Curiosidades

Líderes mundiais – Figuras inspiradoras do passado e do presente

Confira histórias inspiradoras ​​de pioneiros icônicos que mudaram e estão mudando o mundo com seu exemplo de liderança extraordinária.

Por Adelina Lima

-

Governos, empresas, ONGs e instituições filantrópicas podem ter êxito ou fracassos. Alguns negócios duram muito, e uma grande liderança é o segredo. Grandes líderes ao redor do mundo são exemplos disso, devido à capacidade de motivar as pessoas, ajudar os outros e a solucionar problemas com métodos eficientes e inovadores. Por isso, ter um grande líder no comando é algo que todos os investidores, consumidores e funcionários desejam.

Com efeito, a liderança inspiradora não vem apenas da tomada de decisões e da estratégia, mas também de assumir riscos, ir contra a corrente, muitas vezes quando você é movido por uma causa superior, um profundo cuidado pelos outros ou uma completa convicção de que está agindo por um bom motivo. Neste sentido, reunimos os nomes dos maiores líderes mundiais de todos os tempos, que mudaram e que estão mudando o mundo.

Líderes mundiais que fizeram história

Mohandas Karamchand Gandhi

Fonte: Pinterest

Certamente você já ouviu falar de Mohandas Karamchand Gandhi. Ele foi o líder proeminente do movimento de independência indiana na Índia governada pelos britânicos. Por este motivo, ele é extraoficialmente chamado de “Pai da Nação” na Índia.

Nelson Mandela

exemplo de liderança
Fonte: Pinterest

Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder revolucionário, político e filantropo sul-africano antiapartheid, que serviu como presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Em síntese, ele foi o primeiro chefe de estado negro do país e o primeiro eleito em uma eleição democrática plenamente representativa.

Martin Luther King Jr.

exemplo de liderança para o mundo
Fonte: Pinterest

Martin Luther King Jr. foi um ministro batista americano e ativista que foi um líder do Movimento dos Direitos Civis Afro-americano. Além disso, ele é mais conhecido, sobretudo, por seu papel no avanço dos direitos civis usando a desobediência civil não violenta com base em suas crenças cristãs.

Abraham Lincoln

exemplo de liderança para o mundo
Fonte: Pinterest

Abraham Lincoln foi um político e advogado americano que serviu como o 16º presidente dos Estados Unidos de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865. Desse modo, Lincoln liderou os Estados Unidos durante a Guerra Civil mais sangrenta e talvez de maior crise moral, constitucional e política da história norte-americana.

George Washington

exemplo de liderança para o mundo
Fonte: Pinterest

George Washington foi o primeiro e único líder norte-americano não partidário, Presidente dos Estados Unidos (1789-1797), além de Comandante do Exército Continental durante a Guerra Revolucionária Americana, bem como, um dos fundadores dos Estados Unidos.

Napoleão Bonaparte

Fonte: Pinterest

Napoleão Bonaparte foi um líder militar e político francês que ganhou destaque durante a Revolução Francesa e liderou várias campanhas bem-sucedidas durante as Guerras Revolucionárias.

Franklin D. Roosevelt

Fonte: Pinterest

Franklin Delano Roosevelt, comumente conhecido como FDR, foi um estadista americano e líder político que serviu como o 32º presidente dos Estados Unidos de 1933 até sua morte em 1945.

Winston Churchill

Fonte: Pinterest

Winston Leonard Spencer-Churchill foi um estadista britânico que foi o primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945 e posteriormente de 1951 a 1955.

Walt Disney

Fonte: Pinterest

Walt Disney foi o fundador da empresa de entretenimento mais prolífica e lucrativa do mundo adotou muitos estilos de liderança ao longo dos anos. A propósito, durante seus anos de formação, na preparação para a Segunda Guerra Mundial, Disney construiu o início de seu império baseado principalmente na liderança participativa. Em outras palavras, é um estilo de liderança que valoriza a contribuição dos membros da equipe e colegas, embora a responsabilidade final de tomar a decisão final recaia sobre o líder.

Mary Kay Ash

Conheça os líderes mundiais mais inspiradores de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Mary Kay Ash, fundadora da Mary Kay Cosmetics, decidiu mudar o jogo criando uma geração inteiramente nova de vendedoras. Ela dominou as vendas com a venda de livros de porta em porta. Em 1963, ela se aposentou de uma empresa de produtos para o lar depois de ser preterida em uma promoção em favor de um homem que havia treinado. Dessa forma, Ash criou uma empresa para mulheres trabalhadoras para garantir que elas fossem tratadas com igualdade e promovidas com base no mérito. Como resultado, o sucesso nos negócios veio encorajando sua equipe de vendas a se concentrar em produtos que não eram necessariamente os mais lucrativos, porém que elas sentiam que poderiam vender bem.

Madre Teresa

Fonte: Pinterest

A icônica Madre Teresa escolheu uma vida voluntária de pobreza para ajudar os outros. Desse modo, em 1950, ela fundou as Missionárias da Caridade, uma congregação católica romana que até hoje se dedica a ajudar pessoas que sofrem de HIV / AIDS, lepra e tuberculose, bem como administrar refeitórios, orfanatos, escolas e clínicas móveis, por exemplo.

Por meio desse trabalho, ela instigou gerações inteiras a ajudar os outros e a enfrentar os líderes mundiais sem medo para combater a desigualdade. Por fim, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979 e, em seguida, foi canonizada em 2016 pelo Papa Francisco, tornando-se a padroeira de Calcutá.

Líderes mundiais mais famosos da atualidade

Greta Thunberg

Fonte: Pinterest

Foi eleita a pessoa mais inspiradora de 2019, que se tornou um símbolo e modelo para uma geração inteira, uma geração que vai às ruas aos milhões para protestar por melhores políticas climáticas. Assim, ela ficou famosa devido à sua persistência e crença de que cada pessoa neste planeta tem o poder de mudar o mundo.

Malala Youzafzai

exemplo de liderança para o mundo
Fonte: Pinterest

Malala cresceu no noroeste do Paquistão, onde o Taleban frequentemente proibia as meninas de frequentar a escola. Por este motivo, ela se tornou uma defensora vocal da educação feminina quando um atirador do Taleban atirou três vezes na cabeça dela em uma tentativa de assassinato. Ela sobreviveu, e o ataque provocou indignação mundial e, no Paquistão, levou à ratificação da Lei do Direito à Educação. Então, desde sua recuperação, Malala se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, conheceu líderes mundiais e fundou o Fundo Malala sem fins lucrativos.

Tim Cook

Fonte: Pinterest

Tim Cook é o CEO da empresa mais valiosa do mundo, a Apple. Ele assumiu a Apple depois que o fundador da empresa, Steve Jobs, faleceu de câncer em 2011. Nesse ínterim, Cook ajudou a conduzir a Apple na transição após a morte de Jobs, assim como desenvolveu novas linhas de produtos e abriu lojas de varejo da Apple na China.

Bill Gates

exemplo de liderança para o mundo
Fonte: Pinterest

Gates fundou a Microsoft, a maior e mais importante empresa de software de PC do mundo, e a cada ano, ele está consistentemente perto do topo da lista das pessoas mais ricas do mundo. Com o passar dos anos, Gates lentamente mudou da Microsoft para empreendimentos filantrópicos. Sua fundação, a Fundação Bill e Melinda Gates, inclusive, está trabalhando para fornecer água potável e saneamento (entre outras coisas) para países do terceiro mundo. Como Warren Buffett, Gates também prometeu deixar a grande maioria de sua riqueza para instituições de caridade.

Elon Musk

exemplo de liderança ao redor do mundo
Fonte: Pinterest

Musk nasceu na África do Sul e é empresário, inventor e investidor. Musk é mais conhecido por sua fundação do PayPal e SpaceX e ainda, a Tesla Motors. Surpreendentemente, sua visão e paixão por expandir os limites da tecnologia e integração do consumidor levaram a uma maior exposição à energia solar, transporte de alta velocidade e inteligência artificial.

Warren Buffett

líderes ao redor do mundo
Fonte: Pinterest

Buffett é um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo. Algumas pessoas se referem a ele como o “Mágico de Omaha” (sua cidade natal é Omaha, Nebraska) e ele é constantemente citado como uma das pessoas mais ricas do mundo. Assim como Gates, ele também prometeu doar quase 99% de sua riqueza acumulada para causas filantrópicas após sua morte.

Jeff Weiner

líderes ao redor do mundo
Fonte: Pinterest

Weiner é o CEO do LinkedIn. Embora o LinkedIn tenha sido fundado em 2002, foi sob a liderança de Weiner que o LinkedIn se tornou uma das plataformas de mídia social mais usadas no mundo. Decerto, Weiner também é extremamente ativo em organizações sem fins lucrativos, tendo assento no Conselho de Administração da DonorsChoose.org e Malaria No More.

Barack Obama

Conheça os líderes mundiais mais inspiradores de todos os tempos
Fonte: Pinterest

O 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez história ao se tornar o primeiro presidente afro-americano do país. No entanto, durante seus oito anos de liderança como o homem mais poderoso do mundo, o democrata foi reconhecido por muito mais feitos. Desse modo, Obama trouxe a política para o ‘mainstream’ para a geração do milênio, obtendo a maioria de seu apoio, não apenas dos Estados Unidos, mas de todo o mundo. Ele se conectou com sua base de eleitores mais jovens como ninguém havia feito antes dele. Além disso, ao utilizar as mídias sociais, ele abriu caminho para que líderes políticos de todo o mundo fizessem o mesmo. Eventualmente, Obama aparecia em memes, paródias e outros conteúdos engraçados da internet, onde sempre tratou essa repercussão de forma muito amistosa.

Mark Zuckerberg

exemplo de liderança
Fonte: Pinterest

Com quase 2,45 bilhões de usuários mensais do Facebook, o poder e a influência do CEO da gigante das mídias sociais, Mark Zuckerberg, não têm precedentes. Foi a partir da criação da rede social de maior sucesso de todos os tempos que Zuckerberg ficou conhecido em todo o mundo. Igualmente filantropo como os empresários acima citados, Mark foi eleito o homem do ano em 2011, pela revista Times e têm inspirado muita gente ao redor do globo.

Papa Francisco

Líderes ao redor do mundo
Fonte: Pinterest

Em conclusão, o Papa Francisco revolucionou a história do Vaticano sendo um dos líderes mais influentes e acessíveis de todos os tempos. Além disso, o Papa Francisco é o primeiro papa jesuíta e o primeiro das Américas. A saber, o Papa Francisco mudou a forma como o mundo encara o papado com seu impulso para a abertura e aceitação da homossexualidade, dos migrantes e dos muçulmanos. Por fim, o Papa Francisco é exemplo de liderança e participa ativamente do ambiente político atual, comentando sobre questões inúmeras questões sociais.

Então, gostou do artigo? Quer conhecer outros líderes mundiais e personalidades inspiradoras? Pois clique e leia: 40 personalidades mais importantes e influentes de todos os tempos

Fontes: Ibc Coaching, Gestão de equipes

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você