Listas

Animais de estimação: 14 mais indicados para pequenos espaços

Muita gente que mora em locais apertado tem vontade de ter animais de estimação. Para ajudar na escolha, acompanhe nossa lista!

Por P.H Mota

Os animais de estimação pequenos são excelentes opções para as pessoas que não dispõem de muito espaço e que querem ter um bichinho. É importante ressaltar que estes animais que listaremos, lidam muito bem com espaços pequenos, como é o caso dos lagartos e dos furões, por exemplo.

A companhia de animais de estimação pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Mas, antes de escolher um bichinho, é importante ter cuidado. Isso porque os animais geram gastos como alimentação, higiene, saúde e até mesmo lazer.

Além disso, caso você opte por animais de estimação exóticos, os cuidados podem ser ainda mais especiais. Várias espécies, por exemplo, precisam de autorizações para uma obtenção legal.

Tipos de animais de estimação pequenos

1. Furão

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços

O furão é um animal de estimação pequeno que pode ser mantido em uma gaiola, mas precisa sair dela para brincar. Como tem muita energia para gastar, vai se aventurar pela casa com muita liberdade, por lugares bem inesperados. Isso porque ele adora entrar em buracos e lugares bem fechados, o que pode até mesmo colocá-lo em situações de perigo.

Ao mesmo tempo, o desejo de se enfiar em lugares pode provocar, por exemplo, furos e danos em sofás e outros móveis. Mas a quantidade de energia também significa que ele é um ótimo companheiro, carinhoso e amável.

Continua após a publicidade

2. Chinchila: um ótimo animal de estimação

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços

Diferente dos furões, as chinchilas são animais de estimação pequenos com uma vida bem mais tranquila. Também vivem em gaiolas, mas são mais calmos e limpos. Além disso, também são bem quietos, não fazem barulho e são fáceis de cuidar.

No entanto, toda essa calmaria também tem um lado negativo. As chinchilas são animais muito introvertidos, o que pode dificultar a socialização.

3. Hamster

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços

Os hamsters também são roedores calmos, que vivem em gaiola e não fazem muita sujeira. Eles também são muito inteligentes e dóceis e vão retribuir o carinho que receberem dos donos. Para gastar a energia ao longo do dia, precisam de brinquedos dentro da gaiola.

Hamster podem até ser retirados de suas gaiolas, mas com cuidado, para que eles não se percam pelo ambiente, já que são muito pequenos.

Continua após a publicidade

4. Porquinho-da-índia: animal de estimação adorável

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços

Os porquinhos-da-índia são outra opção para quem quer roedores pequenos, calmos e fáceis de cuidar. Assim como seus parentes próximos (os hamsters), são fofos, espertos e mantidos em gaiolas, onde conseguem se limpar com facilidade.

5. Peixe

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços

Os peixes podem não parecer atraentes para muita gente, já que não são animais de estimação muito interativos. Por outro lado, são boas companhias para quem quer relaxar ou contemplar o ritmo tranquilo da rotina aquática.

A princípio, precisam de um bom investimento financeiro para criar e compor o aquário. Mas, depois disso, só precisam de cuidados com alimentação e limpeza do espaço em que vivem.

6. Coelho

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços Os coelhos são roedores bem maiores do que os anteriores, mas também podem ser criados como animais de estimação. Por outro lado, precisam de gaiolas bem maiores e mais cuidados, como pedaços de madeiras para roerem e gastarem os dentes.

Continua após a publicidade

Outro cuidado importante é não mantê-los diante dos raios de Sol, que podem ser danosos; e limpar a gaiola diariamente. Apesar de conhecidos por comerem cenouras, eles preferem, na verdade, as folhas do vegetal.

7. Pássaros

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços

Existem várias espécies de pássaros que podem ser criadas em apartamentos. Antes de adquirir um, é importante entender as especificidades de cada espécie, para saber se ela atende às necessidades de mais calmaria ou mais interatividade.

Além disso, cada ave também precisa de um tipo específico de cuidado. As cacatuas, por exemplo, não gostam de sons altos e precisam sair das gaiolas para se exercitar. Por outro lado, papagaios precisam de atenção diária e podem, inclusive, aprender algumas palavras.

8. Tartaruga: animal de estimação com vida longa

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços As tartarugas são répteis que vivem por muitos anos, então, você pode ter que cuidar desse bichinho por décadas de sua vida. Por conta do metabolismo lento, um animal adulto não precisa comer todos os dias, mas precisa tomar sol com frequência.

Além disso, cuidados com o aquário devem ser frequentes. O espaço deve ser grande, para permitir a movimentação da tartaruga, e com a água em temperatura entre 26 e 28 ºC.

Continua após a publicidade

9. Cachorro

Animais de estimação: 12 mais indicados para pequenos espaços Certamente, um dos pets mais populares e desejados é o cachorro. Assim como no caso dos pássaros, é preciso ficar atento às características específicas de cada raça. Para apartamentos, por exemplo, deve-se apostar em raças pequenas e personalidades mais calmas.

Além disso, os animais que não tiverem espaço para brincar, devem passear com frequência para gastar energia. Os cachorros também precisam de companhia frequente, então, podem não ser boas opções para quem precisar deixá-los sozinhos.

10. Gato

Gato Assim como os cães, os gatos são muito queridos e visados. Em comparação, são mais independentes e tranquilos.

Isso porque não exigem tanta dedicação para prática de atividades físicas, por exemplo. Além disso, conseguem cuidar melhor da própria higiene e não precisam de muito para ficarem satisfeitos.

Também é preciso ficar atento a características de raças, que podem precisar de cuidados específicos.

11. Lagarto: animal de estimação exótico

Lagarto Os lagartos também podem ser encontrados em várias espécies diferentes. Dependendo do tamanho e dos hábitos, precisam de cuidados particulares e alimentação específica.

Continua após a publicidade

Entretanto, todos eles precisam de bom espaço em seus terrários e de manutenção da temperatura por volta de 25 a 30 ºC. Como são animais de sangue frio, precisam desse calor para garantir sua saúde.

Além disso, precisam de iluminação especial para produção de vitamina D.

12. Miniporco

Miniporco

Os miniporcos são bem sociáveis, dóceis e brincalhões, por isso são excelentes para quem deseja uma alternativa para cachorros e gatos. Assim como os cachorrinhos, esses animais gostam muito de passear. Além disso, são bem pequenos, não passando de 60 cm de altura.

Contrariando o senso comum, esses bichinhos não têm cheiro ruim e são bem limpinhos.

13. Jiboia

Jiboia

Continua após a publicidade

A jiboia é uma serpente não peçonhenta, de porte médio e possui diversas manchas geométricas em suas escamas. Muita gente aprecia essa cobra como um animal de estimação.

Por ser um animal exótico, a jiboia precisa de cuidados especiais, assim, é indispensável consultar veterinários e especialistas para ajudar nos cuidados com a serpente.

As jiboias só podem ser adquiridas legalmente por meio de criadores autorizados pelo Ibama.

14. Rato-twister

Rato-twister

Mais um roedor para a nossa lista! Esses animais são excelentes para se criar, pois, além de pequenos, são muito sociáveis, brincalhões e ativos. E é importante ressaltar que eles não transmitem doenças e nem são sujos.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fontes: Petz, Canal do Pet, Incrível, Maiores e Melhores.

Próxima página »

Escolhidas para você