Curiosidades

Moedas mais valorizadas do Brasil, quais são os modelos?

As moedas mais valorizadas do Brasil tem seu valor estabelecido pela importância histórica e cultural, mas também o estado de preservação.

Em primeiro lugar, as moedas mais valorizadas do Brasil possuem valor histórico e cultural. Nesse sentido, tornam-se valiosas também pelo estado de preservação e a quantidade de tiragens no período de circulação. Por outro lado, estima-se que a lista seja composta por modelos do período colonial.

A princípio, a história das moedas mais valorizadas do Brasil começa a partir da independência do país em 1822, quando Dom Pedro I declarou a região como Império Brasileiro. Sendo assim, a grande reforma monetária aconteceu somente em 1889, a partir da transição do sistema tradicional de ouro e prata para um sistema fiduciário.

Ou seja, modificou-se para um sistema onde o valor das moedas não seria suportado pelo conteúdo metálico, mas pelo chamado Banco do Brasil. Dessa forma, estima-se que as moedas mais valorizadas partem desde esse período, onde os primeiros modelos e exemplares do real surgiram.

Quais são as moedas mais valorizadas do Brasil?

1) Peça da Coroação, a moeda mais valorizada do Brasil inteiro

Moedas mais valorizadas do Brasil, quais são os modelos?
Fonte: Maiores e Melhores

Basicamente, essa é a primeira moeda cunhada no Brasil após a Independência em 1822. Sendo assim, tornou-se simultaneamente a mais rara e valiosa para colecionadores nacionais. Desse modo, estima-se que ela custe 500 mil dólares, o que equivale 2,12 milhões de reais.

Continua após a publicidade

Ademais, o nome da peça surge do fato de que as moedas surgiram em homenagem à coroação do imperador Dom Pedro I. No entanto, estima-se que o representante não gostou do busco desenhado na moeda e demandou que a produção fosse encerrada. Portanto, existem poucos exemplares.

2) 960 réis

Moedas mais valorizadas do Brasil, quais são os modelos?
Fonte: Maiores e Melhores

A princípio, essas moedas começaram a sua produção a partir da chegada da corte ao Brasil, no ano de 1807. Sendo assim, essa é uma das moedas mais valorizadas do Brasil e também uma das mais antigas. Apesar disso, estima-se que a produção continuou mesmo após a Declaração da Independência, em 1822.

No geral, especialistas estimam que mais de 22 milhões de moedas de 960 réis foram emitidas entre 1810 e 1827. Contudo, o valor e raridade se dá por conta da cunhagem sobre moedas de outros países. Além disso, estima-se que a peça mais cara desse modelo custa o equivalente a 159 milhões de reais.

3) Dobrão de 20 mil réis, a moeda mais valorizada do Brasil e do mundo

Moedas mais valorizadas do Brasil, quais são os modelos?
Fonte: Maiores e Melhores

Curiosamente, o dobrão de 20 mil réis teve sua origem a partir da Casa da Moeda de Vila Rica, em Minas Gerais, entre 1724 e 1727. Nesse sentido, estima-se que cada peça chegue a custar 30 mil reais, porém, tornou-se uma das mais valiosas por conta da beleza. Além disso, a raridade de encontrá-la no mercado aumenta seu preço.

Continua após a publicidade

Sobretudo, estima-se que o modelo tenha 53,8 gramas, sendo uma das moedas de ouro mais pesadas em circulação na história das moedas do mundo. Portanto, não conhece-se outro exemplar de moeda com essa concentração em metal valioso.

4) Declaração Universal dos Direitos do Homem

Fotografia do exemplar da Declaração dos Direitos Humano para ilustração do item
Fonte: Maiores e Melhores

Basicamente, esse modelo surgiu em 1998 para comemorar os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sendo assim, consiste em uma das moedas de um real mais valiosas do Brasil, porque teve uma tiragem pequena. No geral, encontra-se esse modelo no mercado por até 200 reais.

5) Bandeira Olímpica

Fotografia do exemplar da Bandeira Olímpica para ilustração do item
Fonte: Maiores e Melhores

Por fim, outra moeda valiosa é a moeda da bandeira olímpica. Também com o valor de um real, criou-se esse exemplar em 2012 para homenagear a entrega da bandeira olímpica para o Rio de Janeiro. Mais especificamente, esse evento aconteceu durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres.

Comumente, encontra-se esse modelo por até 100 reais no mercado de moedas valiosas. Contudo, há variações no preço de acordo com seu estado de preservação. Sendo assim, pode-se comprá-la pelo valor de 30 reais.

Continua após a publicidade

E aí, conheceu as moedas mais valorizadas do Brasil? Então leia sobre Solo de marte: cientistas descobrem que a superfície é estéril.

Fontes: Maiores e Melhores | Moedas Antigas | Hipercultura

Imagens: Maiores e Melhores | Pixabay

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você