História

Maior pirâmide do mundo – Origem, localização e curiosidades

Em Cholula, no México, está a maior pirâmide já construída na história da humanidade. Este antigo templo tem uma grande importância local.

É comum pensar que a maior pirâmide do mundo está no Egito, no entanto a maior estrutura desse tipo está na verdade no México, escondida sob uma colina na cidade de Cholula, em Puebla. Conhecido como a Grande Pirâmide de Cholula, este antigo templo asteca tem uma base quatro vezes maior que a de Gizé e quase o dobro do volume.

A Grande Pirâmide de Cholula é conhecida pelos nativos como Tepanapa e fica 55 metros acima da planície. Dessa forma, ela é considerada o maior monumento do mundo já construído. Até o famoso explorador espanhol Hernán Cortés, ergueu uma igreja em cima dela. Conhecida como La Iglesia de Nuestra Señora de Los Remedios (Igreja Nossa Senhora dos Remédios), a igreja ainda está de pé até hoje e atrai visitantes de todo o mundo.

Segundo os historiadores, o templo foi construído para homenagear Quetzalcóatl, a serpente emplumada e o deus asteca do vento e do aprendizado, criador de toda a humanidade. Depois de dedicarem um monumento tão imponente ao deus e até construir uma cidade sagrada ao redor dele, os astecas esperavam proteção divina em Cholula.

Como a maior pirâmide do mundo foi erguida?

Maior pirâmide do mundo: origem, localização e curiosidades
Fonte: Pinterest

Há mais de 2.000 anos, Cholula deixava de ser uma pequena e pacata vila e se tornava uma cidade de certa importância. Como resultado, muitas das culturas poderosas do México puderam governá-la. Entre elas estavam: os olmecas, os toltecas e, mais tarde, os astecas, com quem a cidade tinha alguma aliança. A cidade já foi chamada de Acholollan (em Nahuatl), que significa local de vôo ou água que cai no local de vôo.

Continua após a publicidade

Dessa forma, pela arquitetura e pelos itens encontrados no local, pesquisadores acreditam que Cholula tinha fortes relações não apenas com as cidades vizinhas, como Tenochtitlán, mas também com o litoral. Por exemplo, os arqueólogos encontraram conchas do mar sob um dos altares, uma oferenda a Quetzalcóatl .

Com efeito, cada grupo que dominou Cholula foi adicionado à pirâmide, até que se tornou a estrutura maciça maior do mundo. Além disso, o povo de Cholula participava de muitos rituais religiosos, incluindo sacrifícios humanos. Mas depois de um tempo, a pirâmide Cholula foi deixada para ser coberta por plantas selvagens e desapareceu sob um monte.

A pirâmide de Cholula e os colonizadores

Fonte: Pinterest

Cholula manteve uma espécie de aliança com Tenochtitlán. Desse modo, as duas cidades organizaram guerras rituais de flores, sendo um importante centro sagrado, até mesmo os líderes astecas foram a Cholula para serem ungidos. As peregrinações eram feitas à cidade para momentos de adoração.

Após a chegada de Hernán Cortés, Cholula era a segunda maior cidade do México, com uma população de até 100.000 habitantes, segundo algumas estimativas. Todavia, há algumas divergências sobre o que aconteceu. O mais provável é que Cortés descobriu a aliança entre Cholula e Tenochtitlán e uma suposta conspiração contra os espanhóis e decidiu fazer um ataque preventivo. Como resultado, milhares foram massacrados pelos espanhóis. Segundo Cortés, 3.000 foram mortos em três horas, mas o conquistador Bernardino Vázquez de Tapia afirmou que o total de mortos foi de 30.000.

Continua após a publicidade

O que quer que realmente tenha acontecido, o massacre teve o efeito que Cortés desejava, e o povo do México estava muito mais inclinado a se render. Nesse sentido, o templo foi destruído e uma igreja foi construída na pirâmide de Cholula, pois os espanhóis pareciam acreditar que era apenas uma grande colina.

A maior pirâmide do mundo hoje

Maior pirâmide do mundo: origem, localização e curiosidades
Fonte: Pinterest

Dos anos 1930 até hoje, grandes esforços foram feitos para escavar o templo. Dessa maneira, diversos túneis foram cavados dentro da estrutura e muitas descobertas arqueológicas foram feitas no local. Existem réplicas de alguns dos afrescos que foram encontrados e expostos aos visitantes verem. Além disso, os visitantes também podem explorar os túneis, sozinhos ou com um guia.

A base da pirâmide de Cholula mede 450 metros de largura e possui 66 metros de altura. Seu volume total é estimado em 4,45 milhões de m³. Portanto, a pirâmide de Cholula é um local fascinante para visitar, inclusive Cholula recebe cerca de 220 mil visitantes por ano.

Se gostou desse artigo, leia também: Calendários antigos – Primeiros sistemas de contagem do tempo

Continua após a publicidade

Fonte: Aventuras na história

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você