Curiosidades

Qual é o tamanho normal do pênis, afinal?

Qual é o tamanho de pênis considerado 'normal'? A pergunta que atormenta a ciência e homens agora tem resposta.

O tamanho médio mundial do pênis ereto é de 13,12 centímetros, de acordo com uma pesquisa elaborada pela King’s College London. Já o tamanho normal considerado pelos profissionais fica entre 10 e 17 cm quando ereto, o que, de certa forma, abarca o Equador com sua média de 17,61 cm; Camarões com a média de 16,67 cm e a Bolívia com média de 16,51 cm segundo publicado pelo World Data.

Pelo fato de esse tema ser muito importante para a parcela masculina da população, nós trazemos algumas informações que podem ser úteis para acalmar alguns desses rapazes por aí. Confira!

Até que idade o pênis cresce?

No início da vida, o pênis passa por alguns estágios de desenvolvimento, no entanto, é na adolescência que ele se desenvolve mais. O órgão atinge seu tamanho e espessura máximos, aproximadamente, entre os 18 e os 20 anos e se mantém semelhante depois dessa faixa etária.

Assim como diversos processos do corpo humano, o crescimento do pênis também varia de indivíduo para indivíduo. Logo, há pessoas que passarão por um longo período de desenvolvimento do pênis, enquanto outros passarão por isso mais rapidamente.

Qual é o tamanho normal do pênis?

Cada país tem uma média de tamanho do pênis diferente dos outros. Entretanto, conforme os estudos feitos com 15 mil homens pelo mundo, a média mundial seria de 9,16 cm quando flácido e 13,12 cm quando ereto.

No Brasil, porém, uma publicação presente no Jornal de Pediatria afirma que a média do tamanho do pênis está entre 14,2 e 15,7 cm quando ereto.

Continua após a publicidade

No entanto, tais informações não são muito determinantes para o tamanho ‘normal’ do pênis. De modo geral, um comprimento considerado dentro do padrão fica entre 10 a 17 cm (medindo do osso acima da base do pênis até a ponta do órgão).

Quais fatores afetam o crescimento do pênis?

O principal fator que afeta o crescimento do pênis é hormonal, pois é necessária uma grande produção e concentração do hormônio testosterona nos tecidos penianos e também nos testículos. Em geral, algumas anormalidades nos cromossomos, durante a gravidez ou que aparecem espontaneamente podem causar a disfunção hormonal.

Um exemplo de condição que afeta o crescimento do pênis é o hipogonadismo, que é resultado de alterações na hipófise, no hipotálamo ou nos testículos. O hipogonadismo afeta a produção de testosterona e, em virtude disso, prejudica o crescimento do pênis.

Quando se preocupar com o tamanho do pênis?

Para as pessoas que têm um pênis com o tamanho dentro da média, não há com o que se preocupar de modo geral. No entanto, nos casos em que o pênis ereto tem 7 cm ou menos, é possível que ele seja classificado como micropênis.

Essa condição pode dificultar o desempenho sexual, uma vez que a penetração pode ficar mais complicada. Como consequência, isso pode gerar conflitos emocionais referentes do tamanho do pênis.

É importante ressaltar, entretanto, que o envelhecimento natural acarreta uma diminuição fisiológica na taxa de testosterona, assim como a falta de atividade sexual, que faz com que o pênis perca a elasticidade e dê uma impressão de que diminuiu.

Continua após a publicidade

Leia também:

Fontes: Leonardo Ortigara Urologista, World Data.

Bibliografia:

BRAMLEY, Sally; HODSOLL, John; MILES, Sarah; MUIR, Gordon; VEALE, David. Am I normal? A systematic review and construction of nomograms for flaccid and erect penis length and circumference in up to 15,521 men. BJU International; Published Online: March 3, 2015.

GABRICH, PN, et al. Avaliação das medidas do comprimento peniano de crianças e adolescentes. J Pediatr (RJ). 2007, 83(5): 441-446.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você