Nasa flagra mensagem em código morse na superfície de Marte

Todo mundo sabe que um dos maiores mistérios e, digamos, até o maior medo da humanidade é descobrir a respeito a possível existência de uma outra civilização em outro planeta. Marte, aliás, é um dos focos de observação dos cientistas e, claro, já foi alvo de muitas conspirações por causa disso.

Nas últimas semanas, aliás, uma outra conversa bastante suspeita voltou a envolver o planeta vermelho e a possível existência de marcianos. Dessa vez, os rumores surgiram depois de uma foto feita por uma sonda da Nasa em Marte, que fotografou uma possível mensagem em código morte na superfície do planeta.

A imagem da tal mensagem em código morse, como você vai ver abaixo, foi feita no dia 5 de fevereiro deste ano (2016) e, obviamente, foi entendida por muitos como uma tentativa de comunicação alienígena.

1

Nada de mensagem em código morse

Mas, para os amantes de assuntos mirabolantes como este, a notícia da Nasa não é nada animadora. Conforme os responsáveis pela imagem, a mensagem em código morse, na verdade, não passa de pontos e traços da superfície do planeta vermelho, esculpidos pelo vento. Isso, aliás, acontece também aqui na Terra.

3

Conforme os cientistas, as formas fotografadas realmente lembram uma mensagem em código morse, mas os traços alongados flagrados foram formados por ventos bilaterais. E isso, inclusive, é uma grande descoberta para os pesquisadores de Marte, já que ajuda a entender melhor a direção dos ventos no planeta.

Até porque as dunas lineares indicam que o vento é soprado em um ângulo reto. Por outro lado, os pontinhos são criados devido a uma interrupção nesse processo. E é exatamente essa incongruência que os pesquisadores pretender resolver em breve.

O que dizia?

Já, sobre a suposta mensagem em código morse, mesmo não se tratando de mensagem alguma, foi decifrada por um especialista nesse tipo de símbolos. De acordo com Veronica Bray, cientista da agência espacial que resolveu a charada, tudo o que tem “escrito” naquela imagem é uma frase sem sentido: “NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!“.

2

Frustrante, não? Agora, se você quiser ler histórias sobre alienígenas que realmente assustam, confira essa outra matéria: 7 supostas aparições de ETs mais famosas da história.

Fonte: Superinteressante, BBC