Curiosidades

Micareta – Origem, história e sucesso do famoso evento

A micareta é popularmente conhecido como "Carnaval fora de época" e lota cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda

Por Lucas Alves

-

De fato, o Carnaval é uma das festas mais comemoradas no Brasil e que arrasta foliões de todos os cantos. Mas, antes do Carnaval, há a famosa micareta.

É o famoso carnaval fora de época para relembrar o clima festivo dessa data e reunir todos em um mesmo ambiente. Uma marca registrada das micaretas é o uso obrigatório dos abadás.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco da história da micareta e também do abadá.

Origem da micareta

Fora do Brasil

Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso
Incrível História

Muitas pessoas acreditam que a origem do termo é no Brasil. No entanto, ela surgiu na França. Mais precisamente no século XV.

Além disso, ela ocorria no meio do período religioso das igrejas católica e ortodoxa: a quaresma,  Dessa forma, o termo vem de “mi-carême”, que significa “meio da Quaresma”.

Origem no Brasil

Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso
Blog Por Simas

No Brasil, a primeira micareta ocorreu já no século XX. Tudo iniciou na cidade de Jacobina (BA), e de lá foi para a cidade de Feira de Santana (BA). No entanto, foi nessa última que a micareta realmente se fortaleceu e começou a arrastar multidões.

Não é segredo para ninguém que a micareta começou na Bahia e foram os baianos quem inventaram o primeiro trio elétrico para conduzir os festejos do carnaval.

Mas em 1989 essa festa fora de época começou a se espalhar para os outros estados. A cidade que começou foi Campina Grande (PB). Em cada região, a micareta ganha novas características e adeptos e, com toda a certeza, a animação é garantida em todos os dias de festa.

Abadá

Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso
Quero Abadá

O ingresso para participar da micareta não é barato e, para garantir a entrada no evento, todos precisam estar usando a mesma vestimenta. É o famoso abadá que traz a representatividade da festa. O objetivo inicial do uso do abadá é que todos estivessem “iguais” nesse ambiente, no entanto, hoje tem as famosas customizações para diferenciar.

Assim há uma verdadeira disputa entre as mulheres para ver quais são os abadás mais bonitos e cheios de brilho. Já a grande maioria dos homens optam mesmo é pelo modelo tradicional. Mas a regra é clara: sem o abadá não é possível participar da festa. Ele é o seu ingresso para seguir o trio e ter acesso a bebidas e comidas.

A origem do abadá vem da cultura africana. Era a túnica das celebrações religiosas afro-brasileiras e também as roupas dos capoeiristas. Já no Brasil, se tornou popular e a vestimenta das micaretas, a partir de 1933 com a Banda Eva.

Então, gostou da matéria? Dessa forma, confira a matéria a seguir: Purpurina – O que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter.

Fontes: História do Mundo; Incrível História.

Imagem de Destaque: Me Salte.

Próxima página »

Escolhidas para você