O nome Chernobyl é conhecido mundialmente por conta da maior catástrofe nuclear da história, ocorrida em 1986. Apesar disso, usuário de internet passaram a utilizar a palavra em outros tipos de associação.
Por conta dos altos índicas de radiação emitidos em Chernobyl, a palavra passou a ser associada a outros eventos e pessoas consideradas tóxicas. Além disso, é especialmente utilizada em montagens e piadas sobre os mais diversos assuntos.
O meme ganhou força em redes sociais como o Twitter em meados de 2019, mas já era utilizado em outros sites. Especialmente em espaços digitais com público majoritariamente LGBTQIA+, como Pandlr e LDVR, a gíria já tem mais tempo de uso.
Controvérsia
Por conta da popularização do meme, é comum que várias pessoas e situações sejam classificadas como Chernobyl por usuários das redes sociais. Entre os episódios mais populares, por exemplo, está o apelido de Chernobyl Maia dado ao influencer Carlinhos Maia.
No Twitter, por exemplo, é frequente que menções ao influencer utilizem o apelido de cunho tóxico para se referir ao personagem envolvido em algumas polêmicas digitais.
O meme Chernobyl chegou a ser problematizada em diversas situações, especialmente pela associação direta com o drama provocado pelo acidente histórico. Durante a exibição da série Chernobyl, pela HBO, a situação ganhou notoriedade e fez com que o tema fosse relacionado a desrespeito com os efeitos da tragédia.
Acidente em Chernobyl
O acidente no Complexo Energético de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986. Na ocasião, a explosão de um reator nuclear provocou a liberação de resíduos tóxicos em áreas da União Soviética, como Bielorrússia, Ucrânia e Rússia.
Cerca de 5% do material do núcleo do reator explodido foi liberado, provocando a morte instantânea de dois trabalhadores. Além disso, outras 28 vítimas foram contaminadas e morreram nas semanas seguintes.
Enfim, após a explosão, a população de áreas nos arredores de Chernobyl ficou exposta à radiação por dias. Dessa maneira, houve centenas de casos de contaminação por iodo radioativo, bem como desenvolvimento de câncer de tireoide.
Fontes: Dicionário Popular
Imagens: caput consultoria, Aventuras na História, Twitter