Curiosidades

O Hobbit – Tudo que você não sabia sobre o livro e os próprios Hobbits

O Hobbit é um dos livros de literatura fantástica mais aclamados de todos os tempos, se passando no mesmo universo que O Senhor dos Anéis.

O Hobbit é uma das histórias da literatura fantástica mais aclamadas pelo mundo ocidental. Ela faz parte do mesmo universo de O Senhor dos Anéis. Além disso, esse mundo foi criado pelo mestre J. R. R. Tolkien. Certamente você conhece essa história, e também deve ser apaixonado pelos hobbits.

O livro faz aniversário dia 22 de setembro, no mesmo dia de O Senhor dos Anéis. Consequentemente, os fãs estabeleceram a data como O Dia do Hobbit (Hobbit Day). Ela é celebrada desde 1973. Além disso, de todas as celebrações da cultura pop, está é certamente a mais antiga.

Neste universo, provavelmente os seres mais importantes são os hobbits, principalmente Bilbo Bolseiro (protagonista de O Hobbit) e Frodo (protagonista de O Senhor dos Anéis). Bilbo nasceu em 2890 no calendário do Condado, e Frodo em 2968. Os dois são os mais célebres representantes de seu povo. Sempre otimistas, felizes e fãs de uma vida tranquila.

Além disso, eles demonstram uma grande bravura e coragem, tornando-os improváveis grandes heróis da Terra Média. Primeiramente, reunimos nove curiosidades sobre esses seres especiais. Logo depois, juntamos 11 curiosidades sobre o livro O Hobbit, com o objetivo de celebrar essa data.

9 curiosidades sobre os Hobbits

1 – Primeiramente, J. R.R. Tolkien teve uma inspiração inusitada para criar o termo Hobbit: as palavras inglesas antigas. Isso ocorreu por que criaturas folclóricas do século XIX tinham nomes como hobgoblins, hobhoulards e bugaboos.

Resultado de imagem para O Senhor dos Anéis gif

2 – Se você gosta desse universo, certamente você sabe que os Hobbits têm pés peludos e medem aproximadamente um metro de altura. Além disso os seus cabelos são normalmente encaracolados, sem barbas e orelhas levemente pontudas. Por fim, eles têm pés desproporcionais à altura, com muito pelo, e solas resistentes. Consequentemente, os Hobbits não usam sapatos.

Resultado de imagem para hobbit gif

3 – Os hobbits amam o conforto, e fazem de tudo para alcança-lo. Além disso, eles amam se vestir com cores alegres e tons da natureza.

Resultado de imagem para hobbit gif

4 – Estes fofos seres fazem seis refeições por dia. Segundo Tolkien: “Eles comem e bebem com frequência, adoram festas e celebrações em todos os momentos”.

5 – Samwise, conhecido por todos como Sam, é o melhor amigo de Frodo e o verdadeiro herói do Senhor dos Anéis, de acordo com Tolkien ( e com os fãs também).

Resultado de imagem para hobbit gif

6 – Primeiramente, Frodo é órfão. Seus pais, Drogo e Primula, morreram em um trágico acidente de barco no rio Brandywine, quando Frodo tinha doze anos. Frodo foi viver com a família de sua mãe, e quando completou 21 anos, seu primo Bilbo o adotou. Ainda assim, Frodo se refere a Bilbo como tio.

7 – Merry é um dos Hobbits mais cultos de sua geração. Ele era um dos únicos Hobbits a saber sobre a história do anel antes de Frodo partir para Valfenda. Além disso, Merry é quem ajuda a preparar Frodo para deixar o Condado.

Resultado de imagem para festa de hobbit gif

8 – Sam e Pippin se casam com mulheres do Condado, quando voltam para casa. Pippin com Diamond, e eles têm um menino, a quem chamam de Faramir. Sam se casa com Rosinha, e eles são pais de três crianças.

Resultado de imagem para hobbit Sam gif

9 – Sam torna-se prefeito do Condado, um título importante entre os Hobbits, e serve sete mandatos consecutivos. Já Pippin assume o posto de líder militar do Condado, cujo título oficial é Thain.

Resultado de imagem para hobbit Pippin gif

11 curiosidades sobre a obra O Hobbit

1 – Origem

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Em 1928, Tolkien rabiscou em um papel: “Numa toca no chão vivia um hobbit”. Parece uma frase aleatória da obra, mas na verdade é a primeira frase do livro. Quando escreveu esse trecho, ele nem sequer tinha ideia do que viria a ser um hobbit. Consequentemente,  acabou se estendendo na descrição e na história.

2 – Palavras

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Tolkien era professor universitário e doutor em letras, especialistas em linguagem. Acima de tudo, um dos seus hobby preferidos era inventar línguas e alfabetos, dando origem a muitas palavras. Além disso, o nome dos anões que aparecem em O Hobbit e o de Gandalf foram inspirados em um poema nórdico chamado “Völuspá”.

3 – Hobbit veio antes de Tolkien

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

A palavra Hobbit parece ter sido cunhada por Tolkien, porém, não é bem assim. A palavra já existia na língua inglesa desde o século 19, quando surgiu em um livro para descrever criaturas pequenas ou fadas.

4 – Bilbo e Smaug

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres
Smithsonian

Após metade do livro, vemos um grande embate entre Bibo, usando o anel para ficar invisível, e o Smaug em meio a todo o seu ouro. Os dois possuem um duelo de mentes. Apesar disso, nas primeiras versões do escrito, o hobbit chega a ferir Smaug com a Ferroada, antes de deixá-lo ser morto por guerreiros mais competentes. Como Bilbo não é exatamente um ser bélico, o trecho acabou suprimido da versão final.

5 – Primeira crítica

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Provavelmente você não sabe, mas Rayner Unwin foi o “primeiro crítico” da obra. Além disso, ele tinha apenas 10 anos de idade.Ele era filho de Sir Stanley Unwin, o editor que abraçou o esboço de Tolkien, e disse que O Hobbit era “bom e deveria atrair todas as crianças entre 5 e 9 anos”. Todos os fãs agradecem que Rayner tenha curtido o livro, pois foi seu elogio que ajudou na publicação da obra.

6 – Ilustração

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Acima de tudo, Tolkien foi muito mais que escritor. Ele também criou as ilustrações originais de O Hobbit. Além de criar toda a história, os personagens e os desfechos, o escritor desenhou algumas das passagens e até mesmo fez os mapas da história.

7 – Primeira publicação

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

O Hobbit chegou às livrarias em 21 de setembro de 1937 com apenas 1,5 mil cópias. Sem nenhuma noção do sucesso, as edições se esgotaram em menos de três meses. Após mais de 80 anos, mais de 100 milhões de unidades do clássico já foram vendidas, sendo o 6º livro mais comercializado da história.

8 – Crítica

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Uma das primeiras críticas renomadas de O Hobbit saiu na revista semanal The Times Literary Supplement, ainda em 1937. Certamente você não sabe que o primeiro crítico foi C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, outro clássico da literatura de fantasia. Além disso, Lewis era um dos melhores amigos de Tolkien.

9 – Livro masculino

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

O Hobbit é um livro bem masculino. Certamente você se lembra que são 13 anões, um mago, um hobbit, um dragão e por aí vai. Na verdade, a única personagem feminina citada nominalmente citadas na obra é Beladona Tuk, a mãe de Bilbo. Para a versão cinematográfica, foram criadas personagens femininas, como as elfas Tauriel e Galadriel.

10 – Mudanças

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Tolkien desenvolveu a história do Um Anel e fez ajustes em O Hobbit quando lhe foi solicitado O Senhor dos Anéis. Isso para que as duas histórias tivessem uma ligação mais coerente. Por isso, a segunda edição, publicada em 1951, traz relatos diferentes do encontro entre Bilbo e Gollum.

11 – Nomes

O Hobbit - 11 curiosidades sobre a obra e 9 sobre esses seres

Nos primeiros rascunhos, o mago Gandalf se chamava Bladorthin, enquanto Thórin Escudo de Carvalho, líder dos anões, era chamado de Gandalf.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: IMDB: 25 melhores filmes dos últimos 25 anos

Fonte: Saraiva Mega Curiosa

Imagens: Warner

Próxima página »

Escolhidas para você