Curiosidades

Qual é o maior banco privado do mundo?

O maior banco do mundo é o Banco Industrial e Comercial da China, sendo a maior empresa de capital aberto do planeta atualmente.

Em primeiro lugar, o maior banco do mundo é o Banco Industrial e Comercial da China. Nesse sentido, estima-se possuir 4,9 trilhões de dólares em ativos, sendo a maior empresa de capital aberto do planeta. Ademais, conhece-se a instituição pelas siglas ICBC, do nome em inglês Industrial and Commercial Bank of China.

No geral, é ainda o maior banco da República Popular da China, junto com o Banco da China, o Banco Agrícola da China e o Banco da Construção Chinês. Curiosamente, o valor de mercado da instituição financeira chega a 239,5 bilhões de dólares. Sendo assim, consiste no maior valor de todos os bancos do mundo inteiro.

Além disso, trata-se ainda da maior empresa do mundo, ocupando o primeiro lugar na lista Forbes Global 2000 de 2019. Basicamente, a empresa conta com 449.226 funcionários, com 24 membros no Conselho de Administrativo. Nesse contexto, ainda há um Presidente, um Presidente do Conselho Fiscal e um Vice-Presidente. Em resumo, o atual presidente é Chen Siqing.

Maior banco do mundo, qual é? Origem, características e curiosidades
Fonte: Top Melhores

Origem e história do maior banco do mundo

A princípio, fundou-se o Banco Industrial e Comercial da China em janeiro de 1984. Porém, ao final de 2003 estima-se que a instituição possuía ativos da ordem de 5 bilhões. Ademais, atualmente o banco possui 19 mil filiais ao redor do mundo, com cerca de 2,5 milhões de clientes de negócio e 150 milhões de clientes individuais.

Continua após a publicidade

Desse modo, ainda conta com mais de 100 lojas fora da Ásia, com ampla atuação no exterior. Curiosamente, financiou em janeiro de 2012 a entrada da China Three Gorges Corporation na multinacional Energias de Portugal com representação em Lisboa.

Primeiramente, a instituição atuou de 1948 a 1979 com um sistema mono-bancário da China, fornecendo empréstimos para apólices e operações para o setor comercial. Entretanto, a reforma bancária do governo da China transformou a instituição em um banco central que acompanhasse quatro outros bancos especializados. Desse modo, o ICBC entrou nessa lista de quatro bancos centrais.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, em 1979 formou-se o sistema bancário de duas camadas. A partir de 1984 o governo chinês tomou a decisão de separar certas atividades para uma organização exclusivamente operacional, posteriormente denominada Banco Industrial e Comercial da China. Sendo assim, tomou-se controle das atividades comerciais a partir do Banco Popular da China.

A partir desse ponto, houve o crescimento da base de clientes, com expansão da atividade estrangeira e aquisições internacionais. Como exemplo, pode-se citar as filiais em Madrid, Paquistão, Carachi e Islamabad em 2011. Mais ainda, a participação de 80% da Standard Bank Argentina, tornando-se a maior operação de um banco chinês na América Latina.

Continua após a publicidade
Maior banco do mundo, qual é? Origem, características e curiosidades
Fonte: Top Melhores

Quais são os outros competidores desse título?

Logo em seguida ao Banco Industrial e Comercial da China tem-se o Banco Agrícola da China, com patrimônio avaliado em 4 trilhões de dólares. Em resumo, a instituição tem quase 70 anos de história, sendo uma organização bem estabelecida, Porém, investe principalmente na China com poucas filiais ao redor do mundo.

Além disso, trata-se de um dos quatro maiores bancos da República Popular da China. No geral, estima-se haver 320 milhões de clientes de varejo, três milhões de clientes corporativos e aproximadamente 24 mil agências no total. Sendo assim, trata-se do terceiro maior credor do país em ativos.

Mais ainda, o China Construction Bank ocupa a terceira posição no pódio do maior banco do mundo. Também consiste em um dos quato maiores bancos do país e um dos maiores do mundo. Porém, é o segundo maior do mundo em volume de ativos, com mais de 13 mil agências domésticas e sucursais em diversos continentes. Por fim, possui 3.400 bilhões de ativos.

Por outro lado, fora da China existem outros bancos que entram na competição pelo título de maior banco do mundo. A princípio, o principal é o JP Morgan Chase, a segunda maior empresa listada em Bolsa do mundo de acordo com a Forbes. Sobretudo, trata-se de uma sociedade gestora de participações sociais com sede em Nova Iorque.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu sobre o maior banco do mundo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você