Curiosidades

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos

Reunimos nesta lista os melhores livros de romance, com histórias de amor escritas por autores como Jane Austen, Julia Quinn entre outros.

Por Adelina Lima

-

Seja em filmes, livros, séries ou novelas, quem não ama uma boa história de amor? Talvez você seja fã de quando dois personagens se encontram pela primeira vez, ou talvez você goste de ver um personagem superar obstáculos em sua busca pelo amor verdadeiro. Dito isso, quais os melhores livros de romance da história?

Independente do tipo de fã que você é, certamente os livros de romance são itens indispensáveis em seu armário. Portanto, fizemos essa lista para te ajudar a escolher a sua próxima leitura, De histórias de amor modernas a contos clássicos, tem de tudo e para todos os gostos.

Melhores livros de romance clássicos

Anna Karenina

Fonte: Pinterest

Este clássico é também uma das obras mais icônicas da literatura russa. Desse modo, a história de Anna Karenina aborda a vida da jovem aristocrata que tem beleza, riqueza, popularidade, um filho amado e um marido. Todavia, apesar de ter tudo o que necessita, Anna Karenina vive uma vida vazia, sem sentimentos. No entanto, o cenário muda quando ela conhece o Conde de Vronsky, com o qual começa a ter uma relação extraconjugal.

Dom Casmurro

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

Primeiramente, Dom Casmurro é considera um dos livros de romance mais famosos do mundo. Escrito por Machado de Assis, a obra brasileira é contada pelo ponto de vista do personagem Bentinho que narra sua história de amor com Capitu. Dessa forma, o enredo versa sobre as supostas traições de Capitu com o seu melhor amigo Escobar.

Jane Eyre

Fonte: Pinterest

O livro conta a história de Jane Eyre, uma jovem que é enviada para lecionar em uma escola e lá encontra Edward Rochester, o pai de uma de suas alunas. Como resultado, os dois se apaixonam e decidem se casar. Tudo ia bem até que Jane descobre, no dia do matrimônio, que o seu noivo já era um homem casado. Curiosamente, o romance foi escrito por outro membro da família Brontë – Charlotte é irmã de Emily, autora de O Morro dos Ventos Uivantes.

Madame Bovary

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

Madame Bovary é um livro clássico de romance do escritor francês Gustave Flaubert. Em suma, o livro conta a história de Emma Bovary, uma mulher que se casou com o senhor Bovary, mas que na realidade não o ama devido ao fato de basear a sua relação e idealizá-as nos romances que ela lê.

Mrs. Dalloway

Fonte: Pinterest

Mrs. Dalloway é um romance da escritora Viriginia Woolf e se passa após a Primeira Guerra Mundial. Assim, a obra trata sobre a vida da personagem Clarissa Dalloway e seus preparativos para uma festa. Ademais, esta obra de Woolf é um dos livros aclamados pela crítica literária.

Olhai os lírios do campo

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

Esta obra da literatura brasileira traz uma reflexão sobre os verdadeiros valores da vida. Em resumo, o enredo conta a história de Eugênio Fontes, um jovem estudante de medicina que se apaixona por Olívia. Todavia, diante das circunstâncias ele casa-se com Eunice, uma mulher rica e capaz de lhe dar a estabilidade que sempre sonhou.

O morro dos ventos uivantes

Fonte: Pinterest

Escrito por Emily Brontë e lançado em 1847, a obra traz o romance cheio de reviravoltas de Catherine e Heathcliff, um dos casais mais famosos da literatura. Desse modo, o enredo versa sobre amores impossíveis, vingança, loucura e obsessão e agrada todos os tipos de leitores que amam uma boa história de amor.

Orgulho e preconceito

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar temos o livro clássico de romance da autora britânica Jane Austen. Desse modo, a história é ambientada na Inglaterra aristocrática do século XIX. Como o nome sugere, o livro expõe questões como julgamentos e normas sociais como casamentos e ascensão social da época. Por conseguinte, o enredo destaca a vida de Elisabeth Bennet e de sua família, e do aristocrata Sr. Darcy.

Um quarto com vista

Fonte: Pinterest

O último clássico desta primeira parte é uma obra de Edward Forster. O romance britânico conta a história de Lucy Honeychurch, uma jovem de classe média que viaja para Florença, na Itália, com sua prima Charlotte e lá se apaixona por George. Contudo, ao voltar para a sociedade repressora inglesa, Lucy vai questionar suas escolhas de vida e as decisões racionais e do coração.

Melhores livros de romance contemporâneos

10 dates surpresa

Fonte: Pinterest

Esse romance escrito por Ashley Elston, traz de forma cômica a história de Sophie. Quando ela inesperadamente termina com o namorado, ela não fica feliz em passar as férias na casa dos avós em vez de ficar com ele. Nesse ínterim, sua avó traça um plano para distrair Sophie de seu coração partido – 10 encontros às cegas, cada um marcado por diferentes membros da família.

A Casa da Praia

Fonte: Pinterest

Na sequência do livro Barraca do Beijo, a amizade de Elle Evan com Lee Flynn foi colocada à prova e ela tem que rever suas prioridades e abrir o jogo de uma vez por todas sobre o seu relacionamento secreto com Noah Flynn. Então, entre fogos de artifício e confusões na praia durante as férias de verão, Elle e Noah precisam decidir qual será o futuro de seu relacionamento. Afinal, as coisas nunca mais serão as mesmas, nem mesmo na casa da praia.

A culpa é das estrelas

Fonte: Pinterest

O romance de John Green virou febre entre os jovens. O livro conta a história de Hazel Grace, paciente com câncer que é incentivada pela mãe a ir a um grupo de apoio, onde conhece Augustus Waters, um garoto carismático. Os dois começam a conversar e embarcam para Amsterdã para Hazel realizar o desejo de conhecer seu escritor favorito.

Água para elefantes

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

O livro aborda sobre a vida de Jacob Jankowski e suas aventuras pelo trem do circo “Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra”.

A narração do livro é feita em forma de memórias, mostrando um Jacob com 93 anos e que vive num lar de idosos, desde a morte de sua esposa. Em resumo, o ex-tratador de animais conta como se apaixonou por Marlena e relata principalmente, o carinho especial que ambos sentiam por Rosie, uma elefanta que cria uma ligação única entre o casal. Além disso, a obra foi adaptada para o cinema, com direção de Francis Lawrence e com atuação de Robert Pattinson no papel de Jacob.

Bridgerton: o duque e eu

Fonte: Pinterest

Certamente, uma das séries de maior sucesso da Netflix, teve inspiração em Bridgerton de Julia Quinn. O primeiro conta a história de Daphne Bridgerton e sua história de amor com o duque de Hastings, diante da aristocracia da época.

Como eu era antes de você

Fonte: Pinterest

Como eu era antes de você é um best-seller escrito por Jojo Moyes, e narra a história de Lou Clark, uma garota espontânea e animada que perde seu emprego e então começa a trabalhar para Will Traynor, um jovem que perdeu a alegria de viver após um acidente de moto.

Crepúsculo

Fonte: Pinterest

Stephenie Meyer é a autora da saga Crepúsculo que fez sucesso após inovar no gênero romance e cativar o público com suas obras do sobrenatural. O best-seller narra a história de Bella Swan, que se muda para uma cidade no interior e lá conhece Edward Cullen. Todavia, o garoto misterioso e atraente esconde um segredo sombrio que muda a vida de ambos.

Eleanor e Park

Fonte: Pinterest

Escrito por Rainbow Rowell, Eleanor e Park é um romance juvenil que narra a história de dois adolescentes de 16 anos que se apaixonam pela primeira vez.

Garota exemplar

Fonte: Pinterest

Escrito por Gillian Flynn, Garota exemplar, apesar de ser um livro de romance trata sobre um relacionamento em crise. No quinto ano de casamento de Amy e Nick Dunne, ela desaparece deixando para trás evidências e um diário que incriminam Nick e fazem dela uma garota perfeita.

Nós

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

Do aclamdo escritor David Nicholls, Nós é um romance que conta a história de um casal passando por uma crise no casamento. Após 25 anos de casados, Connie decide se divorciar de Peter, mas uma viagem para Europa pode mudar essa decisão aproximando os dois novamente.

Me chame pelo seu nome

Fonte: Pinterest

Este romance moderno revela a história de amor entre Élio, um jovem de 17 anos e Oliver, um estudante de 24 anos em um verão bucólico no interior da Itália nos anos de 1980. Em suma, o romance é contado na perspectiva de Élio, que se apaixona pelo estudante e pupilo de seu pai quando ele é convidado para passar algumas semanas em sua casa.

O lado bom da vida

Fonte: Pinterest

Pat Peoples é um homem que sempre tenta ver o lado bom da vida. Liberado do hospital depois de perder sua esposa para outro homem, Pat acredita que esse antigo ditado é apenas a passagem para tentar reconquistá-la e colocar sua vida nos trilhos. Tentando permanecer encorajado, Pat volta a morar com seus pais e se dedica inteiramente a se tornar o homem que sua esposa sempre quis que ele fosse.

Outlander

Fonte: Pinterest

Em Outlander, a primeira parte da saga de Claire Randall, Diana Gabaldon conta uma história de amor diferente. Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem casal finalmente se reuniu para passar as férias na Escócia. Uma tarde, ao caminhar sozinha na clareira, Claire se aproxima de um círculo de pedras antigas e de repente cai em um estranho transe.

Recobrando os sentidos, ela acorda na Escócia de 1734. Ademais, mesmo assombrada por memórias, Claire terá que escolher entre a segurança do futuro que ela deixou para trás e a incerteza do passado que agora habita.

O Visconde que me amava

Fonte: Pinterest

Este é o segundo livro da série Os Bridgertons, escrito pela autora Julia Quinn. Dessa forma, o romance narra o conflito e desejo entre Anthony Bridgerton, um charmoso visconde, e Kate, irmã mais velha de Edwina Sheffield, uma debutante bela que é inicialmente desejada por Anthony.

Mesmo achando Kate a mulher mais intrometida dos salões londrinos, Anthony começa a se apaixonar pela jovem. Ao mesmo tempo, Kate acha o visconde um grande libertino, mas também descobre ser um homem muito honesto e gentil.

Para Sempre

Fonte: Pinterest

O livro foi escrito por Kim Krickitt, um homem que revela o verdadeiro significado do amor. Na obra, um acidente devastador em 1993 destruiu mais do que o carro dos recém-casados ​​Kim e Krickitt Carpenter. Consequentemente, isso destruiu as memórias de Krickitt sobre o marido.

Cada momento se foi, isto é, desde como eles se conheceram em 1992, até quando se casaram em 18 de setembro de 1993. Todavia, o anel no dedo de Krickitt foi a única coisa que restou do juramento que ela fez a Kim dez semanas antes. Foi também o que os manteve juntos.

Para todos garotos que já amei

Fonte: Pinterest

O livro da autora norte-americana Jenny Han, narra a história de Lara Jean que guarda suas cartas de amor em uma caixa.  Entretanto, não são cartas que lhe foram enviadas, ela as escreveu, uma para cada rapaz por quem se apaixonou. Nelas, Lara escreve sobre seus sentimentos porque sabe que ninguém vai lê-las. Até que um dia alguém os manda por engano e, inesperadamente, a vida amorosa de Lara Jean vai de “imaginária” a totalmente fora de controle.

P.s. eu te amo

Fonte: Pinterest

De Cecilia Ahern, o livro conta a história de Gerry e Holly. Nada previa que a imensa felicidade dos dois seria interrompida pelo infortúnio: Gerry contrai uma doença fatal e morre. Pouco tempo depois, Holly recebe um pacote misterioso contendo uma série de cartas com instruções de Gerry para Holly, ou seja, coisas a fazer para sobreviver dia após dia. Desse modo, cada um deles é assinado com “P.s. eu te amo”.

Simplesmente Acontece

Fonte: Pinterest

Após P.s.: Eu Te Amo, este é outro romance de sucesso da autora Cecelia Ahern. Em Simplesmente Acontece, Ahern mostra que quando estamos destinados a estar com determinada pessoa não importa a distância ou os obstáculos impostos ao longo da vida. Em outras palavras, quando o destino dita as regras tudo Simplesmente Acontece.

Um dia

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos
Fonte: Pinterest

Por fim, ‘Um dia’ é um best-seller do autor David Nicholls que narra a história de Emma Morley e Dexter Mayhew. Depois de se conhecerem, logo após a formatura, eles percebem que terão caminhos muito diferentes pela frente e então, prometem passar um dia juntos nos próximos anos. Assim, o romance narra os encontros e os flashes da vida dos dois durante 20 anos quando se encontram no dia 15 de julho.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Livros de Stephen King – Melhores obras do mestre do terror

Fontes: OML, MM

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você