O que acontece com seu Facebook depois que você morre?

Você passa a vida atualizando sua linha do tempo, postando fotos e mais fotos, lutando para encontrar uma senha segura para manter os curiosos fora de seu perfil do Facebook. Mas, você já pensou sobre o que acontece com seu Facebook depois que você morre?

Será que a conta permanece aberta e funcionamento normalmente? Será que qualquer pessoa poderá acessar seu perfil, mexer em suas postagem, ler suas conversas no chat?

Para muita gente a possibilidade dessas coisas acontecerem pode soar pior que a própria morte, não é mesmo? Mas, descanse em paz, o Facebook oferece opções muito boas para as contas das pessoas que falecem e, TODAS elas, claro, preservam a privacidade dos usuários mesmo depois de mortos.

A parte chata é que você precisa decidir, ainda em vida, o que acontecerá com seu Facebook quando você morrer. Tenso, não?

E, como você vai ver na matéria abaixo, existem, basicamente, três opções. Conheça cada uma delas e se prepare para escolher qual será a melhor para você.

O que acontece com seu Facebook depois que você morre?

Conta Memorial

Se uma conta do Facebook vira um Memorial, amigos e familiares podem compartilhar fotos e conteúdo com essa pessoa. Então, sempre que você interagir com essa conta, a expressão “Em memória de” será mostrada ao lado do nome do perfil.

Sobre o antigo conteúdo da conta, tudo permanece, mas de maneira indisponível, como sugestões para outros perfis, lembretes de aniversário ou anúncios do Facebook.

Conta com herdeiro

Caso você não queira que sua conta se transforme em Memorial, há a opção de deixar um herdeiro para seu perfil. Essa pessoa poderá escrever uma publicação e deixar fixada na conta, avisando de sua morte; poderá também responder solicitações de amizade, atualizar imagem de perfil e foto de capa.

No entanto, o herdeiro não terá acesso ao login da conta. Logo, não poderá remover ou alterar publicações suas, assim como fotos e outros conteúdos compartilhados por você na linha do tempo. O herdeiro também não poderá ler suas mensagens ou remover os amigos já adicionados.

Agora, se você ficou interessado nessa possibilidade, fique sabendo que é fácil escolher um herdeiro para você, como descrevemos abaixo:

1. Vá no canto superior direito da tela e selecione Configurações. No menu da esquerda, escolha Segurança e clique em Contato Herdeiro.

2. Então você só tem que digitar o nome do contato que você queira que herde sua conta e clicar em Adicionar. Em seguida, clique em Enviar e seu futuro herdeiro receberá a notificação.

3. É possível também adicionar pessoas, alterar ou remover o herdeiro em Configurações de Segurança. Mas, claro, é preciso ter mais de 18 anos para selecionar a opção.

 

Excluir a conta permanentemente

Agora, se todas as opções acima parecem mórbidas demais para você, talvez você queira que sua conta seja excluída após sua morte. Para programar esta função, você só precisa seguir as instruções que demos acima e ir em Contato Herdeiro e clicar em Exclusão de Conta.

O detalhe é que, nesta opção, alguém precisa ficar responsável por notificar o Facebook de sua morte. Para isso, é preciso fazer todo esse trajeto e colocar o nome da pessoa, a data exata da morte, inserir o link de obituário ou outra documentação que comprove o óbito.

A rede social analisa os dados informados e, se for aprovado, exclui a conta, como o usuário havia optado. Agora, se o dono da conta não tenha deixado essa opção, um familiar pode solicitar ao Facebook que transforme a conta em Memorial.

E você, quais dessas opções vai querer?

Mas, enquanto ninguém de nós morreu ainda, o melhor a fazer é conferir esta outra matéria: Como descobrir se outra pessoa abriu seu Facebook.

Fonte: Vix