Ciência & Tecnologia

Nasa encontra iceberg perfeitamente retangular na Antártida

Diferente da maioria, o iceberg tem quatro arestas e quatro vértices, formando um retângulo quase perfeito no oceano gelado da Antártida.

Como aprendemos na escola, os icebergs são blocos de gelo de variados tamanhos – porém, todos bem grandes – que se desprendem de geleiras enormes.

O fenômeno natural resulta em pedaços de gelo irregulares, sem uma geometria assimétrica ou próxima de linhas retas. Fugindo a regra, os cientistas da NASA encontraram um iceberg em forma quase perfeita na Antártida.

Diferente dos outros, ele possui quatro arestas e quatro vértices, formando um retângulo quase perfeito a deriva dos oceanos gelados da Antártida.

Nasa encontra iceberg perfeitamente retangular na Antártida

Continua após a publicidade

Ele foi encontrado durante um voo da operação IceBridge (operação que busca avaliar as mudanças na espessura do gelo na região) da organização espacial americana.

O iceberg quase perfeito

Como você é capaz de ver na foto acima, tirada pela agência espacial americana, o bloco é quase perfeito. Um primeiro olhar pode até levar a crer de que ele não é obra do acaso, sendo a consequência pensada de alguma ação humana.

Continua após a publicidade

Mas a cientista da NASA e da Universidade de Maryland, Kelly Brunt, afirma que o fenômeno não é tão estranho quanto parece e, pelo contrário, é muito comum.

Nasa encontra iceberg perfeitamente retangular na Antártida

Continua após a publicidade

“Há dois tipos de icebergs, os que imaginamos na nossa cabeça, como o que afundou o Titanic, que parecem prismas ou triângulos na superfície, e depois os icebergs tabulares”.

Os tabulares são icebergs mais “perfeitamente” geométricos, sendo bem mais planos do que os que costumamos conhecer e ver com mais frequência.

Outro caso interessante

Para que você tenha uma ideia, não é a primeira vez que um iceberg tabular é registrado.

O maior iceberg registado na história foi também um tabular antártico. Ele possuía mais de 31 mil quilômetros quadrados. O seu tamanho permitia que pudesse até ser visto a 240 quilômetros a oeste da Ilha Scott, no Oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

Quem tirou a foto do recente iceberg tabular Antártico foi o cientista Jeremy Harbeck.

Nasa encontra iceberg perfeitamente retangular na Antártida

“Na realidade, estava mais interessado em capturar o iceberg A68 que estávamos prestes a sobrevoar, mas pensei que este iceberg retangular era visualmente interessante e bastante fotogênico, então pelo menos, tirei algumas fotos”, explicou Harbeck para a imprensa.

Interessante, não? Já tinha visto alguma coisa parecida antes? Comente!

Continua após a publicidade

E, falando em lugares gelados, você vai curtir conferir também: Termômetro quebra em -62ºC na cidade mais fria do mundo. Veja as fotos.

Fonte: DN, Sputinik

Próxima página »

Escolhidas para você