Curiosidades

Nêmesis, o que é? Significado, lendas e origem da deusa grega

Ao longo da história, a palavra Nêmesis teve algumas aplicações diferentes, mas foi a lenda da deusa grega de mesmo nome que deu força à ela.

Por P.H Mota

Se você buscar a palavra nêmesis no dicionário, vai encontrar alguma definição relacionada a inimigo ou adversário. No entanto, a palavra de origem grega é derivada do verbo destruir.

Por causa disso, a palavra foi utilizada por diferentes autores, com diferentes significados. Homero, por exemplo, utilizou nêmesis com o significado de desdém, assim como fez Aristóteles. Por outro lado, ela ganhou o sentido de vingança nos textos de Heródoto, Claudio Eliano e Plutarco.

Segundo a mitologia grega, Nêmesis também é a deusa da justiça e da vingança. Assim, a palavra também pode se referir ao equilíbrio e à harmonia do mundo, causados por essa justiça.

Deusa Nêmesis

Nêmesis - significado, lendas e origem da deusa grega da justiça
Learn Religions

Nêmesis foi uma deusa da segunda geração, filha da deusa da noite, Nix. Assim como os outros deuses, ela também vivia no Olimpo, e foi criada ao lado de Têmis. Com o tempo, Têmis passou a ser a personificação da ética, enquanto Nêmesis personificava a vingança dos deuses. Sua principal função, então, era podar o excesso de sentimentos como felicidade ou orgulho entre reis.

Continua após a publicidade

De acordo com os mitos, a deusa chegou até a interferir em batalhas militares. Quando a cidade de Atenas foi invadida pelos persas, ela forneceu coragem aos soldados gregos. Isso porque julgou que os persas tinham muita confiança na vitória, um sinal de arrogância e grosseria.

A deusa também tinha outro nome: Adrastéia, ou aquela de quem não há escapatória. Como ela punia tudo que se tornava exagerado, ninguém podia escapar de suas ações, que garantiam o equilíbrio e moderação. Com o tempo, a punição aos excessos passou a ser compreendida como vingança e castigo divino.

Nas representações visuais, a deusa costuma ter asas. Além disso, carrega uma espada (a justiça) e uma ampulheta. O aparato de medir o tempo serve para lembrar que ainda que a justiça se atrase, ela nunca falha. Dessa maneira, a figura costuma estar diretamente ligada ao conceito de karma.

Justiça divina

Nêmesis - significado, lendas e origem da deusa grega da justiça
The King Paimon

Em sua origem, a palavra Nêmesis era traduzida como distribuição de sorte. Ou seja, não era resumida em algo bom ou ruim, já que apenas aplicava a sorte merecida para cada um, conforme o equilíbrio de suas ações.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a deusa foi relacionada a uma justiça distributiva. Ao invés de julgar ou condenar, seu papel era garantir a harmonia em situações onde havia excessos e injustiças.

O conceito, inclusive, estava presente na base do pensamento grego. Segundo o povo, qualquer coisa que se excedesse além do normal, fosse para o bem ou mal, estava sujeita à resposta dos deuses. Para evitar o desequilíbrio das coisas, então, era preciso a aplicação do castigo.

Lendas

Nêmesis - significado, lendas e origem da deusa grega da justiça
Ancient Pages

Uma das importantes participações de Nêmesis na mitologia grega está no mito de Narciso. A história fala sobre um homem belo que valorizava a si mesmo em excesso e desprezava o amor. Assim, a deusa acabou lançando uma maldição sobre o rapaz. Narciso acabou se apaixonando pelo próprio reflexo e encontrou a morte.

Apesar do castigo aplicado a Narciso, a deusa também era famosa por sua beleza. Portanto, acabou sendo comparada a Afrodite e, naturalmente, chamando a atenção de Zeus. O deus superior, entretanto, tinha seus desejos recusados.

Continua após a publicidade

Para se satisfazer, Zeus transformou-se em cisne e seduziu Nêmesis. A deusa acabou botando um ovo, do qual nasceu Helena de Esparta, ou Helena de Troia, como ficou mais conhecida.

Adaptações

Nêmesis - significado, lendas e origem da deusa grega da justiça
SyFy

O nome da deusa também inspirou diversos personagens na cultura pop ao longo dos anos. Na literatura, por exemplo, faz parte da saga de Percy Jackson, escrita por Rick Riordan.

Já no mundo dos quadrinhos, o universo Marvel possui vários personagens com o nome. O mais famoso, entretanto, foi criado por Mark Millar. O autor de Kick-Ass utilizou o nome num supervilão que pode ser descrito, basicamente, como um Batman psicopata maligno.

Fontes: InfoEscola, Significados, Estudo Prático, Eventos Mitologia Grega

Continua após a publicidade

Imagens: SyFy, Learn Religions, The King Paimon, voxms, Ancient Pages

Próxima página »

Escolhidas para você