O boi Bucklehead entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, após registrar o maior chifre do mundo. De ponta-a-ponta, os chifres do animal exibem 3,35 metros de extensão total.
O animal é da raça de gado texano longhorn, do inglês para chifre longo. Sendo assim, é comum que bois da espécie se destaquem pelo tamanho avantajado dessa parte do corpo.
O recorde foi conquistado em 2020, durante o evento Horn Showcase, realizado em Oklahoma, nos Estados Unidos.
Maior chifre do mundo
Bucklehead conquistou a marca com apenas seis anos de idade, superando a marca anterior de outro longhorn, Poncho Via. Além do próprio animal, sua tutora também se destacou pela juventude.
Isso porque o boi foi apresentado no evento pela adolescente Marceala Gonzales, de apenas 14 anos. Além da ajuda do irmão, Leandro, e a da mãe, Pauline, ela conta com uma equipe especializada para tratar de Bucklehead.
Segundo maior chifre
Anteriormente, o recorde de Bucklehead estava na posse de Poncho Via. De acordo com as medidas apresentadas pelo Guinness Book, os chifres de Poncho mediam 3,04 m, de ponta a ponta.
Poncho foi criado por uma família de fazendeiros no Alabama, nos EUA. A princípio, seus criadores queriam um longhorn de estimação, mas passaram a usar o animal em competições e eventos de gado.
Gado longhorn
O nome longhorn vem do inglês para chifre longo, já que os chifres desses animais desempenham um papel importante em sua sobrevivência. Uma vez que consegue sobreviver em regiões com pouca vegetação, a espécie acaba se deparando com predadores nesses ambientes selvagens.
Sendo assim, diante da ameaça de coiotes e leões da montanha, é o chifre que se torna sua principal arma de proteção.
Entre fazendeiros e criadores, os longhorn possuem várias características de destaque, mas é realmente o fator maior chifre que mais chama atenção.
Outros chifres de destaque
Sato
O boi Sato também já parte do Guinness Book como dono do maior chifre do mundo, antes de ser superado pelos outros da mesma espécie. Criado por Pam e Scott Evans, Sato tem chifres que medem 2,76 m, de uma ponta até a outra.
JR
Assim como Sato, o touro JR, que vivem em Queensland, na Austrália, também tem chifres reconhecidos pelo Guinness. Os dois bois, inclusive, compartilham a mesma medida de chifres: 2,76 m.
Cowboy Tuff Tex
Apesar de ter um chifre menor, com 2,62 m de comprimento, o boi Cowboy Tuff Tex também já figurou no livro dos recordes. Por fim, com a morte de Sato, ele foi reconhecido como o detentor do maior chifre do mundo num animal vivo.
Fontes: Star Creek Ranch, NPR, Compre Rural, R7, Compre Rural, G1, Agua Boa News
Imagens: Daily Mail, Guinness World Records, Texas Longhorn, Arrowhead Cattle Company, Y4 Longhorns, Guinness World Records, GoSanAngelo