Para um brasileiro, falar nas maiores estátuas do mundo pode ser um gatilho para pensar automaticamente no Cristo Redentor. Além disso, outras esculturas ao redor do país, como o Padre Cícero (ou Padim Diço), em Juazeiro do Norte, ou a padroeira de Santa Rita, em Santa Cruz, também merecem destaque.
No entanto, a única estátua brasileira que poderia figurar na lista é a de Santa Rita, com seus 56 metros de altura. O monumento, inclusive, é também a maior estátua do Brasil e a maior escultura de arte sacra do mundo.
Isso porque algumas das obras espalhadas pelo mundo ultrapassam não só as dezenas de metros, mas passam dos 100 metros de altura. Sendo assim, vamos conhecer alguns dos monumentos feitos em homenagem a líderes históricos e figuras religiosas no mundo todo.
Maiores estátuas do mundo
Estátua da Unidade, Índia
O monumento em homenagem ao vice-primeiro-ministro da nação tem 182 metros de altura e fica em Gujarate. A construção teve início em 31 de outro de 2013 e só terminou cinco anos depois, em 2018.
Buda do Templo da Primavera, China
A segunda maior estátua do mundo tem 153 de altura e fica no condado de Lushan, na China. O monumento retrata o Buda Vairocana em um trono de lótus.
Laykyun Setkyar, Myanmar
A construção da estátua começou em 1996 e só terminou 12 anos depois, em 2008. Retratando a imagem de um Buda de pé, a altura total é de 130 metros (incluindo a base). Os visitantes do local podem subir até o topo do monumento por um elevador, de onde é possível apreciar uma outra estátua de Buda, deitado.
Ushiku Daibutsu, Japão
Mais uma das maiores estátuas do mundo que retrata um Buda, esta é feita de bronze e tem 120 metros de altura. A construção fica em Ibaraki e conta com um deck de observação de 85 metros, de onde visitantes podem observar a paisagem local.
Nascimento de um Novo Mundo, Porto Rico
Assim como a estátua japonesa de Buda, esta também possui 120 metros de altura. Entretanto, diferente das outras da lista, é a primeira que não fica na Ásia. O monumento representa Cristóvão Colombo e homenageia a chegada do navegador à América, em 12 de outubro de 1492.
Garuda Wisnu Kencana, Indonésia
A estátua fica no Parque Cultural Garuda Wisnu Kencana e retrata o deus hindu Vishnu. Além disso, também traz uma grande Garuda como montaria, motivo que contribuiu para seus 120 metros de altura.
Guanyin de Nanshan, China
Essa é mais uma das maiores estátuas do mundo que homenageia Buda, mas um pouco menor que as outras. Com “apenas” 108 metros de altura, o monumento possui três faces, sendo uma voltada para o interior e duas para o mar do sul da China.
Imperadores Yan e Huang, China
A estátua homenageia não só um, mas dois imperadores chineses. O monumento em tributo a Yan Di e Huang Di fica em Zhenghou e possui 106 metros. Ao todo, a construção precisou de 20 anos para ser finalizada.
Sendai Daikannon, Japão
A estátua de Kannon fica em Sendai, no Japão, e tem 100 metros de altura. No entanto, um de seus maiores diferenciais não é apenas o tamanho monumental. Isso porque, além da estátua principal, o monumento abriga outras 180 estátuas de Budas no seu interior.
Guishan Guanyin, China
Esta é a primeira estátua da lista a ter menos de 100 metros, mas não significa que não é destaque entre as maiores estátuas do mundo. A escultura de bronze representa a forma de Avalokiteshvar e fica em Weishan.
Pedro, o Grande, Rússia
Com um título de O Grande, não é surpresa que o governante da Dinastia Romanov figura com uma das maiores estátuas do mundo. O monumento tem 96 metros e comemora a participação do líder político na fundação da marinha russa.
O Grande Buda da Tailândia
Assim como outros Budas de destaque, esse também impressiona pelo tamanho. A estátua de 92 metros fica no Monastério de Wat Muang, na província de Ang Thong, e é feita inteiramente de cimento. Além disso, é revestida com tinta dourada para um tom ainda mais monumental.
Hokkaido Kannon, Japão
A estátua de 88 metros de altura homenageia Guanyin, mas não se resume a isso. Isso porque o monumento abriga 20 andares com santuários e outros locais de culto em toda sua extensão.
O Grande Buda, China
Ainda que não seja o maior dos Budas entre as maiores estátuas do mundo, o Buda chinês merece destaque com seus 88 metros de altura. Como se o tamanho já não fosse suficiente para impressionar, a estátua fica no topo de uma escadaria de 2016 degraus, na Avenida da Nuvem Ascendente. Além disso, a aparência ganha destaque por conta das 2 mil folhas de bronze no revestimento.
Mãe Pátria, Rússia
A estátua fica no topo da colina de Mamayev Kurgan, em Volgogrado, e celebra a vitória soviética na Batalha de Estalingrado. Apesar do monumento principal ter 51,8 metros, a altura ganha um bônus adicional com os 32,9 metros da espada inclusa na construção.
Estátua Guan Yin, Hong Kong
O monumento possui 76 metros e fica no Monastério de Tsz Shan. Entretanto, uma de suas características mais chamativas não é seu tamanho, mas o revestimento com uma tinta auto-limpante branca que garante sua conservação. Além disso, a localização surpreende por estar em frente a um vaso de bronze chamado Lagoa dos Mil Desejos.
O Grande Buda de Leshan, China
Apesar de não figurar entre as maiores estátuas do mundo, esse Buda chinês merece um destaque especial. Isso porque é a maior estátua de pedra de buda e todo o mundo. Além disso, sua construção teve início no ano de 713 e durou 90 anos. Por causa disso, portanto, a estátua foi declarada Patrimônio Mundial em 1996, pela UNESCO.
O Monumento Pátria, Ucrânia
A estátua tem o nome oficial de Monumento Pátria, mas localmente é conhecida como Filha de Brezhnev. Além disso, faz parte do Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial, em Kiev. O monumento simboliza a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista e tem 62 metros de altura.
Guanyin do Monte Xiqiao, China
A estátua fica no Monte Xiqiao e tem 62 metros de altura. No entanto, fica ainda maior por conta da posição sobre um pedestal que mede 15 metros. Além disso, a escultura é completamente banhada a bronze.
Imagens: The Atlantic, RT, tourist ink, go hurb, Dhamma Wheel, mdig