

Continua após a publicidade

Apesar disso, como você vai ver, o ilustrador consegue aproveita elementos brasileiros nas ilustrações. Por exemplo, o lobo guará aparece na figura do lobisomen.

Em resumo, os desenhos criados pela página trazem uma leitura diferente dos personagens, mas conserva suas características determinantes. E, sobretudo, mescla um pouco de nossa cultura com os traços típicos dos desenhos japoneses.

Continua após a publicidade

Confira  alguns personagens do folclore brasileiro como você nunca viu:

1. Anhangá

Em suma, na mitologia dos povos tupis, eles são espíritos que protegem as matas

2. Ao Ao

Para os guaranis, afinal, é uma especie de carneiro voraz, misturado com porco do mato, com presas afinadas. A função deles, aliás, é proteger colinas e montanhas.

Continua após a publicidade

3. Besta Fera

Seria, portanto, uma versão brasileira do centauro. A criatura, supostamente, se alimentaria de pessoas.

4. Boitatá

Como parte da cultura tupi-guarani, trata-se, afinal, de uma gigantesca serpende de fogo, olhos flamejantes e couro transparente. Sua função seria punir quem coloca fogo nas matas.

Continua após a publicidade

5. Boi Vaquim

Ou seja, um boi com asas e chifres de ouro, que põe fogo pelas ponta dos chifres e tem olhos de diamante

6. Boto Cor-de-rosa

Um boto que seria capaz de se transformar em homem (e dos charmosos!)

Continua após a publicidade

7. Capelobo

A criatura, supostamente, viveria nas matas entre o Norte e o Nordeste brasileiro

8. Cobra grande

Também conhecida como mãe-do-rio, ela é descrita, em resumo, como uma espécie de sereia. Ou seja, seria capaz de assumir formas de mulher, dentre outras, para atrair pescadores para o fundo do rio.

Continua após a publicidade

9. Corpo-seco e Bradador

Bradador seria uma alma penada que vive nos campos da região centro-sul do Brasil. Corpo-seco, por outro lado, seria um que passou a vida batendo e respondendo aos pais e que, ao morrer, não foi aceito nem no céu nem no inferno.

10. Cuca

A clássica feiticeira jacaré

Continua após a publicidade

11. Curupira

Em suam, um guardião das matas, com os pés virados para trás

12. Gorjala

Em resumo, a alma de um ex-escravo gigante e faminto, que vive nos sertões, em áreas rochosas, por onde gosta de passear e capturar suas presas humanas.

Continua após a publicidade

13. Iara

Um linda sereia da região Amazônica, capaz de hipnotizar e atrair os homens com sua aparência e sua voz angelical

14. Ipupiara

Também é chamado de homem-marinho.Em síntese, é uma espécie de monstro marinho que fazia parte da mitologia dos povos tupis

Continua após a publicidade

15. Jaci Jeterê

Seria um dos irmãos de Ao Ao, e o único sem aparência monstruosa. Aliás, há quem diga que ele é o protetor da erva-mate e o senhor da sesta. Ou seja, daquela soneca durante a tarde.

16. Kurupira

Dono de uma risada maléfica e de gritos de arrepiar, este seria, basicamente, o mesmo curupira. No entanto, as criaturas seriam de regiões diferentes.

Continua após a publicidade

17. Labatut

Um gigante de pés redondos, cabelos compridos e pelos por todo o corpo, que teria o hábito de comer crianças.

18. Lobisomen

Afinal, como você já deve saber, é o homem que se transforma em uma espécie de lobo durante a Lua cheia.

Continua após a publicidade

19. Mapinguari

Uma criatura que, em suma, habitaria a floresta amazônica e seria capaz de matar quaisquer animais, inclusive o homem, durante suas caçadas diurnas.

20. Matinta Pereira

Seria, em síntese, uma bruxa capaz de se transformar em ave de rapina durante a noite.

Continua após a publicidade

21. Mboi Tu”i

Serpente com uma enorme cabeça e bico de papagaio

22. Moñai

Serpente de chifres, considerada o senhor dos campos abertos, do ar e dos pássaros

Continua após a publicidade

23. Mula sem Cabeça

Uma mulher que, por se apaixonar por um padre, teria sido transformada em mula, com chamas que ardem no lugar da cabeça.

24. Negro DӇgua

Como no caso de outros personagens do Folclore Brasileiro, ele seria uma espécie de sereia. Ou seja, capaz de atrair pescadores e matá-los afogados.

Continua após a publicidade

25. Onça Celeste (Charia)

Segundo os tupi-guaranis, os eclipses solares e lunares são causados por este espírito

26. Papa-figo

Conhecido, sobretudo, como “homem do saco”, este é um dos personagens do Folclore Brasileiro mais famosos em todo o país. Ele seria, aliás, o responsável por coletar crianças desobedientes.

Continua após a publicidade

27. Pisadeira

Uma mulher demoníaca que pisa na barriga das pessoas com o estômago cheio e as deixava com falta de ar. Isso, aliás, durante a noite.

28. Quibungo

Em resumo, uma espécie de Bicho-Papão

Continua após a publicidade

29. Teju Jagua

Como o desenho mostra, portanto, é lagarto-cachorro. É tido como o deus das cavernas, grutas e lagos na mitologia guarani

30. Saci Pererê

Menino travesso, que fuma cachimbo, tem só uma perna. Seu principal poder, afinal, estaria na carapuça vermelha e mágica

Continua após a publicidade

31. Luisón

Criatura da mitologia guarani, que teria, sobretudo, poderes sobre a morte

Gostou? Agora, se você quiser conhecer ou relembrar as histórias dos personagens principais do folclore brasileiro, não deixe de conferir ainda:

Continua após a publicidade

E então, conhecia todos esses personagens do folclore brasileiro? Quais deles você mais gosta ou tem medo? Não deixe de comentar!

E, falando de personagens que povoam as lendas populares, talvez você goste de conferir ainda: 6 monstros lendários que já assustaram (e ainda assustam) o mundo.

Fonte: Fatos Desconhecidos, HET the Pumpking, YouTube

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você