Curiosidades

18 maneiras naturais de acabar com moscas em casa sem usar veneno

Sua casa também está infestada de moscas? Cebola, temperos e até mesmo água podem acabar com as moscas em casa, sem precisar de usar veneno!

Quando você termina de cozinhar, sua casa vira uma verdadeira infestação de moscas? Se isso acontece com você com frequência, mesmo que por outros motivos, temos uma ótima notícia: existem formas e acabar com as moscas e outros insetos usando truques naturais, sem usar veneno!

Especialmente quando se tem crianças em casa, é difícil tomar a decisão de deixá-las expostas aos insetos (que no caso das moscas pode ser bem perigoso, como você conferiu nessa outra matéria aqui) ou deixá-las expostas a inseticidas e outra venenos, não é mesmo? Depois dessa lista, no entanto, você vai ver que tudo que você precisa está ao alcance de suas mãos em casa e que não deixa a saúde de sua família em cheque.

Como você vai ver, ervas aromáticas e usadas para temperar, assim como flores e até mesmo um simples ventilador podem acabar com as moscas em sua casa em um piscar de olhos. Mas, claro, outros truques bastante úteis e também muito fáceis estão listados logo abaixo, como você vai ver.

Confira 18 maneiras naturais de acabar com as moscas sem usar veneno:

1. Sacola de água suspensa

Pode parecer um truque bobo, mas pendurar uma sacola com água do lado de fora de casa ajuda muito a acabar com as moscas. Mas, preste atenção, para o truque dar certo é preciso que a sacola fique exposta á luz.

Continua após a publicidade

Segundo quem entende do assunto, isso funciona para acabar com as moscas porque elas têm uma visão invejável e podem detectar movimento muito sutis de luz. Então, quando a sacola transparente e cheia de água de mexe, os reflexos da luz vão em direções diferentes, confundindo e atraindo as moscas para fora.

2. Sacola com cerveja

Uma variação dessa espécie de armadilha também funciona com outros insetos. Para isso, ao invés de água, você deve colocar cerveja na sacola transparente e fazer um pequeno furo acima do líquido. E, quando dissemos “pequeno”, é pequeno mesmo, suficiente apenas para a passagem do inseto.

Logo após pendurar a sacola em algum lugar próximo ao jardim, as vespas, moscas e mosquitos vão ficar atraídos pelo cheiro e vão subir para tentar beber a cerveja. Com isso, ficarão presos.

3. Manjericão e hortelã

Além de outras plantas odoríferas, como lavanda, alecrim e assim por diante. Esses odores, embora agradem nosso olfato, afugentam as moscas.

Para usar essas plantinhas para acabar com as moscas, você só precisa tê-las no jardim ou manter alguns vasos próximos à janela da cozinha, por exemplo.

Continua após a publicidade

4. Redes e telas contra mosquitos

Proteger suas janelas e portas com telas também mantém os insetos, como as moscas, longe de sua casa. Essa não é uma maneira muito “natural” de acabar com as moscas, mas ainda assim ajuda a mantê-las longe e sem usar veneno.

5. Ventiladores

Ainda nesse “hall” de gambiarras contra as moscas, um simples ventilador pode ajudar em determinadas condições. Um bom exemplo disso é quando você faz aquele bife acebolado e as moscas ficam alvoraçadas, sabe?

Elas (as moscas), assim como outros insetos voadores não gostam de movimentos no ar. Os ventiladores móveis, então, ou os de teto, são os melhores contra esses bichinhos sujos e irritantes.

6. Cebola

Continua após a publicidade

Essa é uma opção para quem não tem nariz muito sensível, mas funciona bem contra as moscas. Tudo o que você tem a fazer é esfregar rodelas de cebola, ou algumas gotas do suco dela, em volta das janelas e portas. O cheiro vai manter as moscas longe, mas muita gente pode reclamar pelo mesmo motivo.

7. Vinagre

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Bien Estar

Misturando meia garrafa de vinagre branco em meio litro de água, é possível afastar as moscas do ambiente. Logo após preparar a mistura, espalhe pela casa e utilize um pano úmido para limpar mesas, chão e bancadas, especialmente na cozinha. Dessa maneira, o cheiro do vinagre ajuda a acabar com a invasão dos insetos.

8. Limão e cravo

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
O Globo

A mistura de limão e cravo-da-índia também é muito eficiente no combate às moscas. Basta cortar um limão ao meio e espetar os cravos em cada uma das metades da fruta e está pronto. Em seguida é só deixar o limão na área infestada e esperar que a mistura de cheiros espante as pragas.

9. Arruda, água e álcool

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
O Dia

Para essa receita, você vai precisar de um liquidificador para misturar tudo. Acrescente um litro de água, 250 ml de álcool e algumas folhas de arruda seca. Logo após bater tudo, é preciso coar para eliminar parte dos resíduos sólidos e colocar em um borrifador. Sendo assim, sempre que a região estiver afetada você pode espirrar um pouco pela casa, de preferência no início da noite.

10. Café

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Mexido de Ideias

Além de ser ótimo para o consumo, o café também tem a função de ajudar a acabar com as moscas. O processo é bem simples. Basta colocar um pouco de café em pó em alguma vasilha e queimar tudo com um isqueiro ou fósforo. A fumaça com cheiro de café é suficiente para espantar os insetos do local.

11. Armadilha com garrafa PET

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Dicas Verdes

Caso queira acabar com as moscas com uma verdadeira máquina de captura, comece cortando uma garrafa PET ao meio. Em seguida, pinte tudo de preto para melhorar os resultados. Separe a garrafa para preparar a mistura que vai ajudar a atrair as moscas, fervendo um copo de água com duas colheres de açúcar mascavo. Logo após a mistura resfriar, é só acrescentar 1g de fermento biológico e colocar tudo dentro da garrafa. Dessa maneira a armadilha vai funcionar por cerca de três meses, quando o recipiente deve ser trocado.

Continua após a publicidade

12. Óleo de eucalipto

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
green Me

O óleo de eucalipto é muito eficiente para acabar com as moscas, especialmente se misturado com vinagre. Misture porções iguais de água e vinagre e acrescente algumas gotas do óleo e coloque num borrifador para limpar a casa.

13. Incenso

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Estúdio C

O aroma de alguns incensos ajuda a afastar moscas, que odeiam esses cheiros. Uma vez que elas possuem um sistema respiratório muito sensível, ambientes com fumaça ajudam a mantê-las afastadas, o que faz dos incensos ótimas soluções nesses casos.

14. Cozinha limpa

Pode parecer uma dica clichê, mas manter a cozinha limpa, com a pia livre de panelas sujas (especialmente panelas do preparo de carnes) ajuda bastante a acabar com as moscas em casa. Além disso, mantenha potes sempre vedados para evitar que o cheiro atraia moscas.

15. Cuide do lixo

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Casa

Além das soluções naturais, cuidar do ambiente também mantém as moscas afastadas. Sendo assim, remova o lixo diariamente para que o material em decomposição não atraia os insetos. Além disso, separar o lixo orgânico do reciclável também pode ajudar a garantir o distanciamento.

16. Recolha fezes de animais

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Classe A Saúde

Muita gente cria animais dentro de casas ou apartamentos, onde podem fazer suas necessidades. Nesses casos, então, é importante recolher o material imediatamente para não atrair moscas para o local.

Continua após a publicidade

17. Conserte vazamentos

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Master House

Resolver alguns problemas técnicos na residência pode ajudar a acabar com as moscas. Isso porque pequenos vazamentos de apenas algumas gotas de água já favorecem o desenvolvimento de fungos e bactérias, que também atraem moscas. Além disso, as regiões úmidas podem gerar ambientes propícios para que elas venham matar a sede.

18. Raquete elétrica

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno
Gizmodo

Uma outra solução simples – e, para muitos, divertida – é apostar no uso de raquetes elétricas. Elas possuem um ótimo custo benefício geralmente precisam apenas de algumas pilhas (e um pouco de prática) para cumprir a missão com sucesso.

E aí, gostou das dicas? A gente espera que você não tenha mais que usar veneno em casa só para mandar as moscas embora.

Agora, falando em criaturinhas pequenas e incrivelmente nojentas, você precisa ler também: Porque você NUNCA deve comer alimentos com formigas!

Fonte: O Sagaz

Imagens: Gizmodo, Master House, Classe A Saúde, Casa, Estúdio C, green Me, Dicas Verdes, Mexido de Ideias, O Dia, O Globo, Bien Estar

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você