A princípio, determina-se os lugares mais frios do mundo por meio do clima e temperaturas médias dessa região. Nesse sentido, a grande maioria está no hemisfério norte da Terra, mais especificamente na área do Círculo Polar Ártico. No geral, as temperaturas ficam abaixo dos dez graus negativos em grande parte do ano.
Portanto, os amantes do frio tendem a ser atraídos mais facilmente para essas localidades. Ademais, além de oferecer paisagens naturais por conta das condições extremas de frio, ainda existem fenômenos como a aurora boreal. Por outro lado, o turismo de aventura é um grande atrativo desses destinos gelados.
Desse modo, estima-se que o primeiro dos lugares mais frios do mundo é Oymyakon, um município russo no leste da Sibéria. Sobretudo, recebe o título de lugar mais frio habitado, com cerca de 500 habitantes. Mais ainda, os termômetros chegaram a registrar a mais baixa temperatura em uma cidade povoada, chegando até a marca de -71,2º
Em contrapartida, um dos lugares mais frios do mundo sem habitantes é a estação de pesquisa russa Vostok, na Antártida. Curiosamente, é o ponto mais frio da Terra, com temperatura anual de -56º. Porém, o verão na região chega a registrar a maior temperatura, de -30º. Por fim, conheça outras regiões frias no mundo
Lugares mais frios do mundo
1) Antártida
No geral, a Antártida é um dos lugares mais frios do mundo porque é praticamente coberta de gelo. Além disso, localiza-se no Polo Sul com mais de 14 milhões de quilômetros quadrados. Nesse sentido, a temperatura mais baixa com registro na região foi de -93,2ºC.
Mais ainda, abriga Vostok, citada anteriormente como o ponto mais frio da Terra. Além disso, estima-se que as ventanias dessa região chegam ao marco de 100km/h, durando longos dias sem o menor sinal de Sol.
2) Ulaanbaatar, a capital que é um dos lugares mais frios do mundo
Curiosamente, Ulaanbaatar recebeu o título de capital mais fria do mundo, sendo também a maior cidade da Mongólia. No geral, os termômetros registram temperaturas negativas de até -40ºC. Sendo assim, os invernos tendem a ser extensos e gelados, com rios, lagos e até mesmo o solo congelados por vários meses do ano.
3) Snag
Em primeiro lugar, Snag é um dos pequenos vilarejos do Canadá com o título de cidade com menor temperatura da América do Norte. Mais ainda, os termômetros chegaram ao marco de -63ºC na época em que o título surgiu. Ademais, faz parte da lista de lugares mais frios do mundo porque dificilmente a temperatura local ultrapassa os -30ºC, mesmo no verão.
4) Yakutsk, um dos lugares mais frios do mundo construído sobre o permafrost
Também na Rússia, esse é um dos lugares mais frios do mundo curiosos, porque construiu-se a região sobre o permafrost. Em outras palavras, se trata de um solo típico na região ártica que está sempre congelado. Sendo assim, estima-se que o clima da cidade seja subártico extremo, com temperaturas chegando ao marco de -64,5ºC.
Apesar disso, a cidade conta com 300 mil habitantes e atrações turísticas que enchem a região de viajantes ao longo do ano. Como exemplo pode-se citar o Permafrost Kingdom, uma construção de dois túneis iluminados numa colina escavada e congelada.
5) Verkhoyansk, a competidora pelo título de lugar mais frio do mundo
Curiosamente, essa cidade disputa com Oymyakon pelo título de lugar mais frio do mundo. Também na região do Círculo Polar Ártico, essa região chegou a ter termômetros registrando -67.8ºC em 1933. Além disso, é uma região de extremos, com o verão marcando 38 graus positivos e o inverno chegando a -48ºC.
6) Klinck
Em resumo, a Organização Meteorológica Mundial registrou a temperatura de -69,6ºC em uma estação meteorológica automática em Klinck. Mais ainda, trata-se de uma localidade na Groenlândia que recebeu o título de menor temperatura com registro no Hemisfério Norte. Apesar disso, a cidade chama atenção por ter casas coloridas com arquitetura diferenciada e característica.
7) Finlândia, um dos lugares mais frios do mundo com turismo especializado
No geral, durante quatro meses do ano, a Finlândia fica debaixo da neve. Nesse sentido, as temperaturas chegam até 20 graus negativos, mas o turismo foca no esqui e atrai viajantes do mundo inteiro. Curiosamente, a Lapônia, popular por ser o lar do Papai Noel, apresenta atrações como a fábrica de presentes natalinos.
8) Groenlândia
Comumente, avista-se a Groenlândia como uma enorme mancha branca no mapa global. Desse modo, também é um dos lugares mais frios o mundo cuja temperatura máxima chega a 10ºC. Porém, existem incontáveis atrações com atividades na neve, principalmente os passeios de trenós e atividades esportivas.
9) Cazaquistão
Geralmente, as estações do ano no Cazaquistão também são bem estabelecidas, com um verão quente e um inverno que o adiciona na lista de lugares mais frios do mundo. Sobretudo, as temperaturas alcançam um nível abaixo de zero em todo o país. Em especial, as regiões de altitude incluem as menores marcas, com até -35ºC.
10) Islândia
Por fim, o último dos lugares mais frios envolve terras geladas cobertas por neve. No geral, a temperatura média anual é de 11º, porém é comum que esse número caía para abaixo de zero no inverno. Além disso, atrai incontáveis turistas pelo espetáculo da aurora boreal, visível em diferentes pontos do país.
E aí, conheceu os lugares mais frios do mundo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência
Fontes: National Geographic Brasil | Portal de Inverno | Passagens Promo
Imagens: Portal de Inverno