Curiosidades

10 melhores plantas para purificar o ar segundo a Nasa

Além do efeito visual, as plantas trazem benefícios à saúde, como purificar o ar; veja uma lista de espécies que cumprem essa função.

Além de serem alegres, vistosas e dar vida aos espaços da sua casa, as plantas cumprem uma função muito importante: purificar o ar. No entanto, quando se trata de filtrar poluentes, algumas são melhores que outras.

Em 1989, a Nasa publicou um artigo no qual concluía que existiam espécies de plantas capazes de eliminar compostos voláteis de nossa casa, purificando, melhorando e tornando o ambiente quase livre de toxinas.

Não esqueçamos que a Nasa tem um interesse especial nestes assuntos com o objetivo de reciclar o ar nas instalações espaciais de forma sustentável tanto no espaço quanto em futuras bases na Lua ou em Marte. Portanto, veja quais são essas plantas abaixo!

10 plantas ótimas para purificar o ar do seu ambiente

1. Planta-cobra

Não precisa de muita luz ou muita água e absorve dióxido de carbono e libera oxigênio também à noite, com o qual a purificação contínua do ar é inesgotável.

Continua após a publicidade

2. Palmeira de Jardim

Esta planta é considerada uma das melhores purificadoras de ar e não precisa de muitos cuidados.

3. Lírio da Paz

Além de ser linda para decorar sua casa, ela irá purificar o ar. No entanto, tome cuidado pois é venenosa para os animais de estimação.

4. Gerbera

Estas flores absorvem todas as impurezas do benzeno no ar, ideal para residências onde são fumantes. Aliás, ela também coleta toxinas de produtos de limpeza a seco. Assim, é uma espécie ideal para lavanderia e quarto.

5. Hera Inglesa

Listada pela Nasa como a melhor planta de casa que filtra o ar, absorve todas as toxinas nocivas. Além disso, ela não precisa de muita manutenção, e você pode tê-la em um jarro ou pendurada no teto.

Continua após a publicidade

6. Aloe Vera

Absorve todas as impurezas tóxicas encontradas nos produtos de limpeza, e se aparecerem manchas marrons em suas folhas, isso significa que o ambiente está carregado de produtos químicos nocivos.

7. Potos

Não requer muita manutenção, vai enfeitar sua casa e mantê-la livre de toxinas.

8. Azaléia

É perfeita para ter em casa. Este arbusto é muito frondoso e, graças às suas flores, enche qualquer ambiente de cor. Contudo, ela precisa de luz solar para viver e é um claro intensificador de oxigênio puro.

9. Samambaia de Boston

É a mais rápida para purificar o ar, mas requer mais cuidados do que as plantas anteriores, por isso pode ser um pouco mais difícil de cuidar. Precisa ter o solo constantemente umedecido, embora não exija luz solar direta.

Continua após a publicidade

10. Begônia de cera

Por fim, a begônia de cera elimina toxinas advindas de poliuretano, detergentes, bem como perfumes, etc.

Fontes: BBC, Revista Casa e Jardim, Exame

Leia também:

Plantas alucinógenas – Espécies e seus efeitos psicodélicos

Continua após a publicidade

Plantas Venenosas – Definição, espécies e níveis de toxicidade

Como as plantas carnívoras digerem a carne das presas?

Plantas medicinais – 10 mais populares, para que servem e como usá-las

10 plantas que vão te ajudar a repelir os insetos da sua casa

Continua após a publicidade

Plantas venenosas: as espécies mais comuns do Brasil

Próxima página »

Escolhidas para você