MENU
Mona Lisa, quem foi? História e mistérios sobre a obra de Da Vinci
A Mona Lisa é a obra artística de grande importância mundial. Conheça a história sobre a obra e a mulher que inspirou Leonardo Da Vinci.

Quando Leonardo da Vinci criou Mona Lisa, ele não tinha ideia da importância artística que a obra viria a ter nos séculos seguintes. Também chamada de La Gioconda, ela foi feita no século XVI e, atualmente, está exposta no Museu do Louvre, na França. Além disso, é um dos quadros mais populares do mundo.
Sua fama é tamanha que ela possui uma grande influência em outras artes e na cultura pop gigantesca. É incontável o número de réplicas da Mona Lisa pelo mundo. Além disso, filmes, documentários e músicas, por exemplo, reproduzem esse ícone cultural reconhecido mundialmente.
Na década de 1960, a obra de arte estava avaliada em cerca de 100 milhões de dólares americanos. Consequentemente, ela também ganha o título de objeto mais valioso do mundo, segundo o Guinness Book.
Características da Mona Lisa
A Mona Lisa é uma pintura a óleo sobre madeira, produzida entre os anos 1503 e 1506. Foi utilizada a técnica do sfumato no quadro. Ou seja, o material usado é esfregado na tela, o que oferece um estilo esfumaçado.
Leonardo da Vinci é considerado o criador dessa técnica, onde procurou demonstrar a perfeição e o equilíbrio das formas e das cores. Além disso, Da Vinci buscou harmonizar a relação entre o homem e a natureza. Isso pode ser observado na paisagem no plano de fundo.
Além disso, a obra retrata a figura de uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva. O quadro tem apenas 77 cm de altura por 53 cm de largura.
O sorriso de Mona Lisa
Algumas pessoas acreditam que a Mona Lisa pode ser o autorretrato do pintor. Em contraste outras pessoas acreditam que a figura retratada é Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão.
Apesar disso, a teoria mais aceita entre os historiadores e cientistas da arte é de que a pessoa retratada é Lisa Gherardini (1479-1542). Trata-se de uma italiana nascida em Florença e seu marido, Francesco del Giocondo, quem encomendou a obra para o pintor.
Quando observamos a obra, temos a impressão de que Mona Lisa sorri levemente. Se olharmos para sua boca, notamos que ela está inclinada para baixo. Consequentemente, não é possível afirmar se a expressão é de felicidade, inocência, pretensão ou sensacionalidade.
História da obra
Primeiramente, em 1516, Leonardo da Vinci levou a obra da Itália para a França. Isso ocorreu quando foi trabalhar na corte do rei Francisco I, o qual teria comprado o quadro. Depois disso, a obra passou por várias mãos, chegando até mesmo a ser roubada. Napoleão Bonaparte foi um dos que tomou a obra para si.
Em 1911, a obra de arte foi roubada pelo italiano Vincenzo Peruggia, que a levou novamente para a Itália. Peruggia pensava que Napoleão havia tomado o quadro da Itália e levado para a França, assim desejou levar novamente a obra para sua terra natal.
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi uma das mais importantes figuras do renascimento artístico na Itália. Além disso, é considerado um dos maiores gênios da humanidade. Ele também foi escultor, arquiteto, escritor, urbanista, físico, matemático, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor.
A Mona Lisa foi uma das obras mais emblemáticas de Da Vinci, mas outras também merecem destaque. São exemplos: Anunciação, Virgem dos Rochedos, Homem Vitruviano e A Última Ceia.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Tesouros mais preciosos já encontrados pelo mundo
Fonte: Brasil Escola Toda Matéria
Imagens: Views Torm Público Updatecr Die AH