A lua é o único satélite natural da Terra e, entre suas quatro fases, a Lua Cheia é cercada por belos fenômenos. Como, por exemplo, a Lua de Sangue, Lua Azul, Super Lua e a Lua de morango. Ademais, a lua de morango se trata de dois fenômenos em um só. Ou seja, é a super lua que ocorre no mês de junho. No entanto, apesar desse nome, a lua não ganhará nenhuma cor diferente.
Mas, o que seria a super lua? Em suma, a Super Lua acontece quando a lua em sua fase cheia fica mais próxima a Terra, aparentando tamanho maior. De acordo com especialistas, a super lua acontece quando o satélite se encontra no ponto mais próximo a Terra. Também chamado de perigeu, devido sua órbita elíptica. Dessa forma, a lua apresenta ser entre 14% a 30% maior do que seu tamanho normal e mais brilhante.
Ademais, o termo super lua foi cunhado pelo astrólogo americano Richard Nolle, em 1979. Em um almanaque de horóscopo em que ele previa inúmeras catástrofes relacionadas ao fenômeno. Normalmente, o fenômeno pode ser visto a olho nu, desde que o céu não esteja nublado. Quanto ao fenômeno da lua de morango, ele acontece sempre quando ocorre a super lua durante o mês de junho.
Lua de morango: o que é
De acordo com a NASA, o fenômeno da lua de morango tem esse nome devido sua origem nas tradições do povo nativo norte-americano. Que tinham o costume de dar nomes a todas as luas cheias do ano, associando fenômenos naturais e culturais. Por exemplo, Lua Rosa (chegada da primavera) Lua de Neve (chegada do inverno), Lua das Flores, Lua da Colheita, entre outras. Portanto, esses nomes têm origem cultural e não astronômicas.
Dessa forma, a lua de morango recebeu esse nome por representar a época em que os morangos selvagens ficam maduros naqueles países. No entanto, no Brasil as estações são invertidas com relação ao hemisfério norte. Por isso, a maioria desses nomes não faz muito sentido. Afinal, o mês de junho marca o início do inverno no Brasil.
Ainda assim, o fenômeno chama a atenção em diversas partes do mundo. Mas, os especialistas explicam que o fenômeno não faz com que a lua esteja com outra cor. Contudo, ao nascer ela pode apresentar uma cor mais amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada. O que dependerá das condições atmosféricas do lugar onde o fenômeno for observado.
Como observar
Para observar o fenômeno da lua de morango não há necessidade de instrumentos ou conhecimentos astronômicos. Portanto, você pode observá-lo a olho nu. De preferência durante a primeira hora após o nascimento da super lua. Pois, é quando a lua aparenta estar ainda maior do que seu tamanho normal. Além de apresentar belas variações de tonalidade.
Normalmente, a lua cheia nasce pouco tempo após o pôr do Sol. Todavia, o horário tende a variar. Enfim, a lua de morango é um belo fenômeno digno de ser apreciado que marca o início ou fim de uma estação.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Superlua, o que é? Como acontece e curiosidades desse fenômeno lunar.
Fontes: El Pais, Uol, Istoé Dinheiro, Rádio Jornal, Horóscopo Virtual
Imagens: O Petróleo, Semente Rara, Jornal Cruzeiro