Ciência & Tecnologia

O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?

Será que podemos continuar comendo depois de uma mosca pousa na nossa comida? Confira a resposta aqui em nossa matéria!

Quando uma mosca pousa em sua comida, muito provavelmente, ela infectará o seu alimento seja por meio de microrganismo que ela carrega em suas patas, seja por meio do seu mecanismo natural para alimentação que envolve uma espécie de vômito.

O fato é que o mais indicado a fazer em casos assim é abandonar o prato de comida ou, pelo menos, descartar a parte que entrou em contato mais diretamente com o inseto com o objetivo de evitar problemas de saúde que podem surgir dali.

Quer saber mais sobre o que ocorre quando uma mosca pousa na sua comida? Continue acompanhando a nossa matéria!

Uma mosca que pousa na comida faz tão mal assim?

A verdade é que pode fazer muito mal à saúde sim! Uma pesquisa feita pela Universidade da Flórida analisou moscas que voaram em lixeiras e adentraram e restaurantes e detectou uma conexão muito clara entre a existência dos insetos e o surgimento de algumas doenças.

Continua após a publicidade

No entanto, os estudiosos explicaram que são as crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade os mais vulneráveis. Os adultos saudáveis, por sua vez, costumam combater grande parte das bactérias carregadas pelas moscas.

Além disso, Ron Harrison, especialista em controle de pragas afirmou, em entrevista para o Metro, que: “as moscas precisam apenas tocar a sua comida por 1 segundo para que suas pernas ou os pequenos pelos que têm sobre o corpo transfiram os germes de todas as coisas nojentas que elas comem para o que você está comendo. E uma vez que moscas podem transferir sérias e contagiosas doenças como cólera, diarreia e febre tifoide, é provavelmente melhor evitar comer coisas nas quais moscas pousaram”.

Acho que já temos bons motivos para não insistirmos naquela comida que teve uma visita, né?

E os ovos?

É importante ressaltar ainda que o período de primavera-verão é o que mais favorece a procriação desses insetos, pois as altas temperaturas aceleram o metabolismo deles. As moscas, por exemplo, podem botar cerca de 900 ovos e o ciclo de vida delas fica mais acelerado e seu poder de contaminação pode aumentar muito.

Continua após a publicidade

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

Em casos em que esses ovos são engolidos, as larvas podem se hospedar no intestino e começar a se alimentar dos tecidos do corpo, o que pode provocar lesões e infecções.

Como evitar que moscas pousem na comida?

Primeiramente, é importante manter esses insetos afastados de modo geral, para isso, recomenda-se que:

  • armazene os alimentos em recipientes com tampas ou cobertos com panos;
  • evite manter resíduos de alimentos expostos;
  • armazene o lixo em lixeiras fechadas e limpas com água sanitária;
  • mantenha a cozinha limpa;
  • utilize inseticidas de forma segura.

Dessa forma, consequentemente, você vai evitar que as moscas pousem em sua comida.

Continua após a publicidade

Moscas x baratas

Os especialistas afirmam que as moscas são até duas vezes mais sujas e propensas a espalharem germes do que as temidas baratas. Eles explicam que isso acontece, porque as moscas se alimentam de coisas mais nojentas, como fezes, lixo e animais em decomposição. Bem parecido, aliás, com o caso das formigas na comida.

Mas, acredite, essa nem é a parte mais abominável que você precisa conhecer sobre as moscas. A forma que elas se alimentam é muito, muito mais nojento do que elas comem para viver. Isso porque elas não mastigam e, para se alimentar, precisam cuspir enzimas no alimento para que ele se dissolva e ela possa sugá-lo.

Veja também: 

Fontes: Mega Curioso, Insect Bye, By Control.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você