Curiosidades

Qual é o tamanho normal do pênis, afinal?

Qual é o tamanho de pênis considerado 'normal'? A pergunta que atormenta a ciência e homens agora tem resposta.

O tamanho médio mundial do pênis ereto é de 13,12 centímetros, de acordo com uma pesquisa elaborada pela King’s College London. Já o tamanho normal considerado pelos profissionais fica entre 10 e 17 cm quando ereto, o que, de certa forma, abarca o Equador com sua média de 17,61 cm; Camarões com a média de 16,67 cm e a Bolívia com média de 16,51 cm segundo publicado pelo World Data.

Pelo fato de esse tema ser muito importante para a parcela masculina da população, nós trazemos algumas informações que podem ser úteis para acalmar alguns desses rapazes por aí. Confira!

Até que idade o pênis cresce?

No início da vida, o pênis passa por alguns estágios de desenvolvimento, no entanto, é na adolescência que ele se desenvolve mais. O órgão atinge seu tamanho e espessura máximos, aproximadamente, entre os 18 e os 20 anos e se mantém semelhante depois dessa faixa etária.

Assim como diversos processos do corpo humano, o crescimento do pênis também varia de indivíduo para indivíduo. Logo, há pessoas que passarão por um longo período de desenvolvimento do pênis, enquanto outros passarão por isso mais rapidamente.

Continua após a publicidade

Qual é o tamanho normal do pênis?

Cada país tem uma média de tamanho do pênis diferente dos outros. Entretanto, conforme os estudos feitos com 15 mil homens pelo mundo, a média mundial seria de 9,16 cm quando flácido e 13,12 cm quando ereto.

No Brasil, porém, uma publicação presente no Jornal de Pediatria afirma que a média do tamanho do pênis está entre 14,2 e 15,7 cm quando ereto.

No entanto, tais informações não são muito determinantes para o tamanho ‘normal’ do pênis. De modo geral, um comprimento considerado dentro do padrão fica entre 10 a 17 cm (medindo do osso acima da base do pênis até a ponta do órgão).

Quais fatores afetam o crescimento do pênis?

O principal fator que afeta o crescimento do pênis é hormonal, pois é necessária uma grande produção e concentração do hormônio testosterona nos tecidos penianos e também nos testículos. Em geral, algumas anormalidades nos cromossomos, durante a gravidez ou que aparecem espontaneamente podem causar a disfunção hormonal.

Continua após a publicidade

Um exemplo de condição que afeta o crescimento do pênis é o hipogonadismo, que é resultado de alterações na hipófise, no hipotálamo ou nos testículos. O hipogonadismo afeta a produção de testosterona e, em virtude disso, prejudica o crescimento do pênis.

Quando se preocupar com o tamanho do pênis?

Para as pessoas que têm um pênis com o tamanho dentro da média, não há com o que se preocupar de modo geral. No entanto, nos casos em que o pênis ereto tem 7 cm ou menos, é possível que ele seja classificado como micropênis.

Essa condição pode dificultar o desempenho sexual, uma vez que a penetração pode ficar mais complicada. Como consequência, isso pode gerar conflitos emocionais referentes do tamanho do pênis.

É importante ressaltar, entretanto, que o envelhecimento natural acarreta uma diminuição fisiológica na taxa de testosterona, assim como a falta de atividade sexual, que faz com que o pênis perca a elasticidade e dê uma impressão de que diminuiu.

Continua após a publicidade

Leia também:

Fontes: Leonardo Ortigara Urologista, World Data.

Bibliografia:

BRAMLEY, Sally; HODSOLL, John; MILES, Sarah; MUIR, Gordon; VEALE, David. Am I normal? A systematic review and construction of nomograms for flaccid and erect penis length and circumference in up to 15,521 men. BJU International; Published Online: March 3, 2015.

Continua após a publicidade

GABRICH, PN, et al. Avaliação das medidas do comprimento peniano de crianças e adolescentes. J Pediatr (RJ). 2007, 83(5): 441-446.

Próxima página »

Escolhidas para você