Curiosidades

Bloco de Carnaval: 15 dicas para aproveitar ao máximo

A folia está chegando, e não foi feita para amadores! Confira 15 dicas para o bloco de Carnaval ser a melhor de suas experiências e para você sobreviver à folia intensa

O Carnaval brasileiro é composto por diversos elementos e ocorre de formas distintas em cada uma das cidades onde é celebrado. Podemos dizer que a nível geral tem fantasias, desfiles, cores e muita alegria, sem falar nos blocos de rua. Entretanto, para aproveitar a folia é preciso, além do samba no pé, algumas dicas que você vai conferir abaixo.

Em suma, blocos de Carnaval são grupos de indivíduos que planejam festas de rua. Cada bloco escreve uma música tema e tem uma banda para tocar o samba. Esses grupos se reúnem em seus pontos de encontro locais e reúnem diversos foliões.

Além disso, são considerados o coração e a alma do Carnaval. Alguns são populares entre os solteiros, outros entre idosos, mulheres e etc. Veja 15 dicas para curtir o bloco de Carnaval a seguir.

15 dicas para você aproveitar ao máximo o bloco de Carnaval

1. Acompanhe a programação para saber o dia e o horário dos blocos

É de suma importância pesquisar com antecedência a programação dos blocos de Carnaval que você irá participar. Assim, você fica sabendo do horário, itinerário, pontos de encontro e tudo o que precisa para não deixar de marcar presença na folia.

2. Tenha um plano B

Um segundo e um terceiro possíveis bloquinhos para ir (e saber seus horários) é essencial. Caso você não goste de um, vai ter outras opções para não ir para casa e perder a folia.

3. Deixe o carro em casa (especialmente se for beber)

Planeje seus transporte de ida e de volta da folia. É preciso levar em consideração que as ruas ficam fechadas e interditadas. Se for usar o transporte público, compre as passagens com antecedência. Se for voltar à noite, vale arriscar um táxi ou Uber para voltar pra casa.

Continua após a publicidade

4. Leve a bebida de casa!

Você só precisa se lembrar de não levar garrafas de vidro. Fora isso, levar as bebidas de casa é bem mais barato. Aliás, para manter seus drinks geladinhos, vale negociar com algum comércio ou ambulante a possibilidade de comprar copos com gelo, ou levar sua própria caixa de isopor.

5. Leve dinheiro trocado

Agora, se você prefere comprar bebidas e comidinhas rápidas na rua, leve o dinheiro trocado. Mesmo que hoje em dia todo mundo passe cartão, ter o dinheiro em espécie e em notas menores vai fazer suas compras serem muito mais rápidas. Além disso, essa também é uma boa maneira de saber o quanto exatamente você está gastando.

Só não se esqueça de colocar o dinheiro em um lugar protegido. Nada de bolsos ou bolsas que fiquem na parte de trás do corpo.

6. Nada de beber antes do rolê!

As chances de você “bodar” antes de sair com a galera existe, então melhor deixar para beber na hora da folia. E, claro, beba com moderação e responsabilidade!

7. Corra de brigas ou confusões

Álcool e multidões não combinam muito bem, especialmente quando o “pavil é curto”. Portanto, corra de confusões para não ter consequências negativas e aproveitar a festa de forma saudável.

8. Cuidado com os seus pertences

Evite bolsas grandes e que fiquem afastadas do corpo ou nas costas. Como já falamos, todo cuidado é pouco com seus pertences, já que não dá para saber qual é a índole do coleguinha do lado.

Leve apenas o necessário, em bolsas pequenas e de zíper. Aliás, pochetes são ótimas opções, já que ficam rentes e à frente do seu corpo.

9. Beba muita água

Acompanhar bloquinhos não deixa de ser um esforço físico e você pode ficar desidratado. Beba muita água, especialmente se estiver consumindo bebida alcoólica. Isso vai evitar a temerosa ressaca no dia seguinte.

10. Use calçados e roupas leves e confortáveis

Outra dica para curtir os blocos de Carnaval é apostar num calçado confortável. Nesse sentido, o tênis é a melhor opção, já que protege os pés e você pode passar várias horas andando por aí sem reclamar de calos. Shorts e cropped são também ótimos aliados durante a folia, assim como qualquer outra peça leve e agradável.

11. Invista em fantasias diferentes, engraçadas, mas que não sejam muito elaboradas

No Carnaval, vale muito à pena deixar a imaginação fluir, mas pense primeiro no seu conforto. Lembre-se que você vai precisar ir ao banheiro de vez em quando, e que o normal é que seja em banheiros públicos; e que sua fantasia, se for muito difícil de tirar ou cheia de enfeites, pode atrapalhar muito essa tarefa.

12. Não esqueça da proteção

Se você é solteiro, deve estar super ansioso para o Carnaval. Divirta-se, mas não se esqueça de se proteger, ou seja, leve sempre preservativo… vários deles!

13. Divirta-se sem preconceito

Nada de atos racistas, machistas, homofóbicos, transfóbicos e entre outros do tipo. Lembre-se que todo mundo quer se divertir e que ter respeito é uma obrigação.

14. Não é não!

Na hora da azaração, respeite a resposta da pessoa na qual você está interessado (a). Menino ou menina, não é não!

15. Cuidado com a ressaca

Por fim, provavelmente a ressaca vai chegar… nem que seja na quarta-feira. No entanto, se você pode se precaver, se hidratando bem, como já mencionamos; e pode também seguir as dicas dessa outra matéria aqui para melhorar desse mal-estar pós folia.

Fonte: Oba oba, Manual do Homem Moderno, Guia da Semana

Leia também:

20 curiosidades sobre o Carnaval que você precisa conhecer

Carnaval de Veneza – Origem, história, características e atrações

Dicas de Carnaval – 13 dicas para curtir com saúde e tranquilidade

10 dicas valiosas para quem não gosta de Carnaval

Músicas do Carnaval que fizeram o maior sucesso nos últimos anos

Carnaval, o que é? Origem e curiosidades sobre a data

Próxima página »

Escolhidas para você