Mundo Animal

Lontra – Como vive, reprodução, espécies, alimentação e extinção

A lontra é um mamífero de pelo marrom com características semi-aquáticas. O Segredos do Mundo reuniu tudo sobre eles para você. Confira!

Por Toni Nascimento

-

Certamente a lontra é um dos animais mais interessantes da natureza. Primeiramente, ela é um mamífero de hábitos semi-aquáticos. Além disso, ele é da ordem Carnívora, da família Mustelidae e sub-família Lutrinae, encontrados em todos os locais do planeta.

Quando trata-se do Brasil, é possível observar a presença da espécie Lontra longicaudis, que é conhecida popularmente como lontra, lontra-neotropical, lontrinha e lobinho-de-rio.

Acima de tudo, esse animal sofre perigo na natureza em todos os cantos do mundo. Ele corre risco eminente de extinção. Quer conhecer mais sobre ele? O Segredos do Mundo te conta.

Características da lontra

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
Escola Kids

Primeiramente, são animais vertebrados, mamíferos e carnívoros. São mamíferos e possuem o corpo coberto de pelos. Possuem a presença de uma cauda robusta que as auxilia na natação. Passam boa parte do tempo em ambiente aquático.

Ela possui o corpo alongado e fino que pode apresentar até 1,5 metros de comprimento. Sua cabeça é alongada e chata, suas pernas são curtas e suas orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem da lontra varia do marrom claro até o marrom escuro, sendo curto e denso.

Nas patas observa-se a presença de membranas interdigitais, que são essenciais para a boa natação, assim como a presença de uma cauda resistente. A cauda desse animal pode chegar a um terço do comprimento de seu corpo. Ele pode pesar em média 15 kg.

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
Britannica

Além disso, ele se destaca por ter hábito noturno ou crepuscular e comportamento esquivo. São encontradas geralmente sozinhas, porém pequenos grupos formados pela fêmea e seus filhotes podem ser observados

Elas vivem em tocas, as quais podem ser buracos naturais encontrados em barrancos próximos ao ambiente aquático ou ainda buracos cavados pelo próprio animal. Ele marca território com uso de urina, fezes e secreções. Também possui capacidade de vocalização.

Reprodução

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
VIX

As lontras reproduzem-se geralmente na primavera e apresentam uma gestação de cerca de 56 dias. Sua ninhada apresenta em média dois ou três filhotes, os quais são cuidados pela mãe por aproximadamente um ano. Além disso, esses filhotes são tidos fora da água.

Em contraste, os machos não exercem papel na criação dos filhotes. Quando nascem, os filhotes das lontras nascem com os olhos fechados, sendo esses dependentes da fêmea. As atividades aquáticas dos filhotes iniciam-se após aproximadamente 74 dias.

Onde vivem

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
IG

Assim como já foi dito, esse animal está completamente distribuído pelo mundo. Ele pode ser encontrado principalmente na América Latina, com exceção do Chile.

Consequentemente, é encontrado em vários locais do Brasil, em regiões onde há ambiente aquático disponível, como rios, lagoas e riachos. Além disso, esses animais gostam de viver em ambientes onde há cobertura ciliar de boa qualidade e baixa poluição.

Papel da lontra na cadeia alimentar

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
Mundo Ecologia

Acima de tudo, esse animal é carnívoro. Seus dentes fortes á ajudam na alimentação. Esses animais alimentam-se, principalmente, de peixes e crustáceos. Além disso, anfíbios, moluscos e mamíferos pequenos também são consumidos pelo animal.

Ela é um animal predador oportunista, uma vez que seleciona animais mais fáceis de serem capturados, como os mais velhos e também doentes. Geralmente, o animal captura sua presa dentro do ambiente aquático, porém alimenta-se no ambiente terrestre.

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
G1

Apesar disso, por serem mamíferos, os filhotes alimentam-se do leite da sua mãe. O desmame inicia-se aproximadamente por volta da sétima semana de vida do animal.

Os predadores naturais das lontras, aliás, são as onças-pintadas, anacondas, cachorros domésticos e aves de rapina. Não podemos nos esquecer também do homem, o qual pode, por exemplo, afetar negativamente o habitat dessa espécie.

Extinção

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
Seleções

Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza, a lontra está classificada atualmente na categoria de “quase ameaçada” e sua tendência populacional é de diminuição.

Quase ameaçada de extinção, essa espécie merece atenção, uma vez que sofre com a caça e destruição do habitat, o que no futuro pode levar à mudança do status dessa espécie.

Duas espécies de lontra mais populares

1 – lontra-neotropical (Lontra longicaudis)

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
Escola Kids

A lontra-neotropical habita desde ambientes de água doce até ambientes marinhos, como os costões rochosos, por exemplo. Além do Brasil, é encontrada também em países como a Bolívia, Venezuela, México, Honduras, entre outros.

Sua principal fonte alimentar, inclusive, é o peixe. Contudo, a lontra também se alimenta de insetos, crustáceos, anfíbios e moluscos.

2 – Lontra-gigante ou ariranha (Pteronura brasiliensis)

Lontra - características, como se reproduz e onde vive
Escola Kids

A lontra gigante, ou ariranha, vive majoritariamente em ambientes de água doce que apresentem margens com declives suaves e vegetação mais densa. Isso porque, nesses ambientes, sua alimentação é abundante.  Contudo, nesses lugares, ela também pode ser predada facilmente por jacarés e tartarugas, ocasionalmente.

Além do Brasil, a lontra-gigante é encontrada em países como Bolívia, Venezuela, Peru, Paraguai, Colômbia e outros. Elas vivem, inclusive, em grupos familiares com até 15 indivíduos.

Você gostou dessa matéria? Então talvez você também goste dessa: Mundo animal – 23 curiosidades incríveis sobre os animais e seus hábitos

Fonte: Escola Kids Mundo Educação

Imagem de destaque: Hiper

Próxima página »

Escolhidas para você