Curiosidades

Loja no Instagram – Como criar e dicas para ela ser um sucesso

Criar uma Loja no Instagram é uma ótima opção para quem quer realizar vendas online, além de ser muito simples e eficiente.

Uma das redes sociais mais acessadas do momento é o Instagram. De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Webindex, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários cadastrados em sua plataforma, sendo que 130 milhões de usuários fazem compras online pelo celular todos os meses.

Por isso, se você trabalha com vendas, abrir uma loja no Instagram pode ajudar a aumentar o número de vendas.

A loja no Instagram oferece muitas oportunidades para vendas online. Através de recursos como, criar posts, colocar preço nos produtos e inserir links que encaminham o usuário direto para a sua loja. E o melhor: você não paga nada pelos serviços oferecidos.

Segundo uma pesquisa do Facebook, 83% dos entrevistados utilizam a plataforma para descobrir novos produtos e serviços, pois o Instagram é uma rede social que utiliza do visual. Por isso, criar uma loja no Instagram pode ajudar a direcionar as pessoas para sua loja ou e-commerce e impulsionar a venda.

Continua após a publicidade

O Instagram Shopping, além de promover produtos, conta com o recurso de compras diretas na plataforma, ou seja, o usuário poderá ter uma experiência de compra mais aprofundada. Pois, terá a possibilidade de ver em detalhes os produtos de seu interesse e realizar a compra ali mesmo, como se fosse realmente um Shopping Center.

Na atual época em que vivemos, devido à pandemia mundial, causada pela Covid-19, essa ferramenta pode ser bastante útil para alcançar mais pessoas e realizar vendas online.

Como criar uma loja no Instagram

Imagem: Correio Brasiliense

Antes de criar sua loja no Instagram, você deve completar alguns passos. Primeiramente, é necessário ter um perfil comercial no Instagram, que deverá ser vinculado a uma Fan Page, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce.

Caso não tenha nenhum desses, é necessário criar um catálogo no gerenciador de negócios, pois sem ele, não tem como criar uma loja no Instagram.

Continua após a publicidade

O objetivo do catálogo é que através dele, você possa marcar seus produtos nas publicações do Instagram. Assim, eles aparecerão no feed de notícias dos usuários de forma orgânica.

Ou seja, ao marcar os produtos, você pode inserir descrições, preços, além de poder inserir links. Assim, quando o usuário clicar no produto seja direcionado ao catálogo do Facebook ou ao seu e-commerce.

Outra função muito útil é a possibilidade de criar uma vitrine para seus produtos, onde você poderá compartilhar as promoções no feed ou nos Stories.

Portanto, ajuda a aumentar a visibilidade de sua loja no Instagram, pois a guia do Explorar é visitada por mais de 200 milhões de usuários por dia. Ou seja, mais pessoas vão poder descobrir sua loja e seus produtos, mesmo que não siga seu perfil no Instagram.

Continua após a publicidade

Passo a passo para se criar uma loja no Instagram

1- Ter um perfil comercial

Imagem: Youtube

Antes de fazer as configurações necessárias para criar uma loja no Instagram, é preciso atender alguns requisitos exigidos como:

Ter um perfil comercial, caso tenha um pessoal, você pode convertê-lo em comercial.

Estar usando a última versão da plataforma Instagram.

Ter uma página no Facebook gerenciada por você, ou uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Continua após a publicidade

É essencial ter uma loja ou catálogo de produtos no Facebook ou no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Possuir uma empresa com produtos que estão de acordo com os que são aceitos pela plataforma.

Cumprir com todas as políticas estabelecidas pelo Instagram.

É indispensável ter uma conexão com o Facebook, afinal, é dele que os dados dos seus produtos serão importados.

Continua após a publicidade

Caso você não possua um perfil comercial, é possível converter sua conta pessoal, para isso, acesse as Configurações do seu perfil no Instagram.

Entre na aba Conta e em Mudar para conta profissional, escolha entre a opção Criador de conteúdo ou Empresa, de acordo com seu objetivo. Logo em seguida, escolha a categoria, de acordo com seu interesse e mude a opção de exibição do perfil para pública. Pronto, sua conta comercial foi criada.

Com um perfil comercial é possível analisar métricas como, por exemplo, o alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil no Instagram. Além de poder obter dados sobre quem segue a página, a localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma.

2- Vincular sua conta no Instagram com o Facebook

Imagem: Tech Tudo

Vincular sua conta no Instagram com a do Facebook é bastante simples, entre no seu perfil, selecione a aba Opções, depois Contas vinculadas, nas informações do negócio, escolha a opção Página.

Continua após a publicidade

Nessa aba selecione a página do Facebook, assim, sua conta do Instagram será vinculada á linha do tempo pessoal do Facebook. Por isso, a página deve corresponder ao seu tipo de negócio.

No entanto, caso seja o seu primeiro acesso, é necessário digitar suas informações de login e a senha do Facebook.

3- Criar um catálogo de produtos para a Loja no Instagram

Imagens: Acontecendo Aqui

Essa etapa é muito importante, pois o Instagram irá tirar as informações sobre o seu produto do catálogo criado no Facebook. No entanto, essa etapa é feita fora da plataforma do Instagram, portanto, você tem três opções para criar o catálogo.

Sendo que a primeira é na página do Facebook (Fan Page), a segunda é por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook. E por último, através de plataformas parceiras.

Continua após a publicidade

Para criar o catálogo na Fan Page, sua loja deve estar ativa, para ativar entre na opção Modelos e Guias nas Configurações, depois em Adicionar Uma Guia. Por fim, escolha a guia Loja, agora que ela está ativa, a loja ficará visível na tela inicial no canto direito da tela. Então, encerre marcando a opção Finalizar compra em outro site, assim a compra será direcionada à sua página.

Agora que a loja está ativada, acesse a página da Fan Page e clique em Criar Catálogo, não se esqueça de escolher a categoria dos produtos que serão vendidos na rede social.

Em seguida, clique na opção Carregar Informações de produto, coloque um nome no catálogo e clique em Criar. Pronto, o catálogo foi criado, uma mensagem de confirmação é recebida, o catálogo pode ser editado sempre que quiser, basta clicar em Visualizar Catálogo.

Usando o Gerenciador de Negócios do Facebook

Imagem: Commerce Plus

A outra forma de criar um catálogo é através do Gerenciador de Negócios. É uma forma bastante simples, pois possui um guia intuitivo que ajudará você a criar o catálogo. Primeiramente, acesse as Configurações do Negócio, na opção Origens de Dados, selecione Catálogos, caso não haja nenhum catálogo, clique em Adicionar e Criar novo Catálogo.

Continua após a publicidade

Assim como na Fan Page, coloque um nome em seu catálogo, depois siga as instruções de Configuração para habilitar a opção de Gerenciar Catálogo. Portanto, nessa etapa é possível editar os itens que irão fazer parte do catálogo de produtos.

No entanto, o Facebook oferece dois tipos de catálogos, o primeiro com anúncios dinâmicos, que alcançam pessoas com interesses em comum.

Já o outro é o anúncio para gerar tráfego, ou seja, aumenta o número de visitas no site da marca. Portanto, escolha um dos modelos e clique em Adicionar Produtos, faça o upload da foto e finalize colocando o nome, site, informações, descrição e preço do produto.

Criando catálogos a partir de plataformas parceiras

Imagem: Tátil Inovação

Caso você já possua um e-commerce, não é necessário criar um catálogo no Facebook, pode fazer diretamente pelo site da loja virtual, através de plug-ins disponíveis das redes sociais.

Continua após a publicidade

Para essa opção, selecione Conectar a plataforma de comércio eletrônico na hora de inserir os produtos. No entanto, é importante lembrar que, independente de qual das opções escolhidas para criar o catálogo, é importante adicionar o link do site onde o usuário irá fechar a compra.

Por fim, acesse o Gerenciador de Catálogos, clique em configurações e confira se a sua conta está vinculada na seção Perfis Comerciais do Instagram Conectados.

4- Cadastrar no Compras no Instagram

Imagem: Planeta Tera

Após concluir as etapas anteriores para criar uma loja no Instagram, chegamos a mais simples, que é cadastrar sua conta no Compras no Instagram. Primeiro, acesse as Configurações do Perfil, clique em Empresa e logo depois e Compras no Instagram.

Agora, confira se todas as informações estão corretas e envie para análise. Pronto, agora é só aguardar a aprovação do Facebook, e assim, poder criar sua loja no Instagram.

Continua após a publicidade

Contudo, o processo pode durar alguns dias, para acompanhar a análise, basta entrar na opção Compras. Assim que a aprovação sair, o Instagram enviará uma notificação avisando, a partir daí, já é possível marcar produtos em publicações ou nos Stories.

5- Marque seus produtos na Loja no Instagram

Imagem: Exame

Agora com sua conta aprovada, comece a marcar seus produtos, crie posts com o produto e escolha a opção Marcar Produtos. O ícone da sacola de compras irá aparecer nos seus posts, é necessário vincular ao catálogo de produtos.

Ao criar o post, escolha entre publicar no feed ou nos Stories e clique na opção Marcar produtos. Ao escolher a publicar no feed, o botão de compra aparecerá abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas. Já nos Stories, a marcação de produtos fica dentro da aba de adesivos.

É importante lembrar que, para que sua Loja no perfil e a guia de compra seja habilitada, é necessário que sejam feitas no mínimo 9 marcações de produtos.

Continua após a publicidade

Cumpridas todas as etapas necessárias, agora é possível marcar até cinco produtos no mesmo post. Para marcar, pesquise pelo nome do produto e o selecione, a etiqueta com o nome e o preço será gerada automaticamente. Pois o preço é o mesmo colocado no catálogo, caso queira, é possível editar as marcações posteriormente.

10 Dicas para que sua loja no Instagram faça sucesso

1- Use Hashtags

Imagem: Mafia do Marketing

Uma dica muito boa é fazer uso das hashtags, pois elas servem como um rápido atalho para sua loja no Instagram. Além de serem fáceis de criar, você só precisa utilizar termos coerentes com o produto que está à venda, assim, as pessoas poderão encontrar sua loja e o produto que procuram com mais facilidade.

As hashtags, também são a principal forma de indexação de conteúdo da plataforma, quando bem utilizadas ajudam a atrair novos seguidores e alavancar o número de vendas.

2- Marque muitos produtos

Imagem: Card Ninja

A Loja do Instagram possibilita a marcação de até cinco produtos em uma única publicação. Sendo assim, quanto mais marcações o post tiver, mais fácil será para os usuários navegarem entre eles.

Continua após a publicidade

3- Fotos e vídeos dos produtos

Imagem: Tech Tudo

Para que seu produto chame a atenção dos usuários, colocar fotos e vídeos criativos e de qualidade, faz toda a diferença. Por isso, use fotos e vídeos que explorem bem os detalhes do produto, e aproveite para mostrar a forma de uso e as vantagens do seu produto.

4- Legendas criativas

Imagem: UOL

Uma legenda criativa pode estimular o usuário na hora da decisão de compra. Pois é através da legenda que você pode fazer o Call to Actions, ou seja, chamar o usuário para a ação, despertando o interesse em interagir com sua marca.

Por exemplo, use perguntas na legenda, isso fará com que estimule os usuários a comentarem em sua publicação, é uma boa maneira de interagir com seu público.

Também é importante informar na legenda detalhes do produto, o preço e condições de pagamento. E evite fornecer detalhes apenas por mensagens privadas (DM), isso pode dificultar a venda, além de afastar possíveis compradores.

Continua após a publicidade

5- Interaja com seu público em sua Loja no Instagram

Imagem: Hostinger

Seja qual for o tipo de negócio, um bom atendimento é primordial, portanto, no atendimento online não pode ser diferente. Por isso, nunca deixe de responder, seja nos comentários das publicações ou em DM.

Afinal, um bom atendimento pode garantir a satisfação e fidelização do consumidor com relação a sua marca.

Mas, além do bom atendimento, é importante interagir com seu público. Para isso, descubra do que eles gostam e quais estilos e use isso para construir um relacionamento com os consumidores.

Faça isso através de perguntas, enquetes, jogos, sorteios, testes, etc. Use as preferências dos usuários para tornar os seus produtos mais atrativos para eles.

Continua após a publicidade

6- Poste conteúdos relevantes

Imagem: Kife

Para que os usuários tenham interesse em interagir com sua marca, é necessária a publicação de conteúdos que sejam relevantes. Pois, quando o conteúdo é de interesse do consumidor, ele mesmo busca interagir, seja marcando outras pessoas ou comentando nas publicações.

O Stories é bastante útil para gerar o engajamento entre consumidores e a sua marca. Por isso, faça Stories demonstrando seus produtos, explicando as formas de uso, tirando possíveis dúvidas, etc. Ou seja, algo bem interativo e dinâmico.

7- Faça publicações com objetivos

Imagem: Nuvem shop

Na hora de pensar nas publicações que serão feitas, é importante levar em conta qual será o objetivo a ser alcançado. Por exemplo, se o objetivo é aumentar o engajamento e interação, aumentar o tráfego, aumentar o número de vendas ou o reconhecimento de marca.

8- Use o Instagram Insights

Imagem: Elevon

O Instagram Insights é uma ferramenta fornecida pela plataforma, que analisa os dados de mídias sociais, acessando o menu principal, clique em Informações.

Continua após a publicidade

No Insights você pode conferir os dados referentes às suas publicações, por exemplo, curtidas, comentários, visitas e o desempenho alcançado por cada publicação sua. Assim, é possível criar uma agenda de publicações baseadas nos conteúdos de maior sucesso, os melhores horários para postagens, etc.

9- Faça Lives e parcerias com Influenciadores

Imagem: Observatório da imprensa

Já citamos aqui como os Stories podem ser úteis, no entanto, fazer Lives (transmissões ao vivo) também é uma ótima forma de promover seu produto.

A Live pode ser usada para aumentar a interação entre sua marca e seus seguidores, por exemplo, avisando sobre promoção relâmpago, divulgar novidades, divulgar resultados de sorteios, etc.

Outra maneira de aproximar sua marca e seus seguidores é fazendo parcerias com influenciadores digitais. Afinal, a confiança estabelecida entre influenciadores e seus seguidores, pode influenciar na hora da compra do seu produto, além de aumentar a divulgação do seu negócio.

Continua após a publicidade

10- Ofereça cupons, ofertas ou descontos exclusivos na sua Loja no Instagram

Imagem: Gera.me

Uma maneira de manter a atenção e o interesse dos usuários em seus produtos é oferecer cupons, descontos e ofertas de forma exclusiva. Para isso, use os Stories, faça Lives ou publicações com posts oferecendo esses benefícios.

O importante é manter o engajamento e chamar a atenção de novos seguidores para sua marca, assim, consequentemente, o número de vendas pode aumentar significadamente.

Então, se você gostou dessa matéria, veja também: Live no Instagram – O que é, como fazer e dicas para colocar em prática.

Fontes: MLabs, Neil PatelTech Tudo

Continua após a publicidade

Imagens: E-commerce de futuro, Correio Brasiliense, Youtube, Tech Tudo, Acontecendo aqui, Commerce Plus, Tátil Inovação, Planeta Tera, Exame, Mafia do marketing, Card Ninja, UOL, Hostinger, Kife, Nuvem shop, Elevon, Observatório da imprensa, Gerar.me

Próxima página »

Escolhidas para você