Uma lista de melhores filmes de guerra poderia facilmente ultrapassar a marca de uma centena de filmes. Isso porque a exploração dos conflitos militares é uma marca recorrente do cinema há décadas, passando por vários gêneros.
Normalmente as guerras estão atreladas a alguns dos lados mais cruéis dos seres humanos, mas mesmo assim Hollywood consegue contar esse tipo de história de várias formas. Algumas obras, por exemplo, passam distante da violência, com mensagens positivas ou até mesmo divertidas.
Sendo assim, confira a lista com os melhores filmes de guerra, incluindo clássicos e produções recentes, passando por animação, comédia e histórias reais.
30 melhores filmes de guerra da história
A Lista de Schindler
Dirigido por Steven Spielgerg, o filme conta a história de um industrial oportunista e sedutor. Oskar Schindler tinha boas relações com o Partido Nazista, mas usou isso para salvar mais de mil judeus condenados em campos de concentração.
O Resgate do Soldado Ryan
O Resgate do Soldado Ryan é outro queridinho entre os filmes de guerra, além de também ser dirigido por Steven Spielberg. Logo após o desembarque na Normandia, em 1944, o capitão Miller (Tom Hanks) deve comandar um batalhão para resgatar um soldado.
Pearl Harbor
Assim como os outros indicados do topo da lista, Pearl Harbor também se passa na Segunda Guerra Mundial. No entanto, aborda o lado do conflito com um viés de romance. Isso porque conta a história de um triângulo amoroso que se desenvolve em meio aos conflitos militares.
Invencível
O drama real do atleta olímpico Louis Zamperini é dirigido por Angelina Jolie. A história é inspirada no livro de Laura Hillenbrand e conta a jornada de sobrevivência do herói de guerra numa jangada por 47 dias, logo após um acidente aéreo. Apesar de escaparem com vida após o período, eles acabam capturados por japoneses.
Bastardos Inglórios
Apesar de também ser baseado na Segunda Guerra Mundial, o filme de Quentin Tarantino explora a história com um olhar alternativo. Na trama, Aldo Raine (Brad Pitt) reúne um grupo de soldados com ascendência judaica para caçar e matar nazistas.
O Patriota
O primeiro filme da lista que não narra a Segunda Guerra Mundial, fala sobre a guerra da independência dos EUA. Benjamin Martin (Mel Gibson) abandonou o serviço militar após conflitos com os indígenas, mas vê o novo conflito contra os britânicos chegar até sua casa e seus familiares. Dessa maneira, então, ele deve voltar a pegar em armas.
Platoon
Platoon é um dos vários filmes de guerra que explorou o conflito no Vietnã. O drama militar conta a história de Chris Taylor (Charlie Sheen), um jovem recruta que se alista no exército, mas percebe que as coisas no campo de batalha são muito mais complexas e sombrias do que ele imaginava.
1917
A história se passa no auge da Primeira guerra Mundial, quando dois soldados britânicos recebem uma missão quase impossível. Um dos grandes feitos do filme foi criar uma montagem que simula o plano sequência, ou seja, um filmagem praticamente ininterrupta.
Beasts of No Nation
O primeiro filme da lista que não envolve um conflito direto com o exército norte-americano. Beasts of No Nation aborda a guerra civil na África do Sul, logo após um garoto se juntar a mercenários por ter perdido o pai.
Apocalypse Now
O filme explora um conflito de guerra dentro do próprio exército, colocando o capitão Willard (Martin Sheen) na liderança de um grupo que deve matar o Coronel Kurtz (Marlon Brando). Isso porque o Coronel parece ter enlouquecido na guerra, criando seu próprio exército nas salvas do Camboja.
Dunkirk
Dirigido por Christopher Nolan, o filme explora eventos ligados à Operação Dínamo, quando soldados aliados da Bélgica e da França foram cercados pelo exército nazista. Para isso, a trama gira ao redor de três eventos distintos, a fim de explorar momentos que narram a Operação.
Tropas Estelares
O primeiro filme da lista que foge da guerras mais tradicionais. Em Tropas Estelares, vemos um futuro em que os civis se alistam para combater insetos gigantes alienígenas. Além de focar nos dramas da guerra, a história ainda explora referências da ficção científica e as relações entre o protagonista, sua namorada e os amigos do pelotão.
Guerra ao Terror
Guerra ao Terror explora uma das guerras mais recentes da nossa história, no Iraque. JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) atuam para destruir uma bomba, mas acabam provocando a morte de um dos oficiais. Sendo assim, ele é substituído por um militar de sangue frio e personalidade dura, criando novos conflitos internos.
Trovão Tropical
Em meio a tantos filmes de tons violentos e sombrios, Trovão Tropical aborda a guerra por um viés de humor. Na história, um grupo de atores de Hollywood é escalado para filmar uma adaptação da biografia de um veterano da Guerra do Vietnã. A viagem ao país, no entanto, cria problemas mais do que inesperados para o elenco.
300
Adaptação de uma revista em quadrinhos, 300 explora a guerra dos soldados de Esparta contar o exército da Pérsia. O filme investe em um estilo visual carregado, além de trazer o brasileiro Rodrigo Santoro como Rei Xerxes.
Destacamento Blood
Destacamento Blood conta a história de quatro veteranos de guerra afro-americanos que decidem retornar ao Vietnã para procurar o corpo de um comandante. Além disso, o grupo decide procurar um tesouro escondido no país durante a guerra.
Até o Último Homem
O filme conta a história real de Desmond T. Doss (Andrew Garfield), que alista-se no exército, mas se recusa a utilizar armas. Uma vez que é membro da Igreja Adventista do Sétimo dia e médico, dedicado a salvar vidas, o militar adota uma postura inusitada para um campo de guerra, surpreendendo aliados e adversários.
Dr. Fantástico
Em Dr. Fantástico, Stanley Kubrick mistura ficção e comédia para contar a história de um general norte-americano, durante a Guerra Fria. O filme aborda o clima de guerra e drama, mas também insere elementos de comédia. Além disso, tem o ator Peter Sellers em três papéis diferentes.
Doutor Jivago
Doutor Jivago coloca o espectador diante de um médico e poeta abalado por eventos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Bolchevique. Por outro lado, o personagem conhece o amor da sua vida, Lara, no mesmo período.
A Vida é Bela
Roberto Benigni dirige e estrela a história de um judeu apaixonado pela vida, mas capturado pelo exército Nazista. Levado a um campo de concentração, então, o homem inventa uma realidade alternativa para proteger o seu filho dos horrores da guerra.
A Ponte do Rio Kwai
A Ponte do Rio Kwai é um clássico de 1957 que conta a história de construção de um ponte em meio à guerra. Durante o trabalho, um coronel britânico decide focar nos esforços para reforçar a moral e o orgulho de um grupo de soldados.
Cavalo de Guerra
Em mais um filme de guerra, Steven Spielberg decide explorar os eventos a partir da observação de um cavalo. O animal é confiscado para a Cavalaria do Exército Britânico e passa por diversos perigos, donos e situações inesperadas dentro do conflito.
O Último Samurai
O filme se passa no Japão, em 1870, quando um militar norte-americano é enviado para o país. Nathan Algren (Tom Cruise) deve treinar tropas japonesas contra samurais locais, mas acaba sendo capturado pelos inimigos militares.
O Pianista
O Pianista adapta a autobiografia do polaco Wladyslaw Szpilman, que tocava peças clássicas numa rádio quando a cidade de Varsóvia foi atingida pelas primeiras bombas durante a Segunda Guerra Mundial. A partir daí, a história passa pelos horrores impostos pelos nazistas sobre a região, mas foca na fuga do pianista. O filme recebeu alguns prêmio importantes, como três Oscars e a Palma de Ouro em Cannes, por exemplo
Sniper Americano
Mais um filme de guerra sobre um personagem real, adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History. Na história, conhecemos Chris Kyle (Bradley Cooper), responsável por matar mais de 150 pessoas em dez anos na Guerra do Iraque.
Jojo Rabbit
Taika Waititi faz uma sátira da Segunda Guerra Mundial ao contar a história de uma criança que idolatra Adolf Hitler, mas na forma de um amigo imaginário. Por outro lado, o garoto deve rever suas crenças ao descobrir que sua mãe esconde uma jovem judia dentro de casa.
Falcão Negro em Perigo
O filme passa pela guerra na Somália, onde uma força de elite norte-americana deve capturar um senhor da guerra local. No entanto, toda a cidade para se unir para combater os militares, que correm para cumprir a missão e salvar as próprias vidas.
Corações de Ferro
Na história, a Segunda Guerra já está próxima do fim, mas o sargento Don “Wardaddy” Collier (Brad Pitt) ainda precisa liderar seu grupo para conseguir escapar do território alemão. No entanto, o grupo tem apenas a própria amizade um tanque de guerra para combater os adversários.
Túmulo dos Vaga-lumes
A animação japonesa do Studio Ghibli apresenta os horrores da Segunda Guerra a partir da vida de dois irmãos. Logo após a morte da mãe num bombardeio e o envio do pai para a guerra, Setsuko e Seita se isolam na floresta, onde precisam combater fome, doença e solidão. O filme é um dos maiores clássicos da animação mundial, mas também extremamente triste.
O Menino do Pijama Listrado
A história de guerra é contada a partir do garoto Bruno, filho de um oficial nazista e, por isso, inserido no contexto militar. O menino passa a viver numa área desolada, onde não tem o que fazer, mas encontra diversão perto da cerca de um campo de concentração. Ali, então, ele faz amizade com o menino do pijama listrado, um garoto judeu preso no local.
Fontes: CanalTech, Adoro Cinema, Maiores e Melhores, Revista Bula
Imagens: NY Post, Timeout, BêeLe, the ace black movie blog, veja, Metrópoles, The Tufts Daily, Cinemaqui, Rotten Tomatoes, Valor, Prozooc, TMQDA, Blog Mirante, ABC do ABC, elfo livre, papo de cinema, Band, Zint, Entreter-se, Plano Crítico, Adoro Cinema