A guerra é um tema recorrente na história do cinema, e há muitos filmes excelentes que retratam esse tema de forma realista e emocionante. Neste texto, vamos apresentar os melhores filmes de guerra para quem gosta do gênero.
Normalmente as guerras estão atreladas a alguns dos lados mais cruéis dos seres humanos, mas mesmo assim Hollywood consegue contar esse tipo de história de várias formas. Algumas obras, por exemplo, passam distante da violência, com mensagens positivas ou até mesmo divertidas.
Os filmes desta lista são de diferentes épocas e retratam diferentes conflitos. No entanto, todos eles são excelentes exemplos de como o cinema pode contar histórias de guerra de forma emocionante e envolvente.
33 melhores filmes de guerra da história
O Jogo da Imitação (2014)
O filme O Jogo da Imitação (2014), dirigido por Morten Tyldum, conta a história de Alan Turing, um matemático britânico que liderou uma equipe de analistas de criptografia para decifrar o famoso código alemão Enigma durante a Segunda Guerra Mundial.
O filme começa com Turing sendo recrutado pelo governo britânico para trabalhar no Bletchley Park, um centro de inteligência secreto. Turing é um gênio da matemática, mas também é um homem excêntrico e socialmente desajeitado. Ele tem dificuldade em se relacionar com os outros, e sua homossexualidade é um segredo que ele teme revelar.
Oppenheimer (2023)
O filme Oppenheimer (2023), dirigido por Christopher Nolan, conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan. Sua missão crucial era projetar e construir as primeiras bombas atômicas.
É um retrato complexo e multifacetado de um homem que desempenhou um papel fundamental na história. É um filme sobre a guerra, a ciência, a ética e o poder.
Terra de Minas (2015)
O filme Terra de Minas, de 2015, dirigido por Martin Zandvliet, conta a história de um grupo de prisioneiros alemães que, após a rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, são enviados para a Dinamarca para desarmar minas terrestres deixadas pelas forças alemãs.
O grupo é liderado pelo sargento dinamarquês Carl Leopold Rasmussen, que guarda rancor dos alemães após cinco anos de invasão. Ele desconta sua raiva nos prisioneiros, que são obrigados a trabalhar em condições precárias e perigosas.
A Lista de Schindler (1993)
A Lista de Schindler é um filme de drama histórico de 1993 dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. O filme é baseado no romance de mesmo nome de 1982 de Thomas Keneally, que conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de 1.000 judeus durante o Holocausto.
O filme começa em 1939, quando Oskar Schindler (Neeson) é um empresário oportunista que vê a Segunda Guerra Mundial como uma oportunidade de fazer fortuna. Ele se muda para Cracóvia, Polônia, e abre uma fábrica de esmaltes. Schindler logo percebe que os judeus são uma mão de obra barata e eficiente, e começa a contratar trabalhadores judeus para sua fábrica.
O Resgate do Soldado Ryan (1998)
O Resgate do Soldado Ryan é um filme de guerra épico de 1998 dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks. O filme conta a história de um grupo de soldados americanos que são enviados em uma missão perigosa para resgatar o soldado James Ryan, cujos três irmãos foram mortos em combate.
O filme começa com o desembarque dos Aliados na Normandia, em 6 de junho de 1944. Capitão Miller (Hanks) e seu esquadrão são enviados para trás das linhas inimigas para encontrar o soldado Ryan, que é o único filho sobrevivente de uma família de quatro irmãos.
Pearl Harbor (2001)
Pearl Harbor (2001) é um filme de drama romântico e guerra dirigido por Michael Bay e estrelado por Ben Affleck, Josh Hartnett e Kate Beckinsale. O filme conta a história de dois amigos de infância que se apaixonam pela mesma mulher e se envolvem na Segunda Guerra Mundial.
Invencível (2014)
Invencível é um filme de drama biográfico de 2014 dirigido por Angelina Jolie e estrelado por Jack O’Connell, Domhnall Gleeson e Garrett Hedlund. O filme conta a história real de Louis Zamperini, um atleta olímpico que sobreviveu a um acidente de avião no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial e foi capturado e torturado pelos japoneses.
Bastardos Inglórios (2009)
Bastardos Inglórios é um filme de guerra épico de 2009 dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Brad Pitt, Christoph Waltz, Mélanie Laurent e Diane Kruger. O filme é ambientado na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de judeus-americanos que se unem para matar nazistas.
O Patriota (2000)
O Patriota é um filme de guerra e drama histórico de 2000 dirigido por Roland Emmerich e estrelado por Mel Gibson, Heath Ledger e Joely Richardson. O filme é ambientado na América colonial durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos e conta a história de Benjamin Martin, um veterano da Guerra Franco-Indígena que reluta em apoiar a guerra contra a Inglaterra.
Platoon (1986)
Platoon é um filme de guerra de 1986 dirigido por Oliver Stone e estrelado por Charlie Sheen, Tom Berenger e Willem Dafoe. O filme é baseado nas experiências pessoais de Stone na Guerra do Vietnã e conta a história de um jovem recruta, Chris Taylor, que é enviado para o Vietnã do Sul para lutar.
1917 (2019)
1917 é um filme de guerra de 2019 dirigido por Sam Mendes e estrelado por George MacKay e Dean-Charles Chapman. O filme é ambientado na Primeira Guerra Mundial e conta a história de dois soldados britânicos, Schofield e Blake, que são enviados em uma missão suicida para entregar uma mensagem que pode salvar a vida de 1.600 soldados.
É um longa poderoso e comovente que explora a brutalidade da guerra e o heroísmo dos soldados que lutam nela. O filme foi aclamado pela crítica e ganhou três Oscars, incluindo Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Beasts of No Nation (2015)
Beasts of No Nation é um filme de guerra de 2015 dirigido por Cary Fukunaga e estrelado por Abraham Attah, Idris Elba e Emmanuel Nii Adom Quaye. O filme é ambientado em um país africano não especificado durante uma guerra civil e conta a história de um menino chamado Agu, que é forçado a se tornar um menino-soldado.
Apocalypse Now (1979)
Apocalypse Now é um filme de guerra épico de 1979 dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Frederic Forrest, Albert Hall, Sam Bottoms, Laurence Fishburne e Dennis Hopper. O filme é baseado no romance Heart of Darkness de Joseph Conrad, com a ambientação mudada do Congo do século XIX para o Vietnã do Sul durante a Guerra do Vietnã.
O filme conta a história de uma missão liderada pelo Capitão Benjamin L. Willard (Sheen), um oficial da Marinha dos Estados Unidos, para encontrar e matar o Coronel Walter E. Kurtz (Brando), um comandante das Forças Especiais que supostamente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.
Dunkirk (2017)
Dunkirk é um filme de guerra de 2017 dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Fionn Whitehead, Tom Hardy, Mark Rylance e Cillian Murphy. O filme é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história da Operação Dínamo, a evacuação de mais de 300.000 soldados aliados da França sitiada pela Alemanha nazista.
O filme foi aclamado pela crítica e ganhou três Oscars, incluindo Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição.
Tropas Estelares (1997)
Tropas Estelares (1997) é um filme de ficção científica e sátira militar dirigido por Paul Verhoeven e estrelado por Casper Van Dien, Denise Richards, Dina Meyer, Jake Busey, Neil Patrick Harris e Michael Ironside. O filme é baseado no romance de Robert A. Heinlein de mesmo nome, mas é uma sátira da propaganda militarista.
O filme conta a história de Johnny Rico, um jovem que se alista na Infantaria Móvel para se tornar um cidadão da Federação. A Infantaria Móvel é uma força militar que luta contra uma raça alienígena de insetos gigantes.
Guerra ao Terror (2009)
Guerra ao Terror (2008) é um filme de drama e guerra dirigido por Kevin Macdonald e estrelado por Alexander Skarsgård, Jamie Bell, Jeremy Renner e Colm Feore. O filme é baseado no livro de não-ficção The Only Thing Worth Dying For de Michael Hastings, e conta a história de um grupo de soldados americanos que são enviados para o Afeganistão para lutar na Guerra ao Terror.
Trovão Tropical (2008)
Trovão Tropical (2008) é uma comédia de ação dirigida por Ben Stiller. O filme conta a história de um grupo de atores de Hollywood que se reúnem para filmar um filme de guerra no Vietnã. No entanto, o ego dos atores e a falta de profissionalismo do diretor levam a uma série de problemas, que acabam colocando os atores em perigo real.
É uma comédia ácida que satiriza a indústria cinematográfica de Hollywood. O filme faz piada com o ego dos atores, a falta de profissionalismo dos diretores e a violência da guerra. Também é uma homenagem aos filmes de guerra clássicos, como “Platoon” (1986) e “Apocalipse Now” (1979).
300 (2007)
300 (2007) é um filme de ação épico dirigido por Zack Snyder. O filme é baseado na graphic novel homônima de Frank Miller e Lynn Varley, que conta a história da Batalha das Termópilas, um evento histórico que ocorreu em 480 a.C., durante as Guerras Greco-Pérsicas.
A batalha é sangrenta e brutal. Os espartanos lutam com bravura, mas são superados em número. No final, todos os espartanos são mortos, mas seu sacrifício inspira a Grécia a se unir e lutar contra os persas.
Destacamento Blood (2020)
Destacamento Blood (2020) é um filme de guerra dirigido por Spike Lee. O filme conta a história do 36º Batalhão de Infantaria, um batalhão de soldados negros do Exército dos Estados Unidos que lutou na Segunda Guerra Mundial.
O filme destaca o heroísmo e a bravura dos soldados do 36º Batalhão de Infantaria. Os soldados lutam com coragem e determinação, apesar das adversidades.
Até o Último Homem (2017)
Até o Último Homem (2017) é um filme de guerra e drama biográfico dirigido por Mel Gibson e escrito por Andrew Knight e Robert Schenkkan. O filme conta a história de Desmond Doss (Andrew Garfield), um médico do exército americano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusou a portar ou usar uma arma de fogo de qualquer espécie.
Dr. Fantástico (1964)
Dr. Fantástico (1964), de Kuckuck, é um filme de ficção científica que conta a história de um cientista que cria uma máquina que pode controlar o tempo. O cientista, Dr. Fantástico, é um homem arrogante e egocêntrico que acredita que pode usar sua máquina para mudar o mundo.
Doutor Jivago (1965)
Doutor Jivago (1965) é um filme de drama romântico dirigido por David Lean e baseado no romance homônimo de Boris Pasternak. O filme conta a história de Yuri Zhivago, um médico e poeta que vive na Rússia durante a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a Guerra Civil Russa.
Doutor Jivago é um filme épico e visualmente deslumbrante que conta uma história de amor trágica e atemporal. O filme é bem dirigido por David Lean e apresenta um elenco talentoso, liderado por Omar Sharif e Julie Christie.
A Vida é Bela (1997)
A Vida é Bela (1997) é um filme italiano de comédia dramática dirigido e estrelado por Roberto Benigni. O filme conta a história de Guido Orefice, um judeu italiano que é enviado para um campo de concentração nazista com seu filho, Giosué.
O filme foi um sucesso comercial e de crítica, sendo indicado a sete Oscars e ganhando três, incluindo Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator (Benigni) e Melhor Trilha Sonora Original.
A Ponte do Rio Kwai (1957)
A Ponte do Rio Kwai (1957) é um filme de guerra britânico dirigido por David Lean e baseado no romance homônimo de Pierre Boulle. O filme conta a história de prisioneiros de guerra britânicos que são forçados pelos japoneses a construir uma ponte sobre o rio Kwai, na Tailândia.
Cavalo de Guerra (2011)
Cavalo de Guerra (2011) é um filme de guerra britânico-estadunidense dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance homônimo de Michael Morpurgo. O filme conta a história de Joey, um cavalo que é separado de seu dono, Albert Narracott, durante a Primeira Guerra Mundial.
O Último Samurai (2003)
O Último Samurai (2003) é um filme de drama épico dirigido por Edward Zwick e estrelado por Tom Cruise. O filme conta a história de Nathan Algren, um capitão do exército americano que é enviado ao Japão para treinar o novo exército imperial do imperador Meiji.
O Pianista (2002)
O Pianista adapta a autobiografia do polaco Wladyslaw Szpilman, que tocava peças clássicas numa rádio quando a cidade de Varsóvia foi atingida pelas primeiras bombas durante a Segunda Guerra Mundial.
A partir daí, a história passa pelos horrores impostos pelos nazistas sobre a região, mas foca na fuga do pianista. O filme recebeu alguns prêmio importantes, como três Oscars e a Palma de Ouro em Cannes, por exemplo
Sniper Americano (2015)
Mais um filme de guerra sobre um personagem real, adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History. Na história, conhecemos Chris Kyle (Bradley Cooper), responsável por matar mais de 150 pessoas em dez anos na Guerra do Iraque.
Jojo Rabbit (2019)
Jojo Rabbit (2019) é um filme de comédia dramática dirigido por Taika Waititi e baseado no romance de Christine Leunens, Caging Skies. O filme conta a história de Jojo Betzler, um menino alemão de 10 anos que é um membro da Juventude Hitlerista.
Em 1945, Jojo Betzler é um menino alemão de 10 anos que é um membro da Juventude Hitlerista. Jojo acredita cegamente no nazismo e sonha em se tornar um soldado. Ele vive com sua mãe, Rosie, que é uma mulher forte e independente. Ele descobre que sua mãe está escondendo uma jovem judia, Elsa, no sótão de sua casa.
Falcão Negro em Perigo (2001)
Falcão Negro em Perigo é um filme de guerra baseado em fatos reais que conta a história de uma missão da Força Delta dos Estados Unidos para capturar dois generais somalianos. A missão, que ocorre em 3 de outubro de 1993, em Mogadíscio, capital da Somália, acaba se tornando uma batalha urbana sangrenta, que resulta na morte de 18 soldados americanos e centenas de civis somalianos.
Corações de Ferro (2014)
Na história, a Segunda Guerra já está próxima do fim, mas o sargento Don “Wardaddy” Collier (Brad Pitt) ainda precisa liderar seu grupo para conseguir escapar do território alemão. No entanto, o grupo tem apenas a própria amizade um tanque de guerra para combater os adversários.
Túmulo dos Vagalumes (1988)
A animação japonesa do Studio Ghibli apresenta os horrores da Segunda Guerra a partir da vida de dois irmãos.
Logo após a morte da mãe num bombardeio e o envio do pai para a guerra, Setsuko e Seita se isolam na floresta, onde precisam combater fome, doença e solidão. O filme é um dos maiores clássicos da animação mundial, mas também extremamente triste.
O Menino do Pijama Listrado (2008)
A história de guerra é contada a partir do garoto Bruno, filho de um oficial nazista e, por isso, inserido no contexto militar.
O menino passa a viver numa área desolada, onde não tem o que fazer, mas encontra diversão perto da cerca de um campo de concentração. Ali, então, ele faz amizade com o menino do pijama listrado, um garoto judeu preso no local.
Fontes: Cultura Genial, Sociedade Militar, CanalTech, Adoro Cinema, Maiores e Melhores, Revista Bula