Mundo Animal

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

Conheça algumas das maiores aves gigantes que não voam como a avestruz e o casuar, onde vivem e suas principais características.

A avestruz é a maior ave viva do mundo. Em suma, ela tem cerca de 2,4 metros de altura e pode pesar até 150 quilos. Todavia, apesar de ter asas, a avestruz não pode voar, mas podem correr e velozmente, chegando até 70 km/h.

Além disso, os avestruzes machos são em sua maioria pretos, com penas brancas nas asas e na cauda. Já, as fêmeas são em sua maioria marrons, e essas aves usam as asas para ajudá-las a se equilibrar quando correm.

As avestruzes selvagens vivem em grupos na África, ademais, às vezes, há até 50 pássaros em um único grupo. Com seus pescoços longos, elas podem ver longas distâncias, portanto, em um grupo grande, pelo menos uma delas provavelmente verá o perigo se aproximando.

Avestruzes comem principalmente raízes, folhas, flores e sementes. Entretanto, elas também comem insetos, lagartos e outras pequenas criaturas. Os ovos de avestruzes são os maiores ovos do mundo.

Continua após a publicidade

Eles têm em média cerca de 15 centímetros de comprimento e 13 centímetros de diâmetro. Curiosamente, tribos africanas usavam cascas de ovo como recipientes para água e europeus faziam lindas xícaras com ela.

6 curiosidades sobre a avestruz: a maior ave do mundo

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

  1. Essas aves vivem em média 40 anos, mas em alguns casos podem chegar a 50 anos.
  2. O olho de um avestruz é o maior entre os olhos de todas as criaturas terrestres, ou seja, tem cerca de 5 centímetros de diâmetro.
  3. O avestruz macho pode alertar sobre os perigos fazendo um som como o rugido de um leão.
  4. Nos séculos 18 e 19, os avestruzes eram pássaros bastante raros, ademais, as pessoas os caçavam por causa de suas belas penas.
  5. Alguns chapéus vistosos, muitas vezes eram feitos com penas de avestruz.
  6. Este pássaro pode ser treinado para carregar pessoas nas costas, por este motivo, em algumas partes do mundo, as pessoas fazem corridas de avestruzes.

Quer conhecer outras aves gigantes e igualmente fascinantes como a avestruz? Pois, continue lendo abaixo!

10 maiores aves do mundo

1. Avestruz comum

Continua após a publicidade

Como você leu acima, a avestruz é a maior ave do mundo. Nesse sentido, os machos da espécie Struthio camelus podem atingir impressionantes 2,75 m de altura. Contudo, essas aves que não voam são corredores incríveis e podem atingir velocidade de 70 km/h em uma corrida rápida.

2. Avestruz da Somália

Uma vez que se acreditava ser uma subespécie do avestruz comum, Struthio molybdophanes foi confirmado como uma espécie separada em 2014. Desse modo, essas são aves gigantes nativas da África que podem chegar a pesar 104 quilos.

3. Casuar do sul

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

Continua após a publicidade

O casuar do sul é ligeiramente maior do que seu primo, o casuar do norte. Desse modo, eles vivem em florestas tropicais, florestas pantanosas e florestas de savana, e podem crescer até 170 cm de comprimento.

4. Casuar do norte

Como outras espécies de casuar e como a avestruz, esta é uma ave que não voa. Ademais, uma curiosidade é que após serem postos por uma fêmea, os ovos desta espécie são incubados por um macho que os cria por nove meses.

5. Emu

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

Continua após a publicidade

Dos quatro membros da família Casuariidae, três são casuares e o quarto é a emu, uma espécie nativa da Austrália. Emus adultas podem ter 1,90 m de altura e, embora pesem em média entre 30 e 45 kg, as maiores chegam a 55 kg.

6. Pinguim-imperador

Esta ave icônica da Antártica pode ter até 115 cm de altura e pesar até 46 kg. Além disso, um fato curioso sobre essa ave é que ela pode andar ate 120 km sobre o gelo para chegar a uma colônia de reprodução.

7. Ema

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

Continua após a publicidade

A ema é considerada a maior ave das Américas, e geralmente pode ser vista na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Esta espécie que vive em pastagens, é onívora como a avestruz. Com efeito, além de plantas, gosta de comer gafanhotos, lagartos, sapos, passarinhos e algumas cobras.

8. Nhandu-de-Darwin

Rhea pennata também é conhecida como ema de Darwin ou nhandu-de-Darwin, depois que o naturalista estudou a espécie em sua segunda viagem a bordo do HMS Beagle.

Embora para Darwin tenha sido difícil encontrar a ave, ele teve sucesso depois que o artista Conrad Martens, que se juntou a ele na viagem, atirou e preparou um para o jantar.

Continua após a publicidade

9. Cisne-branco

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

O cisne-branco ou cisne-mudo é uma espécie de cisne nativa da Eurásia. É uma ave não migratória, mas foi introduzida na América do Norte e noutras regiões.

Apesar do nome, o cisne mudo é uma ave que emite sons, embora seja mais baixo do que a de outras espécies. Ademais, eles são geralmente encontrados em pântanos de várzea, lagoas e rios.

10. Casuar-anão

Continua após a publicidade

Vivendo em florestas em colinas e montanhas de até 3 km de altura, o casuar-anão, ou Casuar-pequeno, Casuar-de-Bennet ou Mooruk, é a menor das espécies de Casuar e a menor ave da família Casuariidae.

Além disso, ele possui mais de um metro de comprimento e se alimenta de fungos, frutas e até mesmo insetos ou pequenos animais.

Qual a maior ave que já existiu?

Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

A avestruz é a maior ave atualmente viva. Todavia, na pré-história há diversas evidências de aves gigantes muito maiores que ela como o Dromornis. Medindo 3 metros de altura e pesando até 65 kg, Dromornis é um gênero de pássaros gigantes pré-históricos. Dromornis pertenceu a Dromornithidae, uma família de pássaros gigantes que viveu há 8 milhões de anos até menos de 30.000 anos atrás.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o Dromornis stirtoni tinha cerca de 3 metros de altura e pesava até 650 kg. Com um pescoço longo e asas em forma de toco, os pássaros gigantes eram mais altos que os Aepyornis ( ave-elefante) e mais pesados ​​que os Moa. Embora Dromornis stirtoni tivesse pernas robustas e gigantes, não se acredita que tenha sido um corredor rápido.

Por fim, o bico do pássaro era grande e imensamente forte, levando alguns pesquisadores a supor que se tratava de um herbívoro que usava o bico para cortar os caules das plantas resistentes. No entanto, outras teorias sugerem que o pássaro era carnívoro, devido ao tamanho do bico do pássaro.

Agora que você sabe qual é a maior ave do mundo, leia também: Tipos de bicos encontrados em aves e quais suas funções

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você