Curiosidades

50 nomes e significados de pedras preciosas

Várias pedras preciosas foram descobertas na antiguidade, enquanto algumas foram recentemente apresentadas ao mundo por arqueólogos. Veja as principais delas!

Pedras preciosas ou gemas são pedaços de cristal mineral. Elas são lapidadas por joalheiros, para fazer joias ou outros adornos.

No entanto, embora certas rochas ou materiais orgânicos que não sejam minerais, por exemplo, âmbar e azeviche, também são matéria-prima ​​para joias, sendo considerados pedras preciosas.

A maioria das pedras preciosas é dura, mas alguns minerais macios também são usados ​​em joias, em virtude de seu brilho ou outras propriedades físicas que têm valor estético. A raridade, aliás, é outra característica que dá valor a uma pedra preciosa.

Como resultado, além das joias, desde a Antiguidade, as gemas gravadas e as esculturas em pedra dura, como xícaras; eram as principais formas de arte de luxo. Conheça os nomes das principais pedras preciosas a seguir.

Continua após a publicidade

50 nomes e significados de pedras preciosas

1. Ágata: a pedra preciosa da felicidade

Em primeiro lugar, a ágata é um dos sete tesouros do budismo. Além disso, essa pedra preciosa tem sido usada como amuleto desde os tempos antigos e, de fato, é considerada a pedra da felicidade.

Continua após a publicidade

Ademais, as pessoas acreditam que a ágata fortalece o amor, ajuda a melhorar o relacionamento entre seu parceiro e você e, portanto, aumenta a harmonia.

2. Alexandrita

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

Em segundo lugar, essa é uma pedra de nascimento para junho. Aliás, a alexandrita promove o bem-estar emocional, aumentando a confiança, a autoestima e, eventualmente, tornando a pessoa feliz.

Também simboliza sorte, boa sorte, bem como prosperidade e longevidade.

3. Amazonita

50 nomes e significados de pedras preciosas

Há muito se acredita que a amazonita é uma pedra calmante, pois relaxa o cérebro e o sistema nervoso. Ademais, pensa-se que ajuda a trazer boa saúde e ajuda a equilibrar as energias masculinas e femininas.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, usa-se a amazonita em terapias com cristais, embora também sirva para joias como colares.

4. Âmbar

O significado do nome da pedra preciosa âmbar é limpar e curar. Por isso, os antigos acreditavam que fornecia luz para os mortos enquanto atravessavam o submundo.

5. Ametista

Continua após a publicidade

Em suma, as ametistas simbolizam tranquilidade e segurança e são capazes de trazer inspiração e sabedoria ao usuário.

Outra implicação da pedra é o amor, como mencionado acima, uma gema muito útil para aumentar o charme e a atratividade e, assim, promover relacionamentos. Portanto, podemos pensar na ametista como uma pedra de mistério, romance e elegância.

6. Água-marinha

50 nomes e significados de pedras preciosas

Essa pedra refinada é conhecida por seus benefícios físicos e espirituais. Dessa forma,  água-marinha é útil para apaziguar a ansiedade, aumentar a serenidade e aumentar a comunicação.

Continua após a publicidade

7. Aventurina: a pedra preciosa da paz interior

Como uma pedra preciosa doce e benéfica, a aventurina absorve as ondas negativas. Além disso,  estimula a criatividade, dá energia e ajuda o usuário a tomar decisões. A propósito, a aventurina também é a pedra da paz e do equilíbrio interior.

8. Pedra de Cristo

50 nomes e significados de pedras preciosas

A pedra de Cristo, a pedra guerreira, a pedra mártir – os muitos apelidos da pedra de sangue apontam para seu poderoso simbolismo.

Continua após a publicidade

Em suma, ela significa sacrifício, força, justiça e destemor. Alguns curandeiros, aliás, dizem que promove uma circulação saudável e um sistema imunológico forte.

9. Cornalina

A cornalina representa o símbolo da vida com sua cor vermelho sangue. Além disso, esta pedra preciosa está vinculada aos ritos e cerimônias religiosas.

10. Calcedônia: pedra preciosa que combate emoções tristes

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

A calcedônia é capaz de eliminar a depressão, o medo e outras emoções tristes. Ademias, essa pedra ajuda o usuário a se livrar de coisas materiais desnecessárias que não têm nada a ver com a espiritualidade e, portanto, reduz os encargos no cérebro.

Por fim, acredita-se que a calcedônia roxa, especialmente, pode aumentar a espiritualidade e a capacidade do usuário de prever o futuro.

11. Crisoprásio

Como sua cor brilhante indica, a crisoprásio tem virtudes energéticas. Assim, é a pedra ideal para os estressados e insones, graças aos seus efeitos relaxantes e calmantes.

Continua após a publicidade

12. Citrino

Assim como sua cor viva e brilhante que o diferencia de todos os tipos de pedras preciosas, o citrino proporciona felicidade, ajustando as emoções das pessoas e acalmando-as.

Além disso, o citrino também é capaz de ajudar os proprietários a ganharem autoconfiança e tomarem melhores decisões, que são todas fontes de felicidade.

13. Diamante: seria a pedra mais preciosa?

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

O principal atrativo de um diamante, desde a Antiguidade até o presente, é que ele é “para sempre”, já que é um material bastante resistente.

Os diamantes encontrados naturalmente, em geral, têm idade de um a três bilhões de anos. Assim, sua jornada para as joalherias os levou das profundezas da terra para os ambientes de mais alta pressão impossíveis.

Aliás, os diamantes são amplamente conhecidos como o material mais duro já descoberto pelos humanos e, posteriormente, o diamante simboliza a durabilidade inquebrável de um vínculo.

14. Esmeralda

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

As lendas sobre essa pedra preciosa incluem histórias que permitiram ao usuário ver o futuro. Nesse sentido, ae uma esmeralda fosse posta sob sua língua, você seria forçado a revelar a verdade e ser protegido de espíritos malignos.

Ademais, as esmeraldas também tinham a reputação de serem capazes de curar doenças, forçar um amante a dizer a verdade e tornar o portador um orador eloquente.

No entanto, uma das lendas mais poderosas é que as esmeraldas foram uma das pedras preciosas concedidas por Deus ao rei Salomão e deu ao rei o poder de governar toda a criação.

15. Fluorita: pedra preciosa com cores fortes

Continua após a publicidade

Durante o período romano antigo, a fluorita era amplamente utilizada na produção de copos e vasos de vinho como uma pedra valiosa. Os antigos romanos até acreditavam que copos de vinho com fluorita nunca deixariam as pessoas bêbadas.

Além disso, a fluorita é famosa como “a pedra preciosa mais vívida do mundo”, por causa de sua cor rica e forte e cristais lisos e sem falhas. Este mineral, como uma das pedras mais especiais, é muito popular entre os colecionadores. Assim, a fluorita de boa qualidade pode alcançar preços muito altos.

16. Granada

50 nomes e significados de pedras preciosas

Muitas vezes as pessoas se referem a ela como uma pedra de transformação e mutação. Em suma, a granada tem a capacidade de ajudar a superar as dificuldades; bem como pode acentuar o amor apaixonado.

Continua após a publicidade

17. Hematita: a pedra preciosa metalizada

A hematita é geralmente vermelha, marrom, cinza e preta, com listras vermelhas e um brilho metálico a semimetálico.

Em suma, a pedra hematita significa coragem, resistência e otimismo e há muitos benefícios da hematita também, pois é um tom para aterramento, clareza e desintoxicação.

18. Iolita

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

O nome da pedra preciosa “iolita” vem do grego, que significa violeta e simboliza a cor da iolita de grau de gema. Além do roxo, a iolita também está disponível em azul, amarelo claro, verde claro e marrom claro.

Além disso, também é chamada de “safira de água”, porque é semelhante à safira índigo de Mianmar e geralmente contém água. Aliás, as principais áreas produtoras de iolita são Brasil, Índia, Sri Lanka, Mianmar, Madagascar e China.

19. Jade

Há muito se acredita que a pedra jade fornece ao usuário maior clareza, sabedoria e intuição. Por essa razão, os pingentes de jade são usados ​​há muito tempo como talismãs de proteção.

Continua após a publicidade

20. Jaspe

50 nomes e significados de pedras preciosas

A pedra de jaspe é um tipo de calcedônia opaca e principalmente vermelha, verde, amarela, marrom e raramente azul. Jaspe é conhecido como o Nutridor Supremo, assim, é uma pedra que em todas as suas manifestações e cores respira uma recepção calorosa e acalma a mente.

Jaspe traz alegria e encoraja quem o carrega a espalhar essa alegria para os outros, pois permite ao portador reconhecer aqueles que estão isolados e necessitados.

Quando usado, o jaspe aguça a mente e protege contra perigos físicos e psicológicos. Além disso, traz paz e tranquilidade durante períodos de estresse e medo e, aliás, reforça a coragem, permitindo que o portador enfrente os problemas da vida com firmeza.

Continua após a publicidade

21. Kunzita

50 nomes e significados de pedras preciosas

Kunzita é um mineral transparente rosa roxo contendo lítio. Além desse irresistível charme roxo-rosado, a composição da kunzita é muito estável, com dureza e gravidade específica na medida certa; além disso, essa pedra tem uma vantagem de preço absoluta.

22. Labradorita: pedra preciosa colorida

A labradorita é capaz de bloquear todos os pensamentos negativos fornecendo uma proteção mental. Ademais, ajuda a reduzir o estresse e a fadiga.

Continua após a publicidade

23. Lápis-lazúli

Entre todos os tipos de pedras preciosas, esta bela pedra azul-escura é conhecida por seus efeitos calmantes em pessoas nervosas ou deprimidas. Ademais, o lápis-lazúli ajuda os introvertidos, permitindo que ganhem confiança, promovam a comunicação e a liberdade de expressão.

24. Larimar

50 nomes e significados de pedras preciosas

A pedra larimar é uma pedra incrivelmente bela da República Dominicana, que significa “azul incomparável”. É de baixa produção, por isso, cara e tem propriedades metafísicas poderosas, incluindo relaxante e calmante.

Continua após a publicidade

A pedra larimar corresponde, sobretudo, ao chakra laríngeo e tem efeito refrescante e liberador, ajudando a limpar as energias negativas de cada chacra e trazer paz.

Portanto, nos ajuda a examinar objetivamente e avaliar nossos pensamentos e comportamentos e depois melhorar. É uma pedra que promove a “autorreflexão”.

25. Malaquita

50 nomes e significados de pedras preciosas

Uma superstição antiga levou muitas pessoas a acreditar que a malaquita ajuda os bebês a dormir e mantém os maus espíritos afastados. Por isso, muitos pais colocam uma pedra de malaquita nos berços de seus bebês. Além disso, a malaquita é normalmente usada para fins decorativos.

Continua após a publicidade

Mais algumas pedras preciosas e seus nomes

26. Pedra-da-lua: pedra preciosa aliada das mulheres

As pedras-da-lua têm poderes de cura em questões femininas, por exemplo, infertilidade e menopausa. Evocadas por sua cor suave e pura, essas pedras preciosas permitem que as pessoas suavizem o clima e aumentem a satisfação materna. Elas também estimulam intuições e inspirações.

27. Ônix

50 nomes e significados de pedras preciosas

Nos tempos antigos, o ônix era conhecido como o “terceiro olho”. Na Idade Média, era considerada a “pedra preciosa para afastar os maus espíritos”. Já os persas usavam o ônix para curar a epilepsia e até mesmo para acalmar as tempestades.

Continua após a publicidade

Esta pedra negra, em suma, tem um efeito calmante na mente, protegendo-nos de pesadelos, eliminando fantasias indesejadas e pensamentos vacilantes, tornando-se uma fonte de força e serenidade.

Por isso, o ônix era uma das pedras favoritas da Rainha Vitória da Inglaterra. Por fim, na antiga tradição inglesa, as parteiras costumavam colocar ônix ao lado dos bebês para acalmá-los.

28. Opala

Ao longo da maior parte da história humana, a opala de todos os tipos de pedras preciosas foi considerada a pedra preciosa mais sortuda e incrível, graças à sua excelente capacidade de apresentar todas as cores por conta própria. Na Roma Antiga, aliás, esta gema simbolizava amor, paixão e esperança.

Continua após a publicidade

29. Pérola

Pérolas, conhecidas como a “Rainha das Joias”, simbolizam saúde, paz, riqueza e longevidade. Aliás, as pérolas são amadas pelas pessoas desde os tempos antigos e trazem bons presságios para as pessoas que a utilizam.

30. Peridoto

Há muito se pensa que esta gema é um cristal de poder positivo. Por isso, um talismã para honrar o amor, a fonte da abundância, e pode expandir a capacidade de receber da energia do Universo.

Continua após a publicidade

Além disso, o peridoto é frequentemente usado em joias finas, com opções populares sendo colares e anéis. Quando usado com as intenções certas, também pode ser um talismã para proteger seu dono dos perigos e pesadelos noturnos.

31. Opala Rosa

Como sua cor feminina e suave, a opala rosa tem efeitos calmantes e relaxantes. Portanto, esta pedra é conhecida por ajudar na concentração. Também permite um sono mais sereno. A opala rosa é recomendada, sobretudo, para pessoas que têm dificuldade em se aceitar.

32. Rodocrosita

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

Esta linda pedra rosa é um símbolo de amor e compaixão. Desse modo, a rodocrosita traz de volta sentimentos enterrados e dolorosos e permite uma liberação emocional. Aliás, esta pedra traz uma atitude positiva para o usuário.

33. Quartzo rosa

50 nomes e significados de pedras preciosas

Doce e refinada, esta pedra evoca paz, ternura e serenidade. Além disso, o quartzo rosa ajuda a curar feridas emocionais. Dá uma sensação de tranquilidade e reforça a autoconfiança a ponto de permitir que o usuário se aceite como é.

34. Rubi: pedra preciosa dos casamentos

Continua após a publicidade

A cor vermelha quente do rubi faz com que as pessoas sempre o associem à paixão e ao amor, conhecida como a pedra do amor, simbolizando a paixão, a beleza, a eternidade e a firmeza do amor. Nos casamentos reais europeus, os rubis ainda são vistos como testemunhas do casamento. Aliás, este nome de pedra preciosa é um dos únicos encontrados na Bíblia.

Como o rubi é permeado por um forte sopro de vida e uma cor rica, as pessoas pensavam anteriormente que era a encarnação do pássaro morto-vivo e tinham uma forte ilusão sobre essa pedra preciosa.

35. Safira

50 nomes e significados de pedras preciosas

Segundo a lenda, a cor azul única da safira vem da graça de um deus; portanto, todos que a virem ou tocarem sentirão a incrível e forte atração, como se fossem introduzidos no infinito céu noturno cheio de belos sonhos, abençoados com paz e sabedoria.

Continua após a publicidade

Os antigos persas acreditavam que a safira era tão azul quanto o céu e, portanto, consideravam essa pedra preciosa um símbolo de lealdade e prestígio.

36. Sardônica: pedra preciosa bem diferente

50 nomes e significados de pedras preciosas

Sardônicas têm sido usadas ​​como uma pedra de proteção e força desde os tempos antigos, levando-as a serem associadas à coragem, felicidade e comunicação clara. Também acredita-se que elas trazer estabilidade ao casamento e felicidade duradoura para aqueles que a usam.

37. Quartzo fumê

Continua após a publicidade

O quartzo esfumaçado é considerado a pedra da responsabilidade e da reorientação. Esta pedra preciosa sublime pode acalmar emoções fortes que confundem a mente e assim eliminar medos e ansiedades. Diz-se que o quartzo fumê melhora a lucidez e a concentração.

38. Espinélio

50 nomes e significados de pedras preciosas

Espinélio é considerado uma pedra de esperança e revitalização. Uma vez que vem em uma variedade de cores, acredita-se que revitalize todos os chakras. Muitas pessoas usam pingentes ou anéis dessa pedra preciosa para se livrar de pensamentos negativos, recuperar o senso de energia e encontrar um novo entusiasmo pela vida.

É pensado para ampliar as perspectivas de seus usuários, trazendo energia fresca para a mente, corpo e espírito.

Continua após a publicidade

39. Sugilita

Acredita-se geralmente que a sugilita tem um forte poder de cura. É capaz de ajudar a aliviar emoções extremas, como raiva e depressão, e limpar e purificar a energia negativa do corpo.

Ademais, a sugilita também ajuda o usuário a trabalhar e lidar com outras pessoas com gentileza, humor e paciência no dia a dia, o que ajuda a expandir ainda mais as relações interpessoais; a pedra também é capaz de nos ajudar a acalmar, focar e nos comunicar mais pacificamente com nossas mentes durante a meditação.

40. Tanzanita

Continua após a publicidade

Essas joias só chegaram aos mercados comerciais na década de 1960, mas desde o momento em que estrearam, elas se tornaram superestrelas. Ela limpa a energia ruim e obsoleta proporcionando brilho, entusiasmo, iluminação e calor.

Em forma de rocha e predominantemente violeta, a tanzanita fornece energia Yang. Incentiva a atividade, forte emoção, ação e paixão, promovendo novas ideias e o aumento da energia sexual.

41. Olho de Tigre

50 nomes e significados de pedras preciosas

O olho de tigre é considerado pelos índios uma pedra sagrada, símbolo de prestígio, para prevenir a depressão, doenças físicas e mentais e inspirar coragem.

Continua após a publicidade

42. Topázio

Os antigos gregos acreditavam que o pó de topázio pode ser usado para fazer vinho para tratar asma, insônia, queimaduras e sangramento. Além disso, o topázio pode regular a função linfática, melhorando problemas relacionados ao trato respiratório, traqueia e garganta. O topázio também ajuda na digestão, fortalece o estômago e os intestinos e ajuda a eliminar a gordura abdominal.

Atualmente acredita-se que o topázio pode ser usado como amuleto para eliminar a tristeza e aumentar a confiança. Por fim, diz-se que usá-lo como um pingente ajuda a nos tornar emocionalmente estáveis ​​e evitar pesadelos.

43. Turmalina negra

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

As turmalinas negras parecem escuras e profundas. Dizem que ajudam a eliminar efetivamente o estresse, a fadiga, a ansiedade e a melhorar a saúde física e a sorte.

Para aqueles que se assustam facilmente e têm pesadelos durante o sono à noite, colocar uma turmalina negra ajuda a estabilizar o campo de energia espacial e a dissipar o mal.

44. Turmalina

A energia contida na turmalina tem um efeito calmante, o que ajuda as pessoas a se concentrarem. Além disso, essas cores mutáveis ​​inspiram ideias e criatividade, para que as pessoas possam se comportar com firmeza, dar o melhor de si e fazer suas carreiras florescerem.

Continua após a publicidade

Com efeito, a turmalina também pode emitir um campo magnético com grande afinidade, que pode eliminar a indiferença entre os indivíduos e, portanto, ter um efeito natural de atração em relação ao amor e à amizade. Ao mesmo tempo, as pessoas que usam joias de turmalina podem liberar mais charme e se tornar mais atraentes.

Além dos efeitos acima, as turmalinas vermelhas e verdes também têm o significado de acumular riquezas e bens.

45. Turquesa

50 nomes e significados de pedras preciosas

As turquesas são capazes de facilitar a comunicação e reduzir o estresse de falar em público. Essa pedra verde inspira calma e serenidade e amplifica o sentimento de amor. Ademais, também pode ajudar a evitar problemas psicológicos para seu dono, permitindo que energias positivas se manifestem.

Continua após a publicidade

46. Zircão

50 nomes e significados de pedras preciosas

O nome Zircão originou-se na Pérsia, onde essas pedras preciosas serviam a todos os tipos de propósitos.  O zircão ou “pedra da virtude”, é visto na prática das religiões do Extremo Oriente e os crentes dizem que o zircão certo pode impactar chakras específicos.

Dito para ajudar os usuários a aprimorar sua intuição, as peças têm a reputação de manter o usuário espiritualmente fundamentado e ajudá-los a aprimorar suas habilidades de comunicação psíquica também.

47. Painita: uma pedra preciosa rara

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

A painita é uma das pedras preciosas mais raras do mundo, podendo o quilate chegar até US$ 60 mil. Ela foi descoberta pelo britânico Arthur C.D. Pain, em 1950, na região de Mianmar.

48. Cristal: pedra preciosa popular

Os cristais se originam a partir de uma combinação de minerais e areia de quartzo. O processo produz uma pedra mais pura e de maior densidade que o vidro. Os cristais são frequentemente revestidos com uma película metálica para adicionar cor.

Dessa forma, acredita-se que os cristais agem diretamente nas pessoas através do desbloqueio, liberação e reequilíbrio das energias. E estas estão diretamente ligadas à nossa alegria, felicidade e outros sentimentos.

Continua após a publicidade

49. Morganita: pedra preciosa que auxilia na saúde física

50 nomes e significados de pedras preciosas

A pedra preciosa morganita recebeu esse nome em homenagem ao financista JP Morgan. Ela se trata de uma forma do mineral berilo. De forma geral, é uma pedra transparente a translúcida, na maioria das vezes rosada. Mas, existem variações laranja e amarela.

No corpo físico, a morganita ajuda a cuidar do estresse e doenças causadas por ele, a tratar da tuberculose, asma, enfisema pulmonar, problemas cardíaco, vertigem, a impotência e bloqueios pulmonares. Assim, é uma pedra poderosa para combater a resistência consciente ou inconsciente, trazer a cura e a transformação.

50. Madrepérola

50 nomes e significados de pedras preciosas

Continua após a publicidade

Outro nome de pedra preciosa muito famosa é madrepérola; ela vem do revestimento interno iridescente de certas conchas de moluscos. A pedra possui associação com a Lua, o que permite o estímulo à imaginação e à sensibilidade, aumentando a capacidade de intuição e trazendo equilíbrio à vida.

Outro benefício da madrepérola é que ela auxilia no equilíbrio dos estados emocionais. Também ajuda a lidar com situação que sejam problemáticas e cheias de tensão.
Por fim, a proteção e a riqueza também estão ligadas à substância. Pois, as suas propriedades remetem ao dinheiro e à prosperidade.

Então, gostou de saber os nomes de pedras preciosas? Pois, confira também: Diamante amarelo, o que é? Origem, características e preço

Fontes: SGB educa, Gemas da terra, Green me.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você