Mãos frias o tempo todo? Descubra o que isso pode significar

Se você é do tipo que tem mãos frias mesmo em dias quentes, esse pode ser um sinal de alerta. Pelo menos se esse for um sintoma comum em sua vida durante momentos de grande expectativa, nervosismo ou se simplesmente ocorre de forma súbita, sem nenhum grande motivo aparente.

Segundo especialistas, nessas condições, mãos frias podem ser um sinal de ansiedade. Mas não daquele tipo de ansiedade que se sente antes de fazer uma apresentação ou de abrir um presente, por exemplo. Estamos falando da ansiedade transtorno, como já descrevemos nessa outra matéria aqui (clique para relembrar) e que perturba a vida de muita gente.

Aliás, é sempre bom ficar atento aos sinais que as mãos emitem. Nesse outro post, também do Segredos do Mundo, você já descobriu, por exemplo, o quanto o formigamento nas mãos pode ser um sintoma perigoso para a saúde.

Mãos frias x ansiedade

Mas, voltando a falar sobre as mãos frias sem motivos aparentes, especialistas explicam que isso acontece durante um quadro de ansiedade porque o corpo interpreta o momento que você está enfrentando como uma ameaça.

Logo, o fluxo sanguíneo se afasta das extremidades do corpo e se concentra nos órgãos vitais, como coração, pulmões e assim por diante.

Essa reação natural garantiria que os órgãos sem os quais você não pode viver se mantivessem oxigenados e quentinhos se realmente houvesse uma ameaça contra sua vida. Ou seja, mãos frias e pés frios podem ser desconfortáveis, mas acontecem por um motivo maior.

O que fazer?

No caso da ansiedade, por exemplo, o incômodo pode ajudar a identificar o problema. Isso pode ser visto de uma maneira positiva, já que a pessoa ansiosa poderá ficar atenta aos sinais e procurar ajuda e/ou buscar formas de relaxar e de se desfocar da tensão.

E então, você tinha noção de que mãos frias pudessem ser um sintoma do transtorno da ansiedade? Você sofre com o problema ou conhece alguém que sofra? Não deixe de comentar.

Agora, falando em ansiedade, essa outra matéria pode ser muito útil, caso você enfrente o problema: 5 formas de controlar a ansiedade sem tomar remédios.

Fonte: Vix