Mundo Animal

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Conheça os maiores predadores do mundo, suas principais características e saiba porque eles se destacam no topo da cadeia alimentar.

Predatismo ou predação envolve um organismo (o predador) capturando e matando outro organismo (a presa) para seu sustento. Pode ser fácil pensar em predadores como ursos, leões ou tubarões, mas você sabe quais são os maiores predadores do reino animal?

Antes de saber quais os maiores predadores é preciso saber mais sobre a predação. Em suma, alguns consideram qualquer tipo de comportamento alimentar que envolva o uso de outro organismo como predador. No entanto, existem alguns traços que normalmente se podem atribuir aos predadores.

  • Os predadores estão em posições mais altas na cadeia alimentar do que suas presas;
  • Eles geralmente são maiores do que suas presas. Do contrário, eles tendem a atacar suas presas como uma matilha ou grupo;
  • A maioria dos predadores busca uma variedade de presas e não se alimenta de apenas um tipo de animal;
  • Predadores evoluíram com o propósito de capturar presas;
  • Animais e plantas predadores possuem sentidos aguçados para encontrar presas;
  • Embora os predadores sejam especialmente bons em capturar presas, as presas também desenvolveram técnicas de defesa;

Por fim, a predação é o método infalível de controle populacional da natureza. Sem ela, o mundo seria invadido por manadas de herbívoros ou enxames de insetos. Portanto, as distintas cadeias alimentares funcionam para manter os ecossistemas equilibrados assim como a predação.

Confira os maiores predadores da Terra a seguir.

Continua após a publicidade

20 maiores predadores do reino animal

1. Orca

20 maiores e mortais predadores do reino animal

A orca ou baleia assassina é o maior membro da família das espécies de golfinhos e tem os dentes mais afiados de todos os animais.

Orcas são predadores; eles estão no topo da cadeia alimentar da vida marinha. Nenhum outro animal tem como presa as orcas; assim elas podem caçar focas, tubarões e golfinhos.

As grandes mandíbulas da orca aplicam uma força poderosa. Portanto, seus dentes são super afiados. Quando a boca está fechada, os dentes superiores caem nas lacunas entre os dentes inferiores quando a boca se fecha.

Continua após a publicidade

2. Crocodilo-de-água-salgada

O crocodilo-de-água-salgada é o maior de toda a família reptiliana. Ele pode ter até 5 metros de comprimento e pode pesar até 1.300 kg. Desse modo, ele é um dos maiores predadores, e geralmente engolem suas presas inteiras.

Além disso, esse terror das águas tem uma mordida afiada e mortal, pois obtém apoio dos tendões e músculos localizados na base do crânio do animal.

3. Crocodilo-do-nilo

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Continua após a publicidade

O crocodilo-do-nilo é o segundo maior réptil, logo depois do crocodilo-de-água-salgada. Aliás, eles são comuns no sul, leste e centro da África.

O crocodilo-do-nilo tem uma mordida extremamente perigosa. Com efeito, seus dentes podem agarrar a presa com uma força poderosa por longos períodos. Normalmente, eles seguram a vítima sob a água até que a afoguem para comê-la.

Além disso, as mandíbulas desses animais têm mais de 60 dentes afiados, todos em forma de cone. O 4º dente da mandíbula inferior é visível quando a boca está fechada.

4. Urso marrom

Continua após a publicidade

Comuns na América do Norte, Europa e Ásia, são um dos maiores predadores terrestres do mundo. Esses animais são em sua maioria onívoros por natureza, consumindo as maiores variedades de alimentos que encontram.

Assim, sua dieta consiste em frutas, mel, insetos, caranguejos, salmão, pássaros e seus ovos, roedores, esquilos, alces, veados e javalis. Eles também vasculham carcaças às vezes.

5. Urso polar

20 maiores e mortais predadores do reino animal

O urso polar vive no Círculo Polar Ártico, cercado por massas de terra e mar. Irmã da espécie Urso marrom ou urso pardo, suas características corporais são bem adaptadas ao meio ambiente. Contudo, ele está na lista de espécies em risco de extinção.

Continua após a publicidade

Os ursos polares têm cabelos brancos, o que os permite caçar em um ambiente branco de neve e gelo. Além disso, eles comem focas, peixes e salmão.

Eles são excelentes nadadores, pois se movem quase toda a sua vida na água de temperatura fria. Assim, se classificam entre os mamíferos marinhos, pois dependem do mar para obter sua principal fonte de alimento.

Por fim, o urso polar tem 42 dentes e é um carnívoro agressivo. Esses animais usam seus incisivos para rasgar e quebrar a carne. Aliás, eles têm dentes mais afiados e longos em comparação com o urso marrom.

6. Gorila

Continua após a publicidade

Gorilas são macacos herbívoros que habitam as florestas da África Central. Todas as espécies de gorilas estão criticamente ameaçadas de extinção. Eles são os maiores membros dos primatas, bem como são os parentes mais próximos dos humanos, pois compartilham 99% do nosso DNA.

Ademais, os dentes do gorila são afiados. Mesmo que eles não comam carne, eles precisam enterrar raízes duras e ervas daninhas. Os caninos na frente parecem longos e afiados, mas seu propósito é mostrar raiva e ameaça ao inimigo.

7. Lobo cinzento

20 maiores e mortais predadores do reino animal

A maioria dos principais predadores do mundo são estritamente solitários, preferindo usar suas habilidades individuais para derrubar suas presas. Mas os lobos cinzentos correm em matilha por uma razão – seus esforços coordenados os tornam um dos animais mais bem-sucedidos (e mortais) desta lista.

Continua após a publicidade

Um ataque típico de lobo começa com membros da matilha trabalhando juntos para fazer sua vítima fugir. Aliás, não só é mais fácil derrubar um animal solitário do que um que está em um rebanho, mas um animal correndo representa menos ameaça do que um que está pronto para lutar.

Então, o macho alfa assume para liderar a perseguição, com sua fêmea alfa logo atrás. Assim, que a vítima tropeça e cai no chão, a matilha cerca o animal e parte para a matança.

8. Hipopótamo

O hipopótamo é um grande mamífero herbívoro que vive na África. Ademais, o hipopótamo também é o terceiro maior tipo de mamífero terrestre; eles podem pesar até 1.800 kg.

Continua após a publicidade

Portanto, ele é famoso por ser um mamífero imprevisível e extremamente perigoso. Aliás, a reputação dos hipopótamos os coloca entre os animais mais perigosos da África.

Os dentes dos hipopótamos rangem e se afiam. Na mandíbula, os incisivos e caninos estão aumentados e crescendo continuamente; podem atingir até 50 cm.

9. Dragão de Komodo

20 maiores e mortais predadores do reino animal

O maior de todos os lagartos, o dragão de Komodo é um réptil poderoso que pesa até 136 quilos e pode atingir um comprimento de mais de 3 metros.

Continua após a publicidade

Este animal está nessa lista por ter múltiplas vantagens predatórias: velocidade, força e tenacidade para derrubar presas com o dobro de seu tamanho. Eles também têm uma picada tóxica.

Na verdade, qualquer vítima que sobreviver temporariamente a um ataque do dragão de Komodo provavelmente sucumbirá aos ferimentos logo em seguida.

Em suma, estes animais caçam principalmente emboscando suas presas, mas também são corredores rápidos e nadadores excepcionais, o que os torna uma ameaça tripla mortal.

10. Grande tubarão branco

Continua após a publicidade

Grandes tubarões brancos existem em quase todos os oceanos do mundo. Eles perseguem suas presas nadando ao longo do fundo do mar e, quando surge a oportunidade, lançam um ataque rápido.

A técnica de caça, entretanto, depende do tipo de presa. Para elefantes-marinhos maiores, eles usam a técnica de mordida e espera, na qual mordem a foca e a deixam sangrar até a morte antes de se alimentar dela. Para focas menores, eles apenas arrastam a presa para baixo da água.

11. Hiena

20 maiores e mortais predadores do reino animal

As hienas são mamíferos feliformes, necrófagos e também predadores. Elas são caçadoras habilidosos e caçam em matilhas. Ademais, elas se parecem com um gato e um cachorro ao mesmo tempo. Outra de suas características é o som incomum que fazem, como uma risada.

Continua após a publicidade

A hiena pode pesar até 90 quilos, e portanto, é o maior carnívoro africano depois do leão africano.

Elas têm caninos pontiagudos na frente; e dentes esmagadores, capazes de moer ossos e carne facilmente. Suas mandíbulas fortes com dentes afiados e grossos podem mastigar qualquer osso.

Ademais, seus dentes poderosos permitem que comam cada pedaço de carcaça. Na parte de trás da boca, eles têm dentes carniceiros ou pré-molares que podem aterrar esqueletos completos de mamíferos enormes.

12. Tartaruga-mordedora

Continua após a publicidade

A tartaruga-mordedora é a tartaruga mais pesada do planeta, vista principalmente no lado sudeste das águas dos EUA. Ela não tem dentes visíveis, mas tem uma mordida afiada e uma mandíbula e pescoço poderosos.

Apesar de não ter dentes, a forte oclusão pode facilmente amputar qualquer dedo humano em um piscar de olhos, bem como pode rasgar qualquer alimento. Seus dentes carniceiros, assim como das hienas são adaptados para agarrar e rasgar a carne.

13. Leopardo

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Um dos cinco grandes felinos do gênero Panthera, os leopardos se adaptam muito bem a diferentes habitats, desde a floresta tropical até áreas áridas.

Continua após a publicidade

Desse modo, eles são predadores ágeis e furtivos, capazes de caçar presas grandes devido ao seu enorme tamanho de crânio e músculos poderosos da mandíbula.

14. Tigre-siberiano

Os tigres-siberianos vivem em uma pequena área na região montanhosa do extremo leste da Rússia. No passado, eles também viviam no norte da China e na Coréia. Agora eles são uma espécie altamente ameaçada de extinção.

O tigre siberiano é o maior entre as espécies felinas do planeta. Assim como outras subespécies de tigres, os tigres siberianos têm menos dentes do que outros mamíferos carnívoros.

Continua após a publicidade

Eles têm um par de caninos longos na mandíbula superior. Todavia, seus caninos são mais proeminentes do que qualquer outro carnívoro do planeta e ajudam a matar suas presas com uma única mordida rápida.

15. Pantera negra

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Um temível predador noturno, as panteras usam sua pelagem preta para ficarem escondidas no escuro e geralmente atacam de galhos de árvores ou de certa altura.

As panteras negras são uma variante dos leopardos e das onças, e nascem com a pelagem escura por causa do excesso de melanina ou melanismo.

Continua após a publicidade

16. Onça-pintada

20 maiores e mortais predadores do reino animal

A onça-pintada ou jaguar é um enorme felino da espécie Panthera e é nativo das Américas. O jaguar se parece com os leopardos, mas é um felino maior.

Estes animais preferem viver em florestas densas e pântanos, pelo fato de ser um felino que gosta de nadar. Além disso, o jaguar é um predador notável; eles perseguem e emboscam suas presas.

Eles têm uma mordida incrivelmente poderosa e podem até mesmo perfurar e penetrar em répteis com armadura, ademais, geralmente mordem diretamente o crânio do animal depois de capturar sua presa.

Continua após a publicidade

Portanto, suas mordidas causam danos cranianos rápidos e fatais; e seu ataque pode ser quase duas vezes mais forte que a do leão africano. Por fim, a onça-pintada geralmente caça no chão, mas podem escalar para atacar sua presa.

17. Sucuri

Sucuris são quatro espécies de cobras aquáticas que habitam os pântanos e rios das densas florestas da América do Sul. Esta cobra é mais ativa à noite, o que o torna um réptil noturno. Embora não sejam venenosas, as sucuris se defendem infligindo mordidas severas, mas na verdade matam sua presa por constrição.

Apesar de ser uma das maiores predadoras, as sucuris são predadas por onças, grandes jacarés e outras sucuris. Uma cobra dessa espécie também pode ser vítima de piranhas.

Continua após a publicidade

18. Águia-de-cabeça-branca

Essas águias existem no continente americano e são um dos maiores predadores, bem como uma das águias mais poderosas da região em termos de peso de suas presas. A maior parte de sua dieta é de peixes, roedores e até mesmo carcaças.

19. Guepardo

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Os guepardos são os animais mais rápidos do mundo, com capacidade de atingir a velocidade de 120 km/h. Principalmente vistos na África e em partes do Irã, eles preferem presas de tamanho médio, que perseguem por horas antes de atacar, o que geralmente dura menos de um minuto.

Continua após a publicidade

20. Leão

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Os leões caçam algumas das maiores presas da Terra, incluindo búfalos e gnus. Como outros animais de grupo, parte de seu tremendo sucesso como predadores vem do fato de que cooperam em suas matanças. Os leões vivem em alcateias e todos trabalham juntos na caçada.

Dessa forma, leões jovens aprendem seu lugar no clã bem cedo na vida, brincando de lutar, o que os ensina as habilidades de que precisarão para a caça e determina qual função eles são mais adequados para desempenhar.

Agora que você sabe quais os maiores predadores do mundo, leia também: Urso panda – Características, comportamento, reprodução e curiosidades

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você