Ciência & Tecnologia

Lua de Sangue, o que é? Como, quando e por que o fenômeno acontece?

Conheça tudo sobre a lua de sangue, fenômeno natural que pode ser visto a olho nu. Descubra porque e como acontece para a lua ficar vermelha.

Atualizado em 19/10/2019

A princípio parece muito assustador o nome “lua de sangue” ou “lua sangrenta”, mas o termo foi dado pelo fato do astro ficar vermelho durante um período específico.

Por ser um dos fenômenos mais raros e, sobretudo, mais belos que pode ser visto a olho nu, ela acaba envolvendo muitos mistérios e causa até mesmo uma certa dramaticidade com seu aparecimento.

Confira agora e esclareça o que é a lua de sangue, por que ela acontece e até mesmo quando.

O que é a lua de sangue?

Lua de Sangue - O que é? Como e quando acontece?
Fonte: Exame – Abril.com

Acima de tudo, é preciso explicar que a lua não sangra verdadeiramente, é só um termo aplicado a ela por estar vermelha. Na verdade, esse fenômeno acontece quando há um eclipse durante a Superlua.

Mas, em primeiro lugar é preciso falar o que seria um eclipse lunar. Sobre esse fenômeno, aliás, explicamos aqui, nesse outro post.

Contudo, resumidamente, um eclipse lunar é quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham em uma perfeita harmonia, deixando nosso planeta no centro dos dois. Deste modo, o Sol não consegue alcançar a lua com seus raios.

Isso porque a Terra impede que isso aconteça, uma vez que está localizada bem no meio dos dois. Dessa forma, a sombra do nosso planeta é jogada na lua, que acaba “escurecendo”.

Já a Superlua, acontece quando a Lua fica cheia e se aproxima do ponto mais próximo da terra, que se chama perigeu. Aliás, é exatamente a união dos dois fenômenos que resultam na chamada lua de sangue.

Ela, por sua vez, carrega muitas crenças e significados para pessoas diferentes. Dessa forma, em sua maioria, esses indivíduos acreditam que ela seja o fim do mundo.

Teoria apresentada em passagens bíblicas, por exemplo, afirmam que a lua de sangue é um simbolo do dia final. Mais precisamente em Joel 2:31, é relatado que “o Sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do senhor”.

E por que a lua fica vermelha?

Lua de Sangue - O que é? Como e quando acontece?
Fonte: Mundo 4 Tech

A lua fica vermelha apenas por um simples fato. Tudo tem haver com a proximidade da Lua, com a atmosfera da Terra e dos raios solares. Você deve se lembrar que o Sol é capaz de emitir luz de todas as cores.

Então dessa forma, quando a Lua está mais perto da atmosfera terrestre, as cores de baixa frequência, que vêm dos raios solares, atingem a terra que se refletem na lua.

Com isso, as cores nos tons de vermelho incidem  no satélite natural. Pois ele tem frequência baixa.

Quando é possível ver o fenômeno?

Lua de Sangue - O que é? Como e quando acontece?
Fonte: Metrópoles

A lua de sangue, como comentado anteriormente, é muito raro de acontecer. Pois ela depende da Superlua junto de um eclipse lunar para acontecer. Ou seja, o fenômeno da Superlua é raro de se acontecer. Ainda mais junto com um eclipse.

Pois é preciso que a lua esteja cheia e atinja seu perigeu, popularmente falando, quando ela atinge o ponto mais próximo do planeta Terra.

Por tanto, esses dois fenômenos astronômicos podem ser vistos de qualquer lugar da Terra, sem usar aparelhos como o telescópio.

Se você gostou de ver sobre esse fenômeno maravilhoso que ocorre com a lua, vai gostar de conferir Qual a origem da lua? Como ela surgiu, quando e por quê?

Fonte: Brasil Escola, Hipercultura

Fonte imagem destaque: Revista Galileu – Globo.com