Curiosidades

Maior caverna do mundo, Son Doong tem mais de 200 metros de largura

Sendo a maior caverna do mundo, a rainha Hang Son Doong é tão grande que comporta arranhas céus de um quarteirão inteiro da cidade de SP

Atualizado em 25/01/2020

Para os amantes de aventura, a natureza sempre nos presenteia e nos surpreende com lugares lindos e de tirar o folego. E foi isso que aconteceu no Vietnã, em 1991. Considerada a maior caverna do mundo, Hang Son Doong, está localizada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh. E com toda a sua grandeza, definitivamente desbancou a amiga Deer Cave, da Malásia, tendo duas vezes o seu tamanho.

A caverna possui mais de 200 metros de largura, 150 metros de altura, e aproximadamente 9km de extensão. Seu tamanho é tão esplendoroso que um Boeing 747 poderia voar em algumas partes. Ainda mais pelo fato de ser equivalente ao um quarteirão inteiro da cidade de São Paulo. Hang Son Doong também possui as maiores e mais altas estalagmites do mundo, por volta de 80 metros de altura.

Mesmo tendo sido descoberto em 1991, essa beleza natural só foi aberta ao público em 2013, e para chegar até ela é necessário adquirir excursões. Todavia não é algo impossível de se obter. Desta forma, para aqueles amantes de aventura, visitar Hang Son Doong, a maior caverna do mundo é uma aventura e tanto.

Hang Son Doong – a monumental e esplendorosa maior caverna do mundo
Go Outside

Origem e descoberta de Son Doong

A caverna foi descoberta por Ho Khanh em 1991, um morador da região que desde de sua infância costumava a passar longos períodos na selva do Parque Nacional. Frequentemente ele buscava madeira e alimentos para complementar a sua renda. E dessa forma, em um dos seus passios Khanh tropeçou em uma abertura de um penhasco.

Desta fresta o jovem observou nuvens de vapor que saiam dela. Assim também na mesma época, British Cave, Howard e Deb Limbert, membros da uma entidade espeleológica inglesa estavam no país. De modo que estavam realizando expedições em cavernas da área.

Mas a realidade foi outra. Assim British, Cave e Deb se reunirem com Ho Khanh, que mencionou sobre a descoberta que havia feito. Contudo o mesmo esqueceu da localização exata dela. O jovem se esforçou para tentar recordar a localização da caverna, todavia os esforços foram em vão.

Posteriormente, em 2008 o vietnamita reencontrou a caverna. E logo depois, em 2009  levou Howard, Deb e uma equipe para a primeira expedição ao lugar. Acredita-se que Hang Son Doong,  a maior caverna do mundo possui cerca de 2 à 5 milhões de anos. Bem como surgiu por conta de uma erosão causada por um rio, o que deu origem ao seu nome, “Son Doong” – caverna do rio da montanha”

Paisagens da maior caverna do mundo

O Parque Nacional Nha-ke possui sistemas cársticos, constituindo um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química das rochas. Com o resultado disso surgiram rios subterrâneos, paredões rochosos, dolinas e cavernas, como Hang Son Doong.

Formada na borda de uma zona de falhas, a caverna Son Doong foi “esculpida” pelo grande e poderoso Rio Rao Thoung. Por isso ela possui paisagens magnificas, desde selvas com uma grande variedade de animais nativos, até nuvens que envolvem todo o espaço. Formações de estalactites pendem pelo teto, estalagmites do chão, permitindo grandes escaladas e grandes cascatas podem ser vistas em seu interior.

Hang Son Doong – a monumental e esplendorosa maior caverna do mundo
Luiz Pellegrin

Então, estão prontos para essa aventura? Tem vontade de conhecer essa rainha? Hang Son Doong está aberta ao público, basta procurar uma agência de viagens e curtir a grande caverna! E se gostou dessa matéria, confira também: 30 lugares incríveis pelo mundo que você precisa visitar antes de morrer 

Fonte: Brasil 247 e Hypeness

Imagem de destaque: CNN Travel