Ciência & Tecnologia

Luas de Saturno – Quantas são, novas descobertas e principais satélites

As luas de saturno somavam 62, até que em 2019 um grupo de astrônomos descobriu outros 20 satélites. O planeta é recordista em luas.

A Terra tem apenas um satélite natural, certamente todo mundo sabe disso. Mas, provavelmente, muitas pessoas não sabem que Saturno possui 82 satélites! Após uma descoberta da International Astronomical Union’s Minor Planet Centerem outubro de 2019, o planeta se tornou o recordista em número de luas. As luas de Saturno são fantásticas e, além disso, possuem características e tamanhos diferentes entre si.

Anteriormente, o posto de recordista de luas era de Júpiter, com 79 satélites naturais. No entanto, em 2019, os cientistas da instituição descobriram 20 novas luas em Saturno e o planeta assumiu o primeiro lugar no ranking.

Apesar da descoberta mais recente, em 2019, a primeira das luas de Saturno foi descoberta em 1655. Levou mais de 200 anos para que outras sete luas fossem descobertas. Em 1997, 18 satélites naturais foram descobertos de uma só vez.

Em resumo, Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar e, ao mesmo tempo, é o menos denso de todos. Portanto, as luas desse planeta possuem características específicas e seus nomes são inspirados em seres mitológicos. Quem propôs essa nomenclatura foi o matemático e astrônomo John Herschel, ao sugerir o nome de Titã para a maior lua do planeta.

Continua após a publicidade

Descoberta recente

As 82 Luas de Saturno- Novas descobertas e principais satélites
Saturno e as 20 novas luas. Fonte: Hipercultura

Primeiramente, como já contamos, em outubro de 2019, outras 20 luas de Saturno foram descobertas. O responsável por esse feito foi o telescópio Subaru, que é certamente o mais importante do Observatório Astronômico Nacional do Japão. Apesar de pertencer ao país asiático, o telescópio fica localizado em uma montanha no Havaí.

Cada uma dessas novas luas de Saturno possui cerca de 5 quilômetros de diâmetro e estão distantes do planeta em si. Além disso, sabe-se que 17 deles tem uma órbita conhecida como retrógrada, ou seja, que gira em sentido contrário ao movimento do planeta.

Ademais, a lua mais distante do planeta demora cerca de três anos para dar a volta em torno de Saturno. Enquanto isso, há outras três luas, cujo movimento acompanha a rotação do planeta. Elas estão mais próximas e demoram em média dois anos para girar ao redor do planeta.

Principais luas de Saturno

Ainda não há muitos detalhes sobre as 20 novas luas de Saturno. Por hora, sabe-se que são pequenas e estão afastadas do planeta. Os demais satélites, que já foram descobertos há um certo tempo, possuem algumas características definidas. Sobretudo, não vamos falar de todas as luas. Apesar disso, abaixo você confere algumas características das principais:

Continua após a publicidade

1- Titã

Sabia que Saturno tem 82 luas? Novas descobertas e principais satélites
Fonte: Hipercultura

Diâmetro equatorial: 5.150 km

Inicialmente, essa é a segunda maior lua de todo o sistema solar! A atmosfera desse satélite é composto quase em sua totalidade por nitrogênio, o que possibilitaria a existência de vida no local. Contudo, essa é apenas uma hipótese.

A lua é tão grande que chega a ser maior que alguns planetas do sistema solar, como Mercúrio. Além disso, seria possível andar no satélite sem roupas de proteção, apenas máscara de oxigênio, por conta de sua atmosfera e gravidade.

Origem do nome: Titãs eram figuras poderosas na mitologia grega. Eles eram tão imponentes que enfrentaram o deus dos deuses, Zeus. Essa força e poder condizem com a extensão do satélite natural.

Continua após a publicidade

2- Encélado

Sabia que Saturno tem 82 luas? Novas descobertas e principais satélites
Fonte: Hipercultura

Diâmetro equatorial: 504,2 km

Essa lua é extremamente gelada! Ao longo da superfície do satélite há centenas de gêiseres que soltam água que sai de um oceano subterrâneo. Parte do líquido expelido ajuda a formar o anel E do planeta.

Origem do nome: Na mitologia grega, Encélado foi um gigante portador de fogo. Mesmo sendo o menor de todos, ele era o mais inteligente. Além disso, ele lutou contra a deusa Atena em um conflito entre deuses e gigantes no Olimpo.

3- Jápetu

Sabia que Saturno tem 82 luas? Novas descobertas e principais satélites
Fonte: Hipercultura

Diâmetro equatorial: 1.436 km

Continua após a publicidade

Essa lua possui dois hemisférios opostos super diferentes! Um deles é escuro como carvão e o outro é claro e brilhante. Além disso, cientistas acreditam que três quartos do satélite são gelo e três quartos são rocha.

Origem do nome: Mais um nome relacionado aos titãs. Jápetu era um dos doze filhos de Urano e Gaia que, segundo a mitologia grega, viveram antes mesmo dos deuses do Olimpo. Era conhecido como ‘o perfurador’, já que era responsável por mortes violentas

4- Reia

Sabia que Saturno tem 82 luas? Novas descobertas e principais satélites
Fonte: Hipercultura

Diâmetro equatorial: 1.528 km

Essa lua é a segunda maior de Saturno! Em 2010, cientistas descobriram que esse satélite tem uma atmosfera formada por oxigênio e dióxido de carbono. A composição dessa lua é, em sua maioria, de gelo e rochas.

Continua após a publicidade

Origem do nome: Reia era uma titânide (o feminino de titã) que junto com seu irmão e marido Cronos, deu origem aos deuses do Olimpo. Ela foi responsável por abrigar Zeus quando o pai do deus tentou matá-lo.

5- Tétis

As 82 Luas de Saturno- Novas descobertas e principais satélites
Fonte: Hipercultura

Diâmetro equatorial: 1.059,8 km

Por fim, essa lua é uma das que está mais perto de Saturno! Ela possui uma cratera que ocupa quase completamente um de seus hemisférios. Além disso, o gelo de sua superfície é derretido pelo calor de Saturno.

Origem do nome: Mais uma titânide. Ela seria a mãe dos oceanos e rios. O nome combina bem com a lua, já que o gelo derretido em sua superfície inunda a cratera formando uma espécie de lago.

Continua após a publicidade

Enfim, gostou da matéria? Talvez você também goste dessa: Curiosidades sobre o universo – 20 fatos sobre o cosmos que valem a pena saber

Fontes: Hipecultura, Galileu, Sua Pesquisa

Fontes das imagens: Hipecultura, Galileu

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você