Curiosidades

Os 15 melhores jogos de PlayStation 3 de todos os tempos

Os melhores jogos de PlayStation 3 trazem algumas das maiores inovações em narrativa da história dos games, e merecem ser revisitados.

Por P.H Mota

Lançado em 2006, o PlayStation 3 teve dez anos de um incrível catálogo. Ainda que nem todos tenham se sustentado até hoje, os melhores jogos de PlayStation 3 podem estar em melhor forma do que lançamentos atuais.

Não é à toa que alguns deles ainda ganham sequências ou remakes para a nova geração. Uma vez que foram marcantes em sua época, merecem ser revisitados por velhos e novos gamers que apreciam uma jogabilidade incrível.

Sendo assim, se você está em busca de saber o que merece destaque em meio a tantos jogos, trouxemos este breve compilado.

Melhores jogos de PlayStation 3

1. The Last of Us

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Uma vez que saiu no fim da vida do console, não é de se estranhar que The Last of Us seja um dos melhores jogos de PlayStation 3. Além disso, cria encontros e desafios que são relevantes para a história. Isso porque não são decisões baseadas em heroísmo vazio, mas na necessidade real dos personagens dentro dos conflitos desenvolvidos.

2. Dark Souls

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Certamente, Dark Souls é lembrado principalmente por sua dificuldade, tornando um dos melhores jogos de PlayStation 3. Apesar disso, os desafios são apenas uma parte do que compõe o jogo. O design dos desafios e do combate garante que sempre há um jeito de cumprir as missões. Inclusive, é vencê-los que cria uma sensação de respeito e confiança do jogo com o jogador. A recompensa para cada uma das conquistas é satisfatória e garante que o lugar do jogo na lista.

3. Persona 5

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Assim como The Last of Us, este ganhou muita força no PS4, mas também se destacou no PS3. Uma vez que saiu no fim da vida do console, conseguiu tirar o melhor da jogabilidade. Persona 5, afinal, é um dos melhores JRPG da história. Além de trazer o que há de melhor nos jogos anteriores, oferece um mundo estiloso e cheio de personagens intrigantes. O que torna Persona 5 especial é sua narrativa com vilões baseados em pessoas reais do Japão. Além disso, o jogo é relevante por conta da fantasia que vai além do que a maioria dos jogos costuma ir.

4. Portal 2

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

O Portal original chamou a atenção por trazer elementos de desafio em quebra-cabeças e um humor peculiar. Portal 2, então, pegou tudo isso e acrescentou ainda mais desafios, provando que sempre é possível melhorar. O universo do game foi ampliado, novos desafios foram implementados e o ambiente ganhou mais vida e profundidade, em termos narrativos. Além disso, o humor ficou ainda mais evidente, com a atuação de Stephen Merchant. Para completar, o jogo ainda conta com um modo multiplayer que adicionou ainda mais rejogabilidade.

5. Mass Effect 2

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Tecnicamente, Mass Effect 3 pode ser considerado melhor finalizado. Apesar disso, a experiência completa de Mass Effect 3 soa mais completa. A história tem um bom ritmo e uma estrutura, com desenvolvimento de histórias pessoais dos tripulantes da Normandy. Isso gera diferentes emoções, além de tocar nos altos de baixos de ser um herói.

6. Uncharted 2

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Uncharted 2 é a verdadeira definição do que é um jogo de aventura. A mistura de elementos de Indiana Jones, James Bond e Lara Croft cria uma obra extremamente balanceada. Ainda que Uncharted 3 tenha melhorias, em comparação, o segundo jogo equilibra melhor quebra-cabeças, ação e plataforma. Além disso, a história tem nuances clássicas de rivalidade, traição e violência, assim como o gênero pede.

7. BioShock

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

BioShock foi responsável por definir padrões de jogabilidade, construção de mundo, atmosfera e narrativa que desenvolvedores buscaram por anos. Dessa maneira, é claro que o jogo é diferente de tudo que veio antes dele. Além de ter um mundo criado de forma inovadora, a mistura de RPG com tiros tem uma trilha sonora marcante. Com uma narrativa diferenciada e tantos elementos inovadores de qualidade, BioShock é uma experiência completamente única em jogos.

8. GTA 5

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

GTA 5 é a maior revolução que a franquia sofreu desde que inseriu o 3D, em GTA 3. O quinto jogo numerado da série pega tudo o que os anteriores fizeram de melhor e reconstrói de forma renovada e atualizada. Além disso, três protagonistas ajudam a dar ainda mais vida e profundidade para o cenário.

9. Red Dead Redemption

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Assim como GTA, Red Dead foi produzido pela Rockstar. Sendo assim, é natural que muita gente se refira ao jogo como um GTA no Velho Oeste. A verdade é que poucos jogos criam um senso de imersão tão profundo como ele. Todas as ações e cenários parecem colaborar para a história de John Marsden que, inclusive, tem um dos finais mais memoráveis de todos os tempos. Além disso, nenhum mundo aberto antes disso foi tão vasto e extenso.

10. Tokyo Jungle

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

O jogo parece um título de grau B, com texturas borradas e modelos em blocos por toda parte. Mas você não joga Tokyo Jungle pelos gráficos – você joga para que possa controlar um bando de beagles enfrentando um leão. Você joga para vestir uma girafa com chapéus bobos.

Você joga porque Tokyo Jungle é um roguelike viciante, constantemente oferecendo novas surpresas e desafiando você a aperfeiçoar suas rotas por uma cidade abandonada enquanto você caça por comida e companheiros para manter sua espécie viva.

Sua jogabilidade simples e abundância de animais desbloqueáveis ​​significam que você pegará o jeito das coisas rapidamente, mas sempre se esforçando para pegar a próxima peça do quebra-cabeça.

11. LittleBigPlanet 2

Games Radar

Com a possível exceção do Minecraft, nenhum outro jogo de console nutre a imaginação e a criatividade de seus jogadores como LittleBigPlanet 2. As ferramentas de criação de conteúdo do usuário do primeiro jogo foram uma revolução na liberdade do jogador, e a sequência não apenas refina essas opções, mas as expande para permitir que você crie não apenas novos níveis, mas novas histórias, mundos e até jogos.

E as coisas que a comunidade criou são inacreditáveis. Resumindo, este é um dos jogos mais importantes, relevantes e divertidos em qualquer PlayStation.

12. Hotline Miami

Games Radar

Hotline Miami é o jogo sobre o qual seus pais sempre avisaram você na década de 1980, um videogame de um universo alternativo onde Reagan se tornou Presidente Forever e The Running Man é na verdade algo real que você pode assistir na TV.

Vista uma máscara de animal de borracha de sua escolha e vagueie por uma das dezenas de carnavais de assassinato pixelados para desperdiçar cada mook à vista, enquanto as cores de fundo pulsam junto com a trilha sonora de ondas de sintetizador muito legal para você. Hotline Miami é pura fúria punk, uma demonstração hipnótica de hiperviolência a um passo da anarquia pura e não adulterada.

13. Batman: Arkham City

Games Radar

O pedaço de Gotham em quarentena da Rocksteady é um dos ambientes mais marcantes, comoventes e totalmente intencionais vistos em uma geração inteira. Permitindo que a mecânica poderosa e perfeitamente equilibrada do primeiro jogo realmente voe, literal e figurativamente, a estrutura de Arkham City é uma vitória igualmente grande em termos de jogabilidade e estética.

Além disso, Arkham City também hospeda uma história de Batman sombria, dramática e totalmente épica o suficiente para se destacar em qualquer meio é apenas a cereja no topo do bolo utilitário.

14. Call of Duty 4: Modern Warfare

Games Radar

O que quer que você pense sobre o estado atual do COD, não há como negar que Modern Warfare foi um divisor de águas para os jogos. Não só reviveu o gênero FPS cansado, e transformou Call of Duty de bom atirador em atirador OMG, ele estabeleceu uma referência para jogos multiplayer e forneceu uma incrível montanha-russa de 8 horas de uma história que poucos conseguiram igualar desde então. O palco do traje ghillie, as cenas de abertura do tanque, aquele final – Modern Warfare é recheado de momentos memoráveis.

Embora os jogos subsequentes de Call of Duty tenham tentado se basear em Modern Warfare, tornando a ação ainda mais bombástica, isso representa um exercício de entretenimento simplificado e despojado.

15. Journey

Melhores jogos de PlayStation 3 - 10 games que marcaram época
Games Radar

Por fim, o último dos melhores jogos de PlayStation 3, um game sem diálogos, sem combates e sem mortes. Ainda que pareça sem sentido, Journey oferece uma experiência completa e única.

Em suma, o jogo é uma obra de arte abstrata, capaz de expressar emoções por meio de jogabilidade em um universo de visual estonteante. Assim, da aparência, à trilha sonora, à facilidade de controle, cada detalhe é criado para agregar à história e criar uma conexão dificilmente vista em outras experiências de jogo.

Fontes: Maiores e Melhores

Imagem de destaque: GameRant

Próxima página »

Escolhidas para você