Outono: saiba quando começa e suas características

Uma das características do outono é a diminuição das temperaturas; além disso, é uma estação do ano conhecida pelas folhas caídas e frutas

Outono: saiba quando começa e suas características

As quatro estações não são tão bem demarcadas no Brasil quanto são no hemisfério norte do planeta, onde o outono é uma época visualmente impactante.

O outono é uma das quatro estações do ano, começando após o verão e antecedendo o inverno. Por isso, é vista como uma estação de transição. Dessa forma, as características do outono se assemelham com as do verão e do inverno. Mas as folhas caídas marcam visualmente a estação.

Portanto, nessa época a temperatura e a chuva começam a reduzir gradualmente, assim como o tempo de luz do dia, deixando o clima mais seco. Além disso, é a época do ano em que as folhas e os frutos começam a cair, o que significa que é um período de colheitas. Por isso, o outono é a estação das frutas.

No Hemisfério Sul, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de março e acaba entre 20 e 21 de junho. Enquanto que, no hemisfério norte, ele se inicia entre os dias 22 e 23 de Setembro, região onde a estação é mais sentida devido à vegetação temperada. Ademais, a chegada da estação do outono é marcada pela presença do equinócio de outono, tanto no hemisfério sul, quanto no norte. Consequentemente, os dias ficam mais equilibrados, ou seja, o dia e a noite possuem o mesmo tempo de duração.

O período em que as folhas caem ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Pois, ao perderem as folhas, elas poupam energia e se protegem do inverno que se aproxima. No entanto, no Brasil, as características do outono são mais amenas. O clima fica mais seco devido à redução das chuvas, a umidade relativa do ar diminui e aumenta a ocorrência de nevoeiros. Mas, no Brasil, o outono também é a estação das frutas.

Quando começa o outono?

Uol

O começo da estação do outono pode variar de acordo com a localização do hemisfério. Dessa forma, no sul, também conhecido como outono astral, se inicia entre os dias 20 e 21 de março e termina entre os dias 20 e 21 de junho. Enquanto que, no norte, o outono boreal se inicia entre os dias 22 e 23 de setembro e termina entre os dias 21 e 22 de dezembro.

Além disso, a data de início da estação, também marca o início do equinócio, período em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar. Por isso, o dia e a noite possuem a mesma duração de tempo. Portanto, sempre que é outono no hemisfério norte, é primavera no sul e vice-versa.

Quanto ao equinócio, ele representa o momento em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador. Dessa forma, a luminosidade é distribuída uniformemente entre os hemisférios norte e sul.

Quais são as características do outono?

Revista Menu

Uma das principais características do outono é a diminuição das temperaturas e das chuvas e o aumento dos ventos que ficam mais fortes. Pois, o outono é uma estação de transição entre o verão, que é quente e chuvoso, para a do inverno, que é fria e seca. No entanto, a intensidade dessas variações é diferente dependendo das tipologias climáticas de cada região do planeta. Ademais, há a diminuição da umidade relativa do ar e o aumento de ocorrência de nevoeiros.

Inicialmente, na estação do outono, os dias e as noites possuem a mesma duração, ou seja, cada um dura 12 horas. No entanto, a medida que o outono avança e se aproxima do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

Outra característica do outono é a queda das folhas da vegetação em espécies de caducifólias, principalmente em regiões de climas subtropicais e temperados. Pois, com a menor disponibilidade de água, as plantas perdem suas folhas. Isso ocorre como uma forma de preservar suas energias e reservas de água, para evitar que ocorra a evapotranspiração durante o inverno. Também é uma estação conhecida pela grande produção de frutas.

Por fim, o outono é famoso pela transformação na vegetação, quando a folhagem adquire tons amarelados e avermelhados, isso acontece devido à redução da incidência de luz solar e a diminuição da produção de clorofila.

No hemisfério norte

Next Seguros

As características do outono no hemisfério norte são mais acentuadas, principalmente nos territórios localizados entre os Trópicos de Câncer e o Círculo Polar Ático.

Na Zona Temperada do Norte, as quatro estações do ano são bem definidas. Dessa região fazem fazem parte a Europa, América do Norte e Ásia. Ademais, o outono tem a duração de aproximadamente três meses, sendo que o término da estação é marcado pelo solstício de inverno.

Uma característica incomum do outono na Europa e nos Estados Unidos é a ocorrência de um fenômeno climático conhecido como verão indiano. Durante sua ocorrência, há um aumento anormal das temperaturas médias para a estação, criando um tipo de veranico. Além disso, há o aumento da nebulosidade e índices de chuva à medida que o inverno se aproxima. Inclusive, em alguns países, é comum que a primeira neve caia ainda no outono.

No hemisfério sul

Uol

No hemisfério sul, a estação do outono é chamada de outono austral, sendo que seu final é marcado pelo início do solstício de inverno. Ademais, uma das principais características do outono no hemisfério sul é a gradual diminuição das temperaturas, que se intensificam a medida que o inverno se aproxima. Enquanto isso, a vegetação tende a amarelar e perder suas folhas.

Por fim, as regiões no hemisfério sul que vivenciam o outono de forma mais acentuada estão localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Denominado de Zona Temperada do Sul, ela engloba alguns países americanos, africanos e da Oceania. Também é comum a ocorrência de um fenômeno climático em alguns países, conhecido como veranico de maio, onde ocorre o aumento anormal das temperaturas médias para a época.

Como é o outono no Brasil?

Conhecimento Científico

O Brasil está localizado em sua quase totalidade no hemisfério sul do planeta, na zona de climas equatoriais e tropicais. O outono tem características mais sentidas nas regiões mais distantes da Linha do Equador, ou seja, no Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Isso ocorre porque estas áreas sofrem menos a influência do clima equatorial.

Dessa forma, nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, as temperaturas sofrem uma queda no meio da estação, com variações entre 12° C e 18° C. No entanto, em regiões serranas, a temperatura pode chegar a 10° C.

Isso ocorre devido à entrada de massa de ar frio oriundas do Polo Sul. Com fim da estação, há o fim das chuvas e o aumento dos ventos com a chegada do inverno. Ademais, na região Sul do Brasil, por se tratar de um clima subtropical, além da queda da temperatura,é comum ocorrer a frutificação das plantas. Por isso, o outono é considerado a estação das frutas.

Já nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as temperaturas são altas para a época, variando entre 22° C e 32° C, da mesma forma, o índice de chuvas é mais elevado do que no restante do país. Isso devido à influência da Linha do Equador.

Uol

Por fim, com o final do verão e chegada do outono, as temperaturas e as chuvas diminuem, e com isso as frutas estão no ponto de colheita. Dessa forma, é mais comum, nessa época, encontrar frutas como abacate, carambola, caqui, goiaba, laranja, limão, mamão, maracujá, melão, mexerica, entre tantas outras.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Solstício, o que é? Como, quando e porque ele ocorre.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Prepara Enem

Outras postagens