Lançado em 2006, o PlayStation 3 teve dez anos de um incrível catálogo. Ainda que nem todos tenham se sustentado até hoje, os melhores jogos de PlayStation 3 podem estar em melhor forma do que lançamentos atuais.
Não é à toa que alguns deles ainda ganham sequências ou remakes para a nova geração. Uma vez que foram marcantes em sua época, merecem ser revisitados por velhos e novos gamers que apreciam uma jogabilidade incrível.
Sendo assim, se você está em busca de saber o que merece destaque em meio a tantos jogos, trouxemos este breve compilado.
Melhores jogos de PlayStation 3
1. The Last of Us
Uma vez que saiu no fim da vida do console, não é de se estranhar que The Last of Us seja um dos melhores jogos de PlayStation 3. Além disso, cria encontros e desafios que são relevantes para a história. Isso porque não são decisões baseadas em heroísmo vazio, mas na necessidade real dos personagens dentro dos conflitos desenvolvidos.
2. Dark Souls
Certamente, Dark Souls é lembrado principalmente por sua dificuldade, tornando um dos melhores jogos de PlayStation 3. Apesar disso, os desafios são apenas uma parte do que compõe o jogo. O design dos desafios e do combate garante que sempre há um jeito de cumprir as missões. Inclusive, é vencê-los que cria uma sensação de respeito e confiança do jogo com o jogador. A recompensa para cada uma das conquistas é satisfatória e garante que o lugar do jogo na lista.
3. Persona 5
Assim como The Last of Us, este ganhou muita força no PS4, mas também se destacou no PS3. Uma vez que saiu no fim da vida do console, conseguiu tirar o melhor da jogabilidade. Persona 5, afinal, é um dos melhores JRPG da história. Além de trazer o que há de melhor nos jogos anteriores, oferece um mundo estiloso e cheio de personagens intrigantes. O que torna Persona 5 especial é sua narrativa com vilões baseados em pessoas reais do Japão. Além disso, o jogo é relevante por conta da fantasia que vai além do que a maioria dos jogos costuma ir.
4. Portal 2
O Portal original chamou a atenção por trazer elementos de desafio em quebra-cabeças e um humor peculiar. Portal 2, então, pegou tudo isso e acrescentou ainda mais desafios, provando que sempre é possível melhorar. O universo do game foi ampliado, novos desafios foram implementados e o ambiente ganhou mais vida e profundidade, em termos narrativos. Além disso, o humor ficou ainda mais evidente, com a atuação de Stephen Merchant. Para completar, o jogo ainda conta com um modo multiplayer que adicionou ainda mais rejogabilidade.
5. Mass Effect 2
Tecnicamente, Mass Effect 3 pode ser considerado melhor finalizado. Apesar disso, a experiência completa de Mass Effect 3 soa mais completa. A história tem um bom ritmo e uma estrutura, com desenvolvimento de histórias pessoais dos tripulantes da Normandy. Isso gera diferentes emoções, além de tocar nos altos de baixos de ser um herói.
6. Uncharted 2
Uncharted 2 é a verdadeira definição do que é um jogo de aventura. A mistura de elementos de Indiana Jones, James Bond e Lara Croft cria uma obra extremamente balanceada. Ainda que Uncharted 3 tenha melhorias, em comparação, o segundo jogo equilibra melhor quebra-cabeças, ação e plataforma. Além disso, a história tem nuances clássicas de rivalidade, traição e violência, assim como o gênero pede.
7. BioShock
BioShock foi responsável por definir padrões de jogabilidade, construção de mundo, atmosfera e narrativa que desenvolvedores buscaram por anos. Dessa maneira, é claro que o jogo é diferente de tudo que veio antes dele. Além de ter um mundo criado de forma inovadora, a mistura de RPG com tiros tem uma trilha sonora marcante. Com uma narrativa diferenciada e tantos elementos inovadores de qualidade, BioShock é uma experiência completamente única em jogos.
8. GTA 5
GTA 5 é a maior revolução que a franquia sofreu desde que inseriu o 3D, em GTA 3. O quinto jogo numerado da série pega tudo o que os anteriores fizeram de melhor e reconstrói de forma renovada e atualizada. Além disso, três protagonistas ajudam a dar ainda mais vida e profundidade para o cenário.
9. Red Dead Redemption
Assim como GTA, Red Dead foi produzido pela Rockstar. Sendo assim, é natural que muita gente se refira ao jogo como um GTA no Velho Oeste. A verdade é que poucos jogos criam um senso de imersão tão profundo como ele. Todas as ações e cenários parecem colaborar para a história de John Marsden que, inclusive, tem um dos finais mais memoráveis de todos os tempos. Além disso, nenhum mundo aberto antes disso foi tão vasto e extenso.
10. Tokyo Jungle
O jogo parece um título de grau B, com texturas borradas e modelos em blocos por toda parte. Mas você não joga Tokyo Jungle pelos gráficos – você joga para que possa controlar um bando de beagles enfrentando um leão. Você joga para vestir uma girafa com chapéus bobos.
Você joga porque Tokyo Jungle é um roguelike viciante, constantemente oferecendo novas surpresas e desafiando você a aperfeiçoar suas rotas por uma cidade abandonada enquanto você caça por comida e companheiros para manter sua espécie viva.
Sua jogabilidade simples e abundância de animais desbloqueáveis significam que você pegará o jeito das coisas rapidamente, mas sempre se esforçando para pegar a próxima peça do quebra-cabeça.
11. LittleBigPlanet 2
Com a possível exceção do Minecraft, nenhum outro jogo de console nutre a imaginação e a criatividade de seus jogadores como LittleBigPlanet 2. As ferramentas de criação de conteúdo do usuário do primeiro jogo foram uma revolução na liberdade do jogador, e a sequência não apenas refina essas opções, mas as expande para permitir que você crie não apenas novos níveis, mas novas histórias, mundos e até jogos.
E as coisas que a comunidade criou são inacreditáveis. Resumindo, este é um dos jogos mais importantes, relevantes e divertidos em qualquer PlayStation.
12. Hotline Miami
Hotline Miami é o jogo sobre o qual seus pais sempre avisaram você na década de 1980, um videogame de um universo alternativo onde Reagan se tornou Presidente Forever e The Running Man é na verdade algo real que você pode assistir na TV.
Vista uma máscara de animal de borracha de sua escolha e vagueie por uma das dezenas de carnavais de assassinato pixelados para desperdiçar cada mook à vista, enquanto as cores de fundo pulsam junto com a trilha sonora de ondas de sintetizador muito legal para você. Hotline Miami é pura fúria punk, uma demonstração hipnótica de hiperviolência a um passo da anarquia pura e não adulterada.
13. Batman: Arkham City
O pedaço de Gotham em quarentena da Rocksteady é um dos ambientes mais marcantes, comoventes e totalmente intencionais vistos em uma geração inteira. Permitindo que a mecânica poderosa e perfeitamente equilibrada do primeiro jogo realmente voe, literal e figurativamente, a estrutura de Arkham City é uma vitória igualmente grande em termos de jogabilidade e estética.
Além disso, Arkham City também hospeda uma história de Batman sombria, dramática e totalmente épica o suficiente para se destacar em qualquer meio é apenas a cereja no topo do bolo utilitário.
14. Call of Duty 4: Modern Warfare
O que quer que você pense sobre o estado atual do COD, não há como negar que Modern Warfare foi um divisor de águas para os jogos. Não só reviveu o gênero FPS cansado, e transformou Call of Duty de bom atirador em atirador OMG, ele estabeleceu uma referência para jogos multiplayer e forneceu uma incrível montanha-russa de 8 horas de uma história que poucos conseguiram igualar desde então. O palco do traje ghillie, as cenas de abertura do tanque, aquele final – Modern Warfare é recheado de momentos memoráveis.
Embora os jogos subsequentes de Call of Duty tenham tentado se basear em Modern Warfare, tornando a ação ainda mais bombástica, isso representa um exercício de entretenimento simplificado e despojado.
15. Journey
Por fim, o último dos melhores jogos de PlayStation 3, um game sem diálogos, sem combates e sem mortes. Ainda que pareça sem sentido, Journey oferece uma experiência completa e única.
Em suma, o jogo é uma obra de arte abstrata, capaz de expressar emoções por meio de jogabilidade em um universo de visual estonteante. Assim, da aparência, à trilha sonora, à facilidade de controle, cada detalhe é criado para agregar à história e criar uma conexão dificilmente vista em outras experiências de jogo.
Fontes: Maiores e Melhores
Imagem de destaque: GameRant