Listas

Batman: veja ranking do pior ao melhor filme

Vamos dar uma olhada em todos os filmes do Batman que marcaram a história ao longo dos anos e classificá-los do pior ao melhor!

O Batman é o super-herói mais popular da DC Comics. Além de extremamente popular, ele é um personagem que rendeu alguns dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos – e também alguns dos piores.

Houve algumas dezenas de atores que interpretaram o Homem-Morcego por mais de sete décadas. Para avaliá-los, construímos esse ranking com todos os longas para avaliar o Batman, do pior ao melhor.

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Batman: veja ranking do pior ao melhor filme

10. Batman & Robin

É quase um consenso que Batman & Robin é o pior filme do famoso super-herói – apesar de ter um consistente grupo de nerds que simplesmente cultuam o longa. Aliás, até mesmo George Clooney declarou que “mataram a franquia” depois que o filme foi lançado.

Continua após a publicidade

Com direção de Joel Schumacher, o Batman deste filme está longe de qualquer aparência de seriedade. Ou seja, ele voltou ao detetive icônico e brincalhão dos primeiros quadrinhos, mas mesmo para os fãs mais jovens, o tom era muito caricatural.

Então, com uma errada Alicia Silverstone como Batgirl, um Arnold Schwarzenegger mal interpretado como Mr. Freeze e mamilos estampados no traje do Homem-Morcego, sem dúvidas, Batman & Robin ainda é o maior erro em toda a franquia.

Continua após a publicidade

9. Batman vs. Superman: A Origem da Justiça

O primeiro encontro cinematográfico entre o Cavaleiro das Trevas e o filho favorito de Krypton, gerou altíssimas expectativas. Porém, o filme de Zack Snyder, não apresentou nada além de um enredo confuso e sem sentido.

Embora nem de longe tão ruim no papel quanto alguns esperavam, a rivalidade de Ben Affleck com Superman foi repleta de inconsistências, culminando com o infame momento “Martha” de A Origem da Justiça.

Continua após a publicidade

E dizem ainda que o elemento mais forte de Batman vs. Superman foi a introdução da Mulher Maravilha com Gal Gadot.

8. Batman Eternamente

O primeiro esforço de Joel Schumacher no Batman é frequentemente criticado por dar ao personagem um tom mais brilhante e alegre. E neste filme não é diferente.

No longa, algumas das piadas são bregas e exageradas. Além disso, praticamente todas as cenas abrem com a câmera inclinada para o lado, e ter que inclinar a cabeça não melhora os cenários plásticos ou o tom bizarro de Schumacher.

7. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

A peça final de Christopher Nolan em sua trilogia do Cavaleiro das Trevas não recebeu a aclamação das duas anteriores. Isso porque os fãs do super-herói já estavam fartos de reviravoltas sem fim; vilões sem motivo que são pegos de propósito e exércitos de capangas inexplicavelmente suicidas a essa altura.

Continua após a publicidade

6. Batman: O Retorno

Este é um filme fascinantemente estranho. Além disso, parece um ponto alto da cultura gótica dos anos 90, com direção de Tim Burton. Assim, o longa tem cenas que vão desde hilárias e perturbadoras a cenas que são absurdas e sensuais.

Então, não é à toa que algumas das cenas mais marcantes do Batman são deste filme; como por exemplo a introdução da Mulher-Gato e os pinguins que moravam no esgoto da cidade para fazer companhia ao vilão. E não vale deixar de lembrar da cena do velório.

5. LEGO Batman

Há muitas animações do Batman para os fãs procurarem, como o cult favorito de 1993, Batman: A Máscara do Fantasma – um filme que explorou o Batman como uma figura trágica, com base em assuntos mais sombrios e instigantes e ostentando os talentos vocais de Mark Hamil.

No entanto, o LEGO Batman seguiu o imensamente popular febre de LEGO, desenvolvendo ainda mais o protagonista minúsculo, dublado por Will Arnett.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o filme oferece um olhar alternativo para o herói, pintando-o como uma figura solitária, comendo jantares de micro-ondas solitários na Mansão Wayne noite após noite. É engraçado, divertido e mais do que se destaca entre os que estão no início dessa lista.

4. Batman (1989)

O primeiro longa do Batman de Tim Burton é inteiramente responsável pelo status atual do personagem como ícone do cinema. Com Bruce Wayne de Michael Keaton e Jack Nicholson como Coringa, Burton resumiu a essência da história do Batman em seus principais componentes.

Desse modo, ele introduziu um pano de fundo mais contemporâneo e adicionou sua própria peculiaridade de marca registrada. Deixando a cena de dança do Príncipe à parte, o filme do Batman de 1989 foi fiel o suficiente para atrair os fãs de quadrinhos, e acessível para os recém-chegados, apenas reformulando ligeiramente a história de origem do Coringa.

Como em muitos filmes de Tim Burton, a escuridão lúdica do diretor atraiu jovens e velhos; trazendo toda uma nova geração para o maravilhoso mundo de justiceiros com traumas psicológicos lutando contra criminosos.

Continua após a publicidade

3. Batman Begins

George Clooney pensou que tinha ajudado a matar a franquia Batman, mas estava apenas começando. Com Rā’s al Ghūl, e um Espantalho reformulado como vilões, essa nova história de origem do Batman estava longe de ser convencional; mas tornou o Batman mais relevante do que nunca.

Além disso, Batman Begins se esforça para dar a Bruce uma história de amor envolvente. Em todas as outras áreas, a estréia de super-herói de Nolan é um enorme sucesso, apesar de correr grandes riscos, como substituir o Batmóvel tradicional e destruir a Mansão Wayne. Ainda assim, isso era apenas uma amostra da grandeza que estava por vir.

2. O Batman

Embora O Batman não seja o melhor filme de Batman de todos os tempos; temos uma reflexão esteticamente impressionante e filosoficamente profunda de Matt Reeves sobre a identidade de Batman.

Portanto, ele é mais complexo que O Cavaleiro das Trevas e, embora não seja tão grotesco e gótico quanto o Batman de Burton, causa reações que os anteriores nunca conseguiram transmitir.

Continua após a publicidade

O Batman de Robert Pattinson é mais do que apenas um jovem mal-humorado, e Reeves fica sob a pele de ambos os lados do personagem melhor do que qualquer outro filme do Batman. O elenco coadjuvante de personagens é excepcional e a história emocionante, com a promessa de entregar ainda mais no futuro.

O único aspecto negativo do filme é sua duração, um pouco longa demais.

1. O Cavaleiro Das Trevas

Como o arquétipo da história moderna do Batman, O Cavaleiro das Trevas ainda é, sem dúvida, o maior momento da tela grande do personagem.

Uma grande parte desse sucesso pode ser atribuída ao desempenho revolucionário de Heath Ledger como o Coringa, mas também há o enredo perfeitamente equilibrado.

Continua após a publicidade

Apesar de sua relativa complexidade para um filme de super-heróis, O Cavaleiro das Trevas nunca esquece suas raízes, misturando sequências de ação e algumas perseguições de carros à moda antiga.

A chegada de Maggie Gyllenhaal ajuda a consertar a história de amor quebrada de Batman Begins. Ademais, Christian Bale acerta seu passo como protagonista da franquia e a combinação de Hans Zimmer e James Newton Howard reúne tudo com uma pontuação perfeita.

E aí, fãs do Homem-Morcego, concordam com essa lista? Então, não deixe de nos contar nos comentários; e não esqueça de ler também: Super-heróis: os 10 personagens mais populares da história

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você