Curiosidades

Plantas venenosas: as espécies mais comuns do Brasil

As plantas venenosas existem também no Brasil, e aos montes, mas nem todos conhecem as espécies mais preocupantes, mas você descobre-as aqui!

Em primeiro lugar, a diversidade da flora brasileira é uma das maiores do mundo, e isso engloba diversos tipos de vegetais. Porém, nem todos são tão amigáveis, isso porque existem vários tipos de plantas venenosas. Contudo, o que as tornam ainda mais perigosas é o fato de serem belas, além de serem usadas, na maioria das vezes, como plantas ornamentais.

Ademais, é quase impossível uma casa brasileira não ter plantas venenosas. Portanto, é preciso ter cuidado especial com crianças e animais, que podem, por acidente, ingerirem estes vegetais, podendo ficar em risco de vida.

Nesse sentido, elaboramos uma lista com os 16 tipos mais comuns de plantas venenosas em nosso país. Contudo, são vegetais e flores belos, mas que devem ser apenas admirado com os olhos, e não com contato direto.

As plantas venenosas mais comuns no Brasil

1. Dedaleira

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

A princípio, com nome científico de Digitalis purpúrea L., a dedaleira possui cor violeta, além de ter um formato que lembra o de taças pequenas viradas para baixo. Porém, as folhas e flores são tóxicas.

No geral, os sintomas do contato com a planta são de queimação na língua, boca e lábios, além de salivação excessiva. Além disso, causa diarreia e vômitos. Se comida, pode dar tontura e distúrbios visuais, além de lacrimejamento.

2. Mandioca Brava

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Antes de mais nada, o problema da mandioca-brava são suas raízes, que são extremamente tóxicas. Nesse sentido, de nome científico Manihot esculenta, a mandioca-brava, o agente tóxico na planta é o ácido cianídrico, presente em grandes quantidades na planta.

Sobretudo, é quase impossível diferenciar uma mandioca-brava com a de mesa, aquela que comemos normalmente, somente pelas folhas e raízes. Ademais, sua intoxicação pode gerar asfixia, distúrbios gastrointestinais, coma e até pode matar.

3. Lírio-da-paz

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, os lírios-da-paz são belos e comuns em jardins. Porém, essa planta formosa contém a substância oxalato de cálcio, este que pode causar salivação excessiva, disfagia, vômitos e diarreia. Ademais, o nome científico do lírio-da-paz é Spathiphyllum wallisii.

4. Espada-de-São-Jorge

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

A princípio, esta é uma das plantas venenosas mais comuns nas casas brasileiras. No geral, acredita-se que ela afasta más energias. Porém, a Sansevieria trifasciata esconde em si toxinas. Contudo, seu nível de toxidade é baixo, mas é necessário evitar seu consumo, já que esta planta pode causar irritação na mucosa e salivação excessiva.

5. Costela-de-Adão

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Primeiramente, muito usada no enfeite de ambientes interiores, a Monstera deliciosa, conhecida como costela-de-Adão pode causar excesso de salivação, diarreia e náuseas se for consumida. Em resumo, isso acontece porque ela tem a substância oxalato de cálcio. Porém, a costela-de-Adão é uma das plantas venenosas menos nocivas da lista.

6. Avelós

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, a avelós, de nome científico Euphorbia tirucalli L., também é conhecida como graveto-de-cão pu pau-pelado. Ademais, também é uma dos vegetais com menos periculosidade da lista, porém, pode incomodar. Basicamente, ao tocá-la, pode dar irritação e bolhas na pele.

Além disso, nos olhos pode causar inflamação e, por fim, se comida, pode trazer sintomas de sialorreia (excesso de saliva) e disfagia (dificuldade de engolir).

7. Azaleia

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Uma das plantas venenosas mais belas da lista, a azaleia (Rhododendron spp.) é uma das mais usadas para ornamentação. Porém é tóxica, já que tem a substância andromedotixina, que pode levar a distúrbios digestivos e arritmias, isso se suas flores ou folhas forem ingeridas.

Pets geralmente são as maiores vitimas das azaleias. Portante, deixe seu bichinho longe delas.

8. Cicuta venenosa

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

A cicuta venenosa (Conium maculatum L.) é uma das piores da lista. Para se ter noção, o filósofo grego Sócrates ingeriu o veneno desta planta para se matar. Por isso, até hoje a planta é usada como veneno, que é poderoso.

Nativa da Europa, esta planta veio para as Américas no século XIX, e chegou como planta ornamental. Em nosso país, ela é muito comum nas regiões Sul e Sudeste. Ademais, os sintomas do envenenamento são: tremores, pulso lento e insuficiência respiratória, que pode levar à morte.

9. Estramônio, outra das plantas venenosas comuns no Brasil

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Esta é mais uma planta venenosa que pode matar. Conhecida como figueira-do-inferno, este vegetal tem frutos espinhosos e um cheiro desagradável.

Os princípios ativos da Datura stramonium L. são os alcaloides beladonados, que podem levar, na ingestão da planta, a náuseas, vômitos, delírios e, em casos mais perigosos, coma e morte.

10. Tinhorão

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

Primeiramente, nativo do Brasil, o tinhorão (Caladium bicolor Vent) é uma espécie que tem folhas coloridas e que chamam atenção, além de produzir flores que se parecem com as de um copo-de-leite. No geral, é ótima para enfeitar, mas tóxica para saúde, já que esta planta tem oxalato de cálcio.

Por fim, esta substância pode causar irritação na pele e olhos, além de náuseas, vômito e diarreia.

11. Espirradeira, uma das plantas venenosas com nome curioso

Plantas Venenosas - Conheças os 16 tipos mais comuns
Fonte: Pinterest

A espirradeira (Nerium oleander L) é uma das plantas venenosas mais belas. Porém, o látex que solta de suas folhas e flores pode provocar irritação na pele e olhos. Além disso, ingerir a Glicosídeos Cardiotóxicos pode causar queimação na boca, lábios e língua, náuseas e vômito. Por fim, pode levar a arritmia e confusão mental.

12. Coroa-de-Cristo

Fotografia de um exemplar
Fonte: Pinterest

Com uma bela flor, a coroa-de-Cristo é totalmente tóxica, á que possui um látex que causa irritação na pele e os olhos. Nunca coma a Euphorbia milii L., pois você pode ter excesso de saliva, vômitos e náuseas.

13. Mamona

Fotografia de um exemplar
Fonte: Pinterest

Antes de mais nada, você lembra da banda Mamonas Assassinas? Nesse sentido, ela tinha toda razão, pois mamonas podem matar. Ademais, encontrada facilmente em qualquer terreno baldio, a Ricinus communis L é uma das plantas venenosas mais perigosas do mundo!

No geral, o principal problema são suas sementes. Basicamente, elas contém ricina, substância altamente tóxica e que pode matar em poucas horas se ingerida. Além disso, comer de uma a duas sementes desta planta pode ser fatal.

14. Pinhão-roxo, uma das plantas venenosas desconhecidas

Fotografia de um exemplar
Fonte: Pinterest

O pinhão-roxo (Jatropha curcas L.) tem mais três nomes conhecidos: pinhão-paraguaio, pinhão-bravo e pinha-de-purga. Esta planta, originária da América Central, tem suas sementes usadas para fazer biodiesel. Porém, ela é tóxica.

Um simples contato pode gerar irritação na pele. Se comida, pode levar a vômitos, náuseas e, em casos mais graves, arritmia cardíaca e coma.

15. Comigo-ninguém-pode, outra das plantas venenosas brasileiras

Fotografia de um exemplar
Fonte: Pinterest

A princípio, esta figura no ranking das plantas ornamentais mais comuns no Brasil. Ademais, como o nome já diz, ninguém pode com ela. A comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta Schott) é totalmente tóxica, seja nas folhas, caule ou seiva. Porém, se alguém ingerir este vegetal, você pode parar no pronto-socorro, já que ela tem oxalato de cálcio, já citado anteriormente.

16. Copo-de-leite, a última planta venenosa mais comum no Brasil

Fotografia de um exemplar
Fonte: Pinterest

Por fim, fechamos a nossa lista com outra popular planta venenosa que todo mundo tem em casa: a copo-de-leite. Porém, este vegetal é tóxico e pode nos causar danos ao ingeri-lo ou manuseá-lo. Além dissom já que ela também tem oxalato de cálcio, que pode levar a queimação, dores, vômitos, diarreia e cálculos renais.

E aí, aprendeu sobre as plantas venenosas? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Fonte: Hipercultura.

Imagens: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você