O que acontece quando uma mosca pousa na comida?

Quem já ouviu a música de Raul Seixas sabe que não tem nada mais chato que quando uma resolve mosca pousa na sopa que você está comendo. Mas, e na vida real, se uma mosca pousa na comida, você continua comendo ou para? Você realmente sabe o que acontece quando esse pequeno inseto dá um passeio no seu prato?

Logo de cara, a gente já diz que você jamais deveria continuar consumindo uma comida na qual uma mosca posou. Agora, se quiser saber o que realmente acontece depois disso, é melhor ter estômago forte, porque pode ser bem nojento.

Moscas x baratas

Para começar, os especialistas afirmam que as moscas são até duas vezes mais sujas e propensas a espalhar germes que as temidas baratas. Eles explicam que isso acontece porque as moscas se alimentam de coisas mais nojentas, como fezes, lixo e animais em decomposição. Bem parecido, aliás, com o caso das formigas na comida, que a gente já mostrou nessa outra matéria.

Mas, acredite, essa nem é a parte mais abominável que você precisa conhecer sobre as moscas. A forma que elas se alimentam é muito, muito mais nojento do que elas comem para viver. Isso porque elas não mastigam e, para se alimentar, precisam cuspir enzimas no alimento para que ele se dissolva e ela possa sugá-lo.

Saúde em risco

Agora, voltando à história dos germes, está cientificamente comprovado que um número sem fim de bactérias e vírus estão presentes no corpo das moscas. O simples fato delas encostarem as patas na sua comida já é o suficiente para que ela transfira esses micro-organismos nocivos para o alimento e que você os engula, ficando exposto a uma série de doenças.

E, se você acha que o máximo que pode acontecer é você pegar uma gripe, fique ligado! Cientistas apontam que dentre as doenças transmitidas pelas moscas estão a cólera, a disenteria e até mesmo a febre tifoide. Portanto, não existe “regra dos 5 segundos” nesse caso: se uma mosca pousa na comida, não continue comendo!

O que realmente acontece quando uma mosca pousa na comida

Como se já não fosse suficiente todas essas nojeiras que listamos, existe ainda outro fator com o qual você deve se preocupar: os ovos que as moscas fêmeas costumam botar na comida. Cada varejeira, aliás, pode botar até 120 ovos de uma só vez.

E, se você achou a desova rápida, fique sabendo que o ciclo se completa com ainda mais velocidade. Se você guardar uma comida com ovos de mosca, fique sabendo que dentro de 8 a 24 horas esse alimento vai estar coberto de larvas que vão começar a se alimentar e a crescer.

E se engolir?

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começar a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções. Na medicina, esse tipo de quadro é chamado de miíase e se trata de uma situação nada bonita de se admirar, como você já percebeu nessa matéria aqui.

Aliás, sobre as moscas e suas larvas, o mais assustador de tudo é que elas também podem botar os ovos em partes do corpo de pessoas e de animais ainda vivos (e não só na sua comida). Tenso, né?

Mas, calma, parece que nem todo inseto é tão nojento assim, como você vai conferir no post a seguir: Angelina Jolie aparece em vídeo comendo insetos com os filhos.

Fontes: Mega Curioso, Fatos Desconhecidos